Design Inclusivo: Aulas Abertas com a Professora Maria Estela

22/10/2021 9:10

Design Inclusivo: Aulas Abertas com a Professora Maria Estela

No âmbito da proposta de trabalho de início do presente ano letivo, foram proferidas duas Aulas Abertas para os Estudantes do 2º ano do Curso de Design da Universidade Lusíada - Norte, pela Profª Doutora Maria Estela, no passado dia 24 de Setembro, no Porto, a convite da Prof.ª Doutora Benedita Camacho, e a 15 de Outubro, em Vila Nova de Famalicão, a convite da Prof.ª Doutora Raquel Antunes, na Faculdade de Arquitetura e Artes, subordinadas ao tema “Design Inclusivo-Criatividade como fator estimulante perante o caos emocional.”

Nas palavras da Profª Doutora Maria Estela:

"Em diversos momentos da nossa vida, todos nós experimentamos dificuldades nos espaços em que vivemos ou com os produtos que usamos. Estas dificuldades resultam de situações de inadaptação das características do meio construído face às nossas necessidades.

Todo o indivíduo é único e, como grupo, a espécie humana é bastante diversa, quer em capacidades quer em conhecimentos. É possível conceber e produzir produtos, serviços ou ambientes adequados a esta diversidade humana, incluindo crianças, adultos mais velhos, pessoas com deficiência, pessoas doentes ou feridas, ou, simplesmente, pessoas colocadas em desvantagem pelas circunstâncias.

Esta abordagem é designada “Design Inclusivo”. O design inclusivo visa eliminar a discriminação pelo design e apoiar a plena participação social para todos os membros da sociedade."