FAA recebe Professor Isaac Mendoza, da Universidade de Valladolid, no âmbito do Programa Erasmus+
03/03/2022 14:03

Faculdade de Arquitetura e Artes recebe Professor Isaac Mendoza, da Universidade de Valladolid, no âmbito do Programa Erasmus+
Nos passados dias 22, 23 e 24 de janeiro, a Unidade Curricular (UC) de Projeto III, regida pelo Prof. Douitor Miguel Malheiro, acolheu o Prof. Doutor Isaac Mendoza Rodríguez, da Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad de Valladolid, no âmbito do programa Erasmus+, Mobilidade Docentes, para o seu desenvolvimento profissional contínuo e melhoramento da dimensão europeia e colaboração sustentável.
O Professor Isaac foi inteirado sobre o programa ministrado na unidade curricular de Projeto III e do seu tema de natureza patrimonial que está a ser desenvolvido, através da apresentação genérica dos trabalhos, que estão em curso, pelos estudantes, tendo posteriormente contribuído com uma análise crítica individual a esses trabalhos, depois de escutados os estudantes sobre os levantamentos, análises, teorias e propostas de intervenção realizados. Ele teceu comentários do ponto de vista da expressão gráfica arquitetónica, das distribuições programáticas, das composições espaciais, mas também da expressão dos sistemas construtivos estudados e propostos pelos estudantes, constituindo um momento muito positivo pela forma clara como abordou os assuntos e os transmitiu aos mesmos. Estes consideraram também ter sido muito construtivo terem tido a crítica de outro professor, que salientou a importância de outros pontos de vista para a realização e apresentação dos seus trabalhos de arquitetura. O programa de intervenção com o construído, juntamente com os conceitos que gravitam em torno dele, desenvolvido na UC de Projeto III, foram também aspetos enriquecedores para a atividade académica do Professor Isaac, devido à relação estreita e pouco frequente que os estudantes estabeleceram entre conhecimento dos objetos e propostas de intervenção realizadas com base nas teorias da conservação.
Assim, esta colaboração entre instituições contribuiu de forma relevante para a partilha de conhecimentos entre Professores cujos beneficiários foram os estudantes, sendo de incentivar a sua prossecução futura.