A Primeira Paixão de Álvaro Siza, por João Rapagão

06/09/2022 9:09

A Primeira Paixão de Álvaro Siza, por João Rapagão

 

A Primeira Paixão de Álvaro Siza é o título do escrito assinado pelo Arquiteto João Paulo Rapagão, Docente da FAA da Universidade Lusíada do Porto, na edição monográfica dedicada a Alvar Aalto da publicação periódica arqa 145 de Julho|Setembro de 2022.  

“A minha primeira paixão foi o Alvar Aalto”. É com esta afirmação que Álvaro Siza responde à pergunta do Arquiteto João Paulo Rapagão sobre a sua primeira paixão, em entrevista realizada a 16 de Fevereiro de 2020, e que sustenta o artigo agora publicado.  

O escrito traduz a importância que Alvar Aalto produz em Álvaro Siza: uma abertura intelectual e instrumental de libertação espacial que resulta do encontro entre a planta e o corte, uma espécie de unidade horizontal e vertical do espaço. Esta metodologia dá acesso à massa escultórica e tectónica que interessa a Álvaro Siza e que dota a sua arquitetura de uma anima mundi única, conceitos aprofundados e apurados na Casa Rocha Ribeiro, na Casa Ferreira da Costa, na Casa Alves Costa e na Casa Alves dos Santos de que é autor, recorrendo a pátios entre a organicidade de Alvar Aalto e a autenticidade vernacular e popular portuguesa.  

A publicação arqa é presentemente o periódico da especialidade de Arquitetura e Arte com maior tiragem no nosso País, com venda simultânea em Angola, Brasil e Espanha, para além de Portugal. 



Clique para aumentar  Clique para aumentar