Mobilidade extracomunitária: candidaturas abertas até 17 de março de 2023

03/03/2023 11:03

Mobilidade extracomunitária: candidaturas abertas até 17 de março de 2023

 

Entre os dias 3 e 17 de março de 2023, estão abertas as candidaturas ao programa de intercâmbio extracomunitário para o ano letivo de 2023/2024.

O interesse e a aposta da Universidade Lusíada na mobilidade de estudantes constitui um dos principais objetivos da sua estratégia de desenvolvimento. Para isso, tem promovido a criação de acordos com diversas universidades, permitindo aos seus estudantes efetuarem um período de estudo no estrangeiro.

Estes programas de intercâmbio são academicamente reconhecidos através dos mecanismos legais previstos.

  • Podem candidatar-se a uma vaga os estudantes da Universidade Lusíada que frequentem qualquer um dos cursos aí ministrados.

Os estudantes que concorram a uma vaga são selecionados tendo em conta as seguintes prioridades:

  • Frequentar o ano curricular mais avançado do ciclo de estudos em referência, sendo que não o poderão fazer no 1.º ano. Na licenciatura em Arquitetura (mestrado integrado), o ano de referência é o 5.º;
  • Ter um menor número de unidades curriculares em atraso;
  • Possuir a média mais elevada das classificações obtidas no ano letivo imediatamente anterior.

No caso de algum dos candidatos ter unidades curriculares em atraso, a candidatura fica sujeita a parecer favorável do coordenador institucional e do respetivo coordenador departamental.

  • No Brasil e na Argentina, os semestres funcionam de forma diferente, tendo em conta que se situam noutro hemisfério. O 1.º semestre em Portugal coincide com o 2.º semestre na América do Sul, o que significa que os estudantes que escolherem o nosso 1.º semestre terão de estar já matriculados em julho. Em algumas universidades, existe a obrigatoriedade de pagamento de uma verba administrativa semestral.
  • Os estudantes que efetivamente concretizarem uma mobilidade terão uma redução no custo da sua propina mensal, excluindo os que recebem prémio de mérito, bem como todos os que beneficiam de uma bolsa do Estado português. Para mais informações, consultar, por favor, a sítio web do GRIMI.

 

Mais informações:

Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Internacional (GRIMI)
erasmus@por.ulusiada.pt