“O Futuro (in)sustentável” junta sete oradores e uma exposição sobre sustentabilidade e(m) design

09/03/2023 9:03

“O Futuro (in)sustentável” junta sete oradores e uma exposição sobre sustentabilidade e(m) design

 
 
No âmbito do projeto de investigação “Identidade, Inovação e Diferenciação em Materiais e Processos (em Portugal)” do CITAD, Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design, da linha de investigação 2 “Sustentabilidade e(m) Design”, os Professores Benedita Camacho, Bernardino Gomes, Diogo Frias Riobom e Maria João Barbosa, promoveram um simpósio “O Futuro (in)sustentável” no passado dia 7 de março, no auditório 3 da Universidade Lusíada no Porto.
 
O Professor João Paulo Rapagão deu as boas-vindas em nome da direção da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada. A Professora Benedita Camacho apresentou o tema “A sustentabilidade é um tema complexo e contraditório”, a Professora Maria João Barbosa apresentou o tema “O papel do ensino do design na mudança do design linear para circular” e o Professor Diogo Frias Riobom apresentou o tema “Neo-Brutalismo - A estética com eficácia na reutilização de resíduo”.
 
Dos oradores convidados, a designer industrial Irena Übler apresentou a “Precious Plastic Portugal” projeto internacional inovador e sustentável feito a partir de plástico reciclado, o arquiteto e designer João Barata Feyo, ex-aluno da Lusíada, apresentou a OPO´Lab, um centro multidisciplinar e o primeiro FabLab em Portugal dedicado a pensar e explorar o uso criativo das novas tecnologias.
 
A oradora convidada, CEO da Scoop Portugal, Mafalda Pinto apresentou “Práticas implementadas de upcycling no setor têxtil” e o Engenheiro e CEO da Aloft, Pedro Castro apresentou “solas sustentáveis para calçado técnico”.
 
A exposição dos produtos e protótipos foi da responsabilidade do Professor Bernardino Gomes e contou com peças da Preciosus Plastic (OPO´lab), da Scoop, da Aloft e de alunos de design da Lusíada, Rafaela Moreira, Marta Castro, Maria Figueira, José Ruben Silva, Diogo Macedo, Cátia Salgado e Beatriz Rocha, desenvolvidos em projeto de Design I sob a orientação dos Professores Maria João Barbosa, Bernardino Gomes e Diogo Riobom. Houve ainda um coffee break, gentilmente oferecido pela Universidade Lusíada.
 
A relevância e motivação do tema conseguiu trazer sete intervenção tão distintas quanto complementares e tão enriquecedoras para o debate final sobre o “ensino-design-indústria”. Trocaram-se impressões sobre este tema tão emergente e que é tão característico do ensino em design na Lusíada, mas também do grupo de investigação 4 “Inovação, Design e Cultura (I)Material” do CITAD.  
 
À grande adesão e participação presencial, que quase encheu o auditório com as turmas da licenciatura e mestrado em Design, juntaram-se várias pessoas online através da plataforma Microsoft Teams. O link da gravação na integra estará brevemente disponível no canal do YouTube da Universidade Lusíada.
 
Organização: Professora Doutora Benedita Camacho, Professor Mestre Bernardino Gomes, Professor Doutor Diogo Frias Riobom e Professora Doutora Maria João Barbosa 



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar