IV Jornadas de Ideias Políticas

18/04/2023 9:04

IV Jornadas de Ideias Políticas

Nos dias 23 e 24 de março de 2023 tiveram lugar, na Aula Magna da Universidade Lusíada (Porto), as IV Jornadas de Ideias Políticas, subordinadas ao tema "Os Sistemas Eleitorais e as Ideias Políticas”, organizadas pelo Centro de Estudos Jurídicos Económicos e Ambientais da Universidade Lusíada (CEJEA-UL), em articulação com o Observatório Eleitoral Internacional, que integra o Grupo de Investigação Direito Público e Ciências Políticas, em colaboração com a Faculdade de Direito da Universidade Lusíada (Porto). Contando com uma audiência de duas centenas de participantes, da comunidade escolar e da sociedade civil, envolveu cerca de duas dezenas de oradores – académicos, jornalistas e políticos –, num debate científico sobre a importância dos sistemas eleitorais nos sistemas políticos, sobretudo nos sistemas partidários e nos sistemas de governo. O Reitor da Universidade Lusíada, Prof. Doutor Afonso d’Oliveira Martins, presidiu à Sessão de Abertura destas Jornadas, onde tomaram da palavra o Prof. Doutor António José Moreira, Vice-Chanceler da Universidade Lusíada e Investigador integrado e Coordenador do Grupo de Investigação “Direito do Trabalho”, do CEJEA-UL; o Prof. Doutor Ricardo Leite Pinto, Vice-Chanceler da Universidade Lusíada, Investigador integrado e Coordenador do Grupo de Investigação “Direito Público e Ciências Políticas”, do CEJEA-UL; o Prof. Doutor Fernando Torrão, Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada (Porto) e Investigador integrado do CEJEA-UL; o Prof. Doutor Paulo Amorim, Coordenador dos Ciclos de Estudos em Relações Internacionais da Universidade Lusíada (Porto) e Investigador Integrado do CEJEA-UL; o Prof. Doutor Manuel Monteiro, Investigador integrado e Coordenador do Projeto “Observatório Eleitoral Internacional” do CEJEA-UL. A Sessão de Encerramento esteve a cargo do Chanceler da Universidade Lusíada, Prof. Dr. João Redondo. O Programa desta Iniciativa foi definido em articulação com os trabalhos desenvolvidos pelo “Observatório Eleitoral Internacional” (disponíveis na edição on-line da Revista POLIS), que integra o Grupo de Investigação “Direito Público e Ciências Políticas” do CEJEA.

No 1.º painel, onde se procedeu ao lançamento do Livro A Doutrina e a Constituição eleitoral há 200 anos O debate sobre as primeiras eleições parlamentares (1822), pelos Professores Doutores Vital Moreira e José Domingues, contou ainda com a participação dos doutorandos em Direito na Universidade Lusíada (Porto), Joana Oliveira Silva; Fernanda Raquel Sousa; Paulo Jorge Moreira, Marcelino Abreu e Luís Miguel Martins, apresentando os contributos para investigação que culminou na elaboração da referida obra, a que se seguiu um debate moderado pelo Dr. Pedro Olavo Simões, Diretor da Revista História do Jornal de Notícias.

O 2.º painel, intitulado "Os Sistemas Eleitorais na História Política Portuguesa", contou com as comunicações do Prof. Doutor Pedro Tavares de Almeida, Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa e Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI); do Prof. Doutor Luís Bigotte Chorão, Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS 20) e do Prof. Doutor Filipe Arede Nunes, Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Investigador do Centro de Teoria e História do Direito da Universidade de Lisboa. O debate sobre a evolução histórica do sistema eleitoral português foi moderado pelo Prof. Doutor Ricardo Leite Pinto, Vice-Chanceler da Universidade Lusíada e Investigador integrado do CEJEA-UL.

No 3.º Painel, sob o lema “Pode o voto eletrónico ser uma solução politicamente sustentada?” participaram como oradores, o Dr. Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto; o Prof. Dr. Paulo Cunha, Professor da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada (Porto) e Vice-Presidente do PSD; o Prof. Dr. Francisco Assis, Professor do Ciclo de Estudos em Relações Internacionais, da Universidade Lusíada (Porto) e Presidente do Conselho Económico e Social (CES) e a Dr.ª Cecília Meireles, Advogada e ex-Deputada do CDS-PP. O debate sobre a possibilidade, ou não, da existência do voto eletrónico no sistema eleitoral português, as suas vantagens e desvantagens, teve como moderador o Dr. Manuel Carvalho, Diretor do Jornal Público.

 



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar