Licenciaturas de Design e de Psicologia apoiam a Liga Portuguesa na prevenção contra o Cancro

15/05/2023 9:05

Licenciaturas de Design e de Psicologia apoiam a Liga Portuguesa na prevenção contra o Cancro

 
 
No passado dia 5 de maio, a Universidade Lusíada Porto teve o gosto de receber e apoiar o Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro (DES-LPCC), no âmbito da dinamização da Final Regional do Campeonato do Código Europeu Contra o Cancro. Esta final envolveu um total de 20 escolas do ensino básico e secundário, colégios e escolas profissionais da região norte do País, com mais de 100 estudantes do ensino básico e secundário, e respectivos docentes.
 
Marcaram a abertura do evento as Dras. Cristiana Fonseca e Patrícia Pinto (DES-LPCC), e os Professores Francisco Castelo Branco e Joana Oliveira (Universidade Lusíada Porto), numa animada sessão de boas-vindas. Seguidamente, deu-se início à primeira fase do Campeonato do Código Europeu Contra o Cancro, resultando na seleção dos e das 15 jovens vencedores dos vários ciclos de estudo.
 
O Workshop de Design, da responsabilidade dos Professores António Brandão e Raquel Antunes, possibilitou aos jovens finalistas elaborar individualmente um cartaz que comunicasse uma das directrizes do Código Europeu Contra o Cancro, com o apoio de estudantes da Licenciatura, nomeadamente Filipa Santos, José Pereira, Mariana Costa, Mariana Tavares, Mckenzie Fortunato, Paula Hugo e Tiago Serra (1º ano) e Ana Francisca Caridade, Ana Silva, Ana Teixeira, Catarina Oliveira, Dayana Rouge, Inês Duarte, Joana Oliveira e Rui Ferreira (2º ano). 
 
O Workshop de Psicologia, da responsabilidade das Professoras Ana Meireles, Joana Oliveira e Mariana Sousa, assim como da alumni Sara Faria, proporcionou uma exploração das práticas de prevenção do cancro, e foi destinado aos restantes jovens, tendo contado com o apoio das estudantes da Licenciatura, Bárbara Gomes, Lara Sofia Silva e Raquel Caetano (3º ano).
 
A iniciativa culminou no 'Desafio Final' de apresentação dos cartazes e na eleição dos e das vencedores de cada escalão.
 
De destacar a excelente colaboração da Equipa do DES-LPCC com o Corpo Docente da Licenciatura em Psicologia e em Design, bem como o apoio da Directora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação (Doutora Joana Oliveira) e do Secretário da Faculdade de Arquitectura (Doutor João Paulo Rapagão) da Universidade Lusíada Porto.
 
No final, foi notório que todos e todas ficaram a ganhar na mobilização para a luta contra o cancro, assim como na partilha de experiências e aprendizagens.
 



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar