A terapia narrativa da re-autoria na intervenção clínica com crianças e adolescentes
30/04/2024 10:04

No passado dia 18 de abril, teve lugar a aula aberta "A terapia narrativa da re-autoria na intervenção clínica com crianças e adolescentes", ministrada pela oradora convidada Dr.ª Isabel Cavadas. Esta aula orientou-se para a prossecução de três objetivos: i) potenciar a apropriação dos fundamentos epistemológicos em que se funda a abordagem narrativa e, em particular, o Modelo de Re-autoria de Michael White e David Epston; ii) ilustrar a operacionalização deste modelo na intervenção clínica com crianças que apresentam sintomatologia, ou um quadro estruturado de perturbação de ansiedade, e iii) promover o desenvolvimento de competências de concetualização de casos clínicos. Este momento de construção do conhecimento configurou-se, também, como oportunidade para refletir sobre a centralidade da relação terapêutica enquanto alicerce do processo de mudança psicológica, com base nos princípios norteadores da construção desta relação definidos por Carl Rogers.