Professora Isabel Cantista integrou a Comissão Organizadora da 11ª edição da GFC

11/11/2024 9:11

Professora Isabel Cantista integrou a Comissão Organizadora da 11ª edição da GFC

 

Nos dias 11 e 12 de outubro realizou-se, em formato híbrido, na Universidade de Estudos Económicos de Bucareste, na Roménia, a 11ª edição da conferência internacional Global Fashion Conference. A Diretora da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada Professora Doutora Isabel Cantista integrou a Comissão Organizadora.

Nesta conferência sob o título “Fashion Works?!” foi feita uma reflexão sobre como a fileira Moda se está a transformar para se tornar uma fileira mais sustentável e onde se adotem os princípios da economia circular. Foram apresentados trabalhos de investigadores presentes nos quatro continentes, estando em foco, nas sessões plenárias, a indústria de Moda da Roménia, 15ª produtora europeia, que tem como principais mercados a Itália, França e Alemanha, bem como o dinamismo colocado pela Roménia em eventos internacionais relacionados com as indústrias criativas.  

No segundo dia desta conferência, no “Fórum Indústria Têxtil e Moda em Transição” a Professora Doutora Isabel Cantista e o Professor Doutor Joel Vaz, ambos Investigadores do COMEGI – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Engenharia Industrial, fizeram a apresentação das principais tendências nestas indústrias, como a criação de materiais baseados na biotecnologia e a digitalização de processos. Foram apresentados os estudos comparativos de duas marcas: Zara e Shein em questões como a economia circular e a sustentabilidade. Este tema integra dois dos projetos do COMEGI. Neste Fórum estiveram também presentes a start-up “Dyerecycle” baseada no Reino Unido, representada por Jason Hallet um dos seus Fundadores e Investigador do London Imperial College e o CITEVE com a apresentação pela Eng.ª Carla Silva da aplicação de Passaporte Digital de Produto, uma das formas de informação aos consumidores que será obrigatória no têxtil e Moda a partir de 2027.

Na sequência deste evento, a Universidade de Estudos Económicos de Bucareste será, em breve, mais uma das universidades a integrar rede Erasmus da Universidade Lusíada, com possível mobilidade para estudantes e docentes, a nível das licenciaturas de Contabilidade, Marketing e Gestão.



Clique para aumentar