Professora Joana Cruz publica artigo científico na revista "Child Studies"
09/01/2025 9:01

A Professora Doutora Joana Cruz, docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação (IPCE) da Universidade Lusíada (Porto) e diretora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), publicou, como primeira autora, na revista científica "Child Studies", um artigo, de acesso aberto, intitulado "Reading Prosody: The Role of Automaticity and Motivational Variables", em colaboração com outras investigadoras da Universidade Lusíada e da Universidade do Minho.
As Mestres Diana Brito e Maria Catarina Pinho, do IPCE, e a Professora Doutora Irene Cadime, da Universidade do Minho, em conjunto com a Professora Joana Cruz, apresentam, neste trabalho, publicado no final de 2024, um estudo envolvendo 189 estudantes do 3.º ano de escolaridade de escolas públicas do Norte, Centro e Sul de Portugal, onde se procurou expandir o conhecimento sobre a associação da prosódia na leitura com variáveis motivacionais, como o autoconceito e o prazer da leitura, para além da velocidade e da precisão da leitura.
A fluência da leitura é atualmente uma preocupação central na promoção sistemática da leitura nas escolas primárias. É entendida como uma ponte para a compreensão do texto e as competências de leitura, e refere-se à prosódia, ou seja, à correta acentuação tónica da palavra falada, à capacidade de leitura de um texto com precisão, ritmo, reconhecimento automático de palavras e com expressividade. Somente com uma leitura fluente é possível às crianças concentrar os seus recursos cognitivos na compreensão do texto em vez da descodificação das palavras.
Estudos recentes e a experiência prática têm demonstrado como a fluência da leitura pode ser melhorada de forma sustentável através de formação específica dos professores. As conclusões do estudo destacam, assim, também, sobre a importância de equipar os professores com "[...] as ferramentas necessárias para o treinamento sistemático da fluência, particularmente em prosódia, que muitas vezes é esquecida no ensino de leitura." A prática regular e repetida permite aos alunos oportunidades consistentes de incorporação de novas palavras na memória de longo prazo, e que, por essa razão, poderão ser reconhecidas mais rapidamente, o que constitui um dos princípios decisivos na motivação para a leitura e no fortalecimento do autoconceito da criança.
O artigo conclui, no entanto, que "[...] estudos futuros deverão utilizar um método de amostragem probabilística, mas também incluir a avaliação da compreensão de leitura. É essencial compreender o papel da prosódia após a aquisição de habilidades de decodificação para determinar a sua contribuição para a compreensão de textos lidos."
Este trabalho foi publicado pela "Child Studies", incluído no sexto volume, publicado em 30 de dezembro de 2024. "Child Studies" é um periódico internacional, revista por pares, que publica artigos empíricos e teóricos com foco nos contextos sociais e nas relações das crianças na vida quotidiana, assumindo uma perspetiva holística. Editada semestralmente pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) – Universidade do Minho, Portugal –, esta revista existe como um fórum multidisciplinar de partilha e discussão de questões como os direitos das crianças, o desenvolvimento e o bem-estar, as relações geracionais e intergeracionais e os amplos aspetos sociais, políticos e culturais que impactam as realidades vividas pelas crianças. (fonte: Child Studies)