CIPD estabelece protocolo de cooperação para o desenvolvimento da educação relacional

27/03/2025 9:03

CIPD estabelece protocolo de cooperação para o desenvolvimento da educação relacional

 

Universidade Lusíada, através das atividades desenvolvidas pelo Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), estabeleceu um protocolo de cooperação com o Instituto Relacional de Barcelona e o Relational Lab. A parceria pretende desenvolver o conceito e a investigação no domínio da educação relacional no seu contexto, que se reflita na educação/formação inicial e contínua, na investigação e no serviço à comunidade. As instituições acordam em contribuir conjuntamente para:

  • O desenvolvimento do conceito de educação relacional;
  • O desenvolvimento de uma metodologia original de educação relacional, baseada nos contributos de cada uma das partes signatárias para aplicação em Portugal, em Espanha e no mundo;
  • Monitorização e avaliação desta metodologia em programas de educação relacional em escolas aderentes;
  • Desenvolvimento de investigação que permita fundamentar a narrativa sobre educação relacional em evidência científica robusta;
  • Modelos de avaliação de impacto dos programas de educação relacional desenvolvidos;
  • Colaboração com outras entidades para o desenvolvimento de programas de educação relacional.

As instituições envolvidas no protocolo de cooperação, têm desenvolvido estudos sobre esta matéria, enfatizando a relevância da educação relacional e a sua utilidade para a promoção do sucesso escolar. O Instituto Relacional tem uma experiência relevante no desenvolvimento da educação relacional, desde logo com a obra do seu Diretor, Joan Quintana, "Diez claves para una educación relacional" e do trabalho desenvolvido pela sua equipa que constitui uma base metodológica sólida. O Relational Lab, atualmente também desenvolve um programa de educacão relacional, nomeadamente em agrupamentos de escolas de Sintra, registando assim uma experiência pioneira neste domínio em Portugal, tendo desenvolvido ferramentas próprias adaptadas à realidade nacional.