XII Congresso Internacional de Intervenção Psicológica

05/05/2025 14:05

XII Congresso Internacional de Intervenção Psicológica

XII Congresso Internacional de Intervenção Psicológica promoveu a reflexão e as boas práticas na promoção da saúde mental no ensino superior

Nos dias 22 e 23 de abril, a Universidade Lusíada no Porto foi palco do XII Congresso Internacional de Intervenção Psicológica, reunindo mais de 250 participantes, entre estudantes, alumni, docentes, profissionais e investigadores/as, em formato presencial e online. O evento assinalou os 25 anos da Psicologia, celebrando um percurso de compromisso com a promoção do bem-estar e da saúde mental em contexto académico.

As atividades arrancaram no dia 22 de abril com dois workshops pré-congresso, dinamizados por Gabriela Ferreira e Susana Pedras, que proporcionaram momentos intensivos de formação, reflexão e partilha de experiências entre participantes.

O Congresso teve início oficial com uma Sessão de Abertura que contou com a presença de representantes da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, da Fundação Minerva, do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação e do Serviço de Apoio ao Bem-Estar e à Saúde Mental da Universidade Lusíada, inaugurando um espaço de diálogo sobre os desafios e oportunidades para a promoção da saúde mental no ensino superior.

O programa destacou-se pela participação de quatro keynote speakers de referência. Jacks Bennett (Bristol Medical School) e Matilda Bennett (University of Manchester) abriram o ciclo de conferências com a inspiradora apresentação “Mental Health and Well-being in Higher Education: Lessons from a UK University Perspective”, trazendo uma visão enriquecedora sobre as práticas de apoio à saúde mental de estudantes no ensino superior. À tarde, Andy McGowan (Carers Trust, Reino Unido) sublinhou a importância de reconhecer e apoiar jovens cuidadores/as neste contexto, através da comunicação “Policies & Practices on Young Adult Carers in Higher Education”. E finalmente, Luke Millard (Abertay University) destacou o papel fundamental do envolvimento de estudantes no sucesso académico e no bem-estar, com a palestra “Student Engagement for Wellbeing and Success”.

Entre estes momentos de inspiração, realizaram-se três mesas redondas que aprofundaram o debate e a partilha de experiências:

1ª Mesa Redonda, moderada por Susana Pedras, centrou-se na promoção do bem-estar de estudantes, abordando temas como a atividade física (Rute Santos), o sono (Maria Inês Clara), a alimentação saudável (Rute Borrego), programas de promoção da saúde (Natacha Torres Silva) e o estudo nacional sobre saúde mental no ensino superior (Bruna Laranjo). 

2ª Mesa Redonda, moderada por Ana Meireles, apresentou práticas inovadoras de promoção da saúde mental, com destaque para projetos como o WELL.Be 2.0 (Liliana Meira), BAMBUP (Rita Começanha) e as iniciativas da Cespu (Sara Lima), IPB (Ana Galvão) e IPP (Helena Martins). 

3ª Mesa Redonda, moderada por Isabel Torres e Rute Rocha, foi dedicada ao testemunho de ex-estudantes da Universidade Lusíada, que partilharam boas práticas de promoção do bem-estar desenvolvidas ao longo dos seus percursos profissionais, fortalecendo a ligação entre gerações. Com contribuições que espelham o papel da psicologia em múltiplos contextos, desde o contexto organizacional (Renata Brandão, Critical Manufacturing), municipal (Manuel Maria Afonso, Município de Celorico de Basto), humanitário (Randdy Ferreira, Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação Vila Nova de Gaia), prisional (Joana Lopes, Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo), escolar (Mónica Leal, Agrupamento de Escolas Costa Matos), de saúde (Eloísa Fernandes, Liga Portugues Contra o Cancro, Unidade de Psico-Oncologia), clínico (Ivo Pinto, PIN, Núcleo de Perturbações do Espectro do Autismo), em sexologia (Anabela Araújo, Clínica Dra. Anabela Araújo) ou em contexto de formação, consulta e desenvolvimento (José Carlos Ferreira, ReConstruir), esta mesa constituiu-se como uma oportunidade única de reflectir sobre oportunidades e desafios da formação e do exercício da psicologia na promoção da saúde mental.

O Congresso culminou num animado jantar comemorativo, reunindo estudantes, alumni, docentes, investigadores/as e funcionários num momento de celebração, memória e renovação de compromisso para o futuro da Psicologia na Universidade Lusíada no Porto.

Assinalando os 25 anos da Licenciatura em Psicologia e em colaboração com o novo Serviço de Apoio à Saúde Mental e ao Bem-Estar da Universidade Lusíada (SABES.UL), este evento, que já é tradição no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, representou uma oportunidade de partilha de experiências, dados e conhecimento no campo da saúde mental de estudantes do ensino superior, contando com conferencistas, oradores, profissionais, estudantes e participantes nacionais e internacionais, que partilharam preocupações e necessidades, mas também recursos e boas práticas na resposta a estes desafios enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior e seus e suas estudantes. Este Congresso destacou-se assim como um marco de inspiração e reforço do compromisso coletivo em promover práticas inovadoras, colaborativas e eficazes para a saúde mental e o bem-estar no ensino superior.

FOTOS