Professora Raquel Cardoso em Conferências Internacionais no Reino Unido
23/09/2025 9:09

A Prof.ª Doutora Raquel Cardoso, Docente da Faculdade de Direito, participou, no início do mês de setembro, em duas conferências no Reino Unido: na UACES 55th Annual Conference, que teve lugar na John Moores University Liverpool, e na Critical Legal Conference, que teve lugar na University of Exeter.
Na UACES 55th Annual Conference foi proponente e co-coordenadora de tópico na organização da conferência, juntamente com o Prof. Doutor Miguel João Costa, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra / IJ. A sua participação abrangeu os três painéis da linha “Trust in a Changing Europe”.
No primeiro dia, moderou o painel “Compliance and Enforcement Challenges: Institutional Logics and Organisational Behaviour”, tendo contado com a discussão por parte do Prof. Doutor Dimitry Kochenov (Central European University). No segundo dia, no âmbito do painel “Institutional Trust and the Rule of Law”, apresentou o artigo “Trust and Change in an Expanding Area of Security, Freedom and Justice”, contando com a discussão do Doutor Lorenzo Bernardini (University of Luxembourg). No terceiro e último dia, discutiu os artigos apresentados no âmbito do painel “Interstate Trust and Judicial Cooperation”.
Já na Critical Legal Conference, que teve lugar na University of Exeter, a sua participação, dedicada ao tema “The Bermuda Triangle of Human Rights: the European Union, Migration Policy and the Pillars of Effectiveness”, integrou o painel “Visible and invisible bordering effects and disruptive border practices”, coordenado pela Prof.ª Doutora Emma Patchett (Northumbria University).
As conferências proporcionaram momentos de networking, promovendo, desse modo, o reconhecimento internacional da Universidade Lusíada e do CEJEIA, enquanto Centro de Investigação de excelência. Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projeto UID 04053 - Centro de Estudos Jurídicos, Económicos, Internacionais e Ambientais.