Investigadores do CIPD publicam artigo sobre ansiedade e isolamento

22/10/2025 8:10

Investigadores do CIPD publicam artigo sobre ansiedade e isolamento

 

O artigo "The impact of the PAUMS SEL program on social anxiety and withdrawal in adolescents: A promotion or a prevention effect?", da autoria da Mestre Marta Marchante, da Professora Doutora Mariana Sousa, da Professora Doutora Sara Cruz e do Professor Doutor Vítor Coelho, investigadores do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), da Universidade Lusíada, foi publicado, a 14 de outubro de 2025, na prestigiada revista Current Psychology, editada pela Springer Nature.

O estudo considerou que as relações sociais são uma necessidade humana fundamental, e as dificuldades em estabelecer conexões significativas podem ter consequências graves e duradouras, para a saúde física e mental, sobretudo num período já de si crítico: a adolescência. Situações desafiadoras, como a pandemia de COVID-19, podem ter aumentado a vulnerabilidade dos jovens e programas de intervenção, com foco em competências sociais e emocionais, podem ser uma abordagem importante para proteger ou promover o ajuste social e a saúde mental de adolescentes. 

"This study compared the effectiveness of the PAUMS SEL program on social anxiety and social withdrawal between (i) groups that completed the program before the confinement, which—if effective—would have enabled adolescents to cope better with the confinement […] and (ii) groups that, while enrolled in the program, were forced to interrupt the sessions by the confinement measure (and only resumed them after returning to school), which may have allowed adolescents to improve their competencies immediately after the critical event […]”, descreve-se no artigo.

O artigo analisa, assim, a eficácia do programa Positive Attitude Upper Middle School (PAUMS) Social Emotional Learning (SEL) na ansiedade e no isolamento social, comparando grupos de adolescentes portugueses, que concluíram o programa, antes e depois do confinamento devido à COVID-19. Examinou, ainda, o papel do clima escolar durante este período. A amostra foi composta de 713 adolescentes (48,5% meninas) que frequentavam o 7.º e 8.º anos de escolaridade, divididos em dois grupos: de intervenção (483 alunos) e de controlo (230). Os resultados demonstram "[…] the importance of the preventive role of an SEL program over its promotive component during a critical event."

Current Psychology é uma plataforma global para publicação de pesquisas de ponta, revisadas por pares, nas principais áreas da psicologia, aceitando contribuições empíricas e teóricas, com vista à disseminação rápida de pesquisas significativas e rigorosas. Abrange: psicologia cognitiva, social, clínica, de saúde, de desenvolvimento, metodológica, do consumidor e empresarial, educacional e de personalidade, e, ainda, neuropsicologia, psicometria e fatores humanos.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar