CIPD no Encontro Nacional de Educação Relacional
03/11/2025 9:11
O Encontro Nacional de Educação Relacional (ENER), que teve lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (ESELx) no dia 24 de outubro de 2025, contou com a participação de diversos investigadores do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) da Universidade Lusíada, como a Professora Doutora Joana Cruz, diretora da referida unidade de investigação, e a Professora Doutora Carla Susana Abreu Pedras, igualmente docentes do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada (Porto), bem como com as Professoras Doutoras Mónica Cristina Nogueira Soares e Patrícia de Oliveira Ribeiro, docentes na Escola Superior Paula Frassinetti (ESEPF).
Este encontro teve como tema a "Educação relacional: a arte de educar através das relações" e reuniu diferentes instituições pertencentes à Rede de Instituições de Ensino Superior de Educação Relacional (RIESER), integrada pelo CIPD, em torno de um objetivo comum: pensar possibilidades para um modelo de Educação Relacional a partir de diferentes práticas pedagógicas individuais e de diferentes experiências institucionais. Juntou, assim, educadores, dirigentes, técnicos e estudantes para uma reflexão "sobre como a qualidade das relações pode transformar o ecossistema educativo, promovendo ambientes mais humanos, colaborativos e saudáveis".
A temática central para os diferentes painéis do Encontro foi o livro, lançado neste dia, editado pelo Relational Lab, e que leva o mesmo título do evento – "Educação relacional: A arte de educar através das relações". É uma obra coletiva, coordenada por Rui Marques, Marta Marques e Sofia Pereira, escrita por 42 autores e dez instituições da RIESER, que partilham, assim, a sua experiência e práticas de Educação Relacional.
Rui Marques, coordenador do Relational Lab e fundador da Forum Estudante, descreve o livro como "a primeira obra palpável da Rede para a Educação Relacional". Apresentado por Pedro Cunha, da Fundação Calouste Gulbenkian, o livro "fala da importância das relações na educação" e aborda temas como: as razões do insucesso, o papel da educação relacional como uma alternativa credível e a reconfiguração dos papéis tradicionais dos professores e dos alunos.
Na Educação Relacional considera-se que "a promoção do sucesso escolar é uma dimensão essencial no que concerne a considerações sobre políticas educacionais [e], sendo educar um ato relacional, o sistema escolar tem um papel fundamental para que os seus atores-chave (aluno, educador, família e comunidade) possam adquirir as competências relacionais necessárias à criação de relações significativas que contribuem diretamente para a formação de alunos com competências globais, necessárias à complexidade do mundo atual." Neste sentido, a Relational Lab defende "a construção de capital relacional, promovendo a consciencialização da importância das relações e a literacia relacional com impactos no sucesso escolar e no bem-estar de toda a comunidade escolar".
A Rede de Instituições de Ensino Superior de Educação Relacional (RIESER) é uma iniciativa “colaborativa que reúne instituições de ensino superior comprometidas com uma educação centrada nas relações humanas, promovendo uma cultura de empatia, respeito, cooperação e bem-estar nas práticas pedagógicas, investigativas e comunitárias”, explica a organização Relational Lab. “A adesão da Universidade Lusíada, através do CIPD, reforçou o papel ativo da instituição "na construção de ambientes de aprendizagem mais saudáveis, inclusivos e humanos, [com] foco em projetos de investigação aplicada, modelos de avaliação relacional e ações de serviço à comunidade educativa”, desceve a organização.
O Relational Lab é uma organização que nasceu da "constatação da urgência do investimento nas relações humanas, essenciais no bem-estar organizacional, comunitário e, obviamente, individual". A equipa, multidisciplinar, está "centrada na identificação de défices relacionais e na (re)construção de capital relacional, em contexto organizacional, comunitário e individual." Apresenta várias áreas de intervenção: saúde relacional; educação relacional; estado relacional; cidades e territórios relacionais; liderança relacional; sustentabilidade relacional; interculturalidade relacional; e digital e relacional.
