Professora Joana Cruz participa em Congresso Internacional em Madrid
03/11/2025 10:11
O XV Congreso Universitario Internacional Comunicación, Investigación, Innovación y Docencia (CUICIID), que teve lugar em Madrid, entre 22 e 24 de outubro de 2025, contou com a presença e participação da Professora Doutora Joana Cruz, diretora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) e docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada (Porto).
A intervenção da docente, em parceria com Professora Doutora Daniela Gonçalves, da Escola Superior de Educação da Paula Frassinetti, abordou "Inclusão, justiça social e ambientes de aprendizagem centrados no aluno: um compromisso com a Pedagogia XXI", uma comunicação que vai ao encontro dos objetivos preconizados pelo projeto Pedagogia XXI.
Este projeto, do qual a Universidade Lusíada é promotora e parceira, visa a promoção da educação pedagógica no Ensino Superior, mediante uma colaboração interinstitucional, incentivando a um ambiente de aprendizagem melhorado.
O consórcio, lançado em julho de 2024, reúne 25 instituições privadas, procura dar respostas aos desafios atuais do ensino superior. O Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica "Pedagogia XXI" está inserido no programa de investimento Impulso Mais Digital, contando com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP) e da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), visando criar centros de excelência de inovação pedagógica no ensino superior.
