Leia aqui o Artigo do Professor Adérito Vicente na Visão
14/01/2026 12:01
Artigo do Professor Adérito Vicente na revista Visão
O Prof. Doutor Adérito Vicente, Docente da Licenciatura em Relações Internacionais da Universidade Lusíada, no Porto, e Investigador Integrado do CEJEIA (Centro de Estudos Jurídicos, Económicos, Internacionais e Ambientais), assinou, na passada semana, na revista Visão.
O artigo de opinião, intitulado “Mais América, menos Europa?”, dedica-se ao impacto da nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA e às suas implicações para a Europa.
Segundo o artigo, o Professor reflete acerca da segunda Administração de Donald J. Trump e da sua visão estratégica, identificando-a como “marcada pela necessidade de afirmação dos Estados Unidos da América como o único centro efetivo de soberania incontestada no espaço ocidental”.
“A União Europeia é retratada como uma entidade transnacional, associada a burocracias que enfraquecem os Estados-nação”, explica o Professor, continuando a descrever que “Trump propõe apoiar forças patriotas, que se oponham à integração europeia”.
Durante a sua opinião na revista, o Prof. Adérito esclarece que a “retirada gradual dos Estados Unidos não implica o colapso da NATO, nem o fim da cooperação transatlântica”, sendo que implica, aliás, o “fim de uma assimetria confortável”, que “obriga a Europa a escolher entre três caminhos: assumir seriamente a sua autonomia estratégica; resignar-se a uma irrelevância protegida; ou fragmentar-se ainda mais, com alguns Estados a procurarem garantias bilaterais norte-americanas à margem do projeto europeu”.
Em tom de conclusão, o Professor reflete que “o problema não é os Estados Unidos deixarem de liderar”, mas sim a “hesitação da Europa em decidir se quer, e se sabe, liderar-se a si própria”.
O artigo de opinião completo está disponível aqui .
