CNN Portugal estreia programa dedicado à inovação pedagógica no ensino superior
20/01/2026 16:01
No dia 17 de janeiro de 2026, o Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES) será protagonista do 1.º de quatro episódios do programa "CNN Inovação", com emissão prevista para as 09H00 (com repetição no dia 18), no canal CNN Portugal. Este primeiro episódio é dedicado à filosofia, missão e enquadramento estratégico do CNIPES, evidenciando o seu papel no reforço da qualidade e da inovação pedagógica no ensino superior. O programa contará com a participação do Professor Doutor Joaquim Mourato, Diretor-Geral do Ensino Superior, da Professora Doutora Patrícia Rosado Pinto, Presidente do CNIPES, e do Professor Doutor Manuel João Costa, Vice-Presidente do CNIPES, que refletem sobre a criação do Conselho, os seus objetivos estruturantes e o impacto esperado no sistema de ensino superior português.
Este primeiro episódio marca o arranque de uma série televisiva que dará a conhecer o trabalho desenvolvido pelo CNIPES, os seus projetos e a sua visão para o futuro do ensino superior em Portugal. O programa "CNN Inovação" apresenta as soluções do futuro e as ideias mais ousadas, conduzidas pelas mentes mais brilhantes da ciência e tecnologia, dando visibilidade a projetos, iniciativas e visões que estão a transformar a sociedade. O destaque televisivo, dado à inovação pedagógica no Ensino Superior, representa um passo importante na valorização do debate público sobre a qualidade do ensino superior, dando visibilidade ao CNIPES, uma estrutura nacional que promove a modernização das práticas pedagógicas, a melhoria da experiência de aprendizagem dos estudantes e a adequação do ensino aos desafios sociais, científicos e tecnológicos contemporâneos. Contribui-se, assim, para uma maior compreensão pública da importância da inovação pedagógica, reforçando a ligação entre instituições de ensino superior, docentes, estudantes e a sociedade em geral. Este reconhecimento mediático sublinha, ainda, a relevância estratégica de políticas educativas orientadas para a inovação, a inclusão, o sucesso académico e o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro.
O CNIPES foi criado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, através da submedida "Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Criação de centros de excelência de inovação pedagógica", e tem como objetivo impulsionar a inovação educacional, de forma colaborativa, nas instituições de ensino superior. Neste contexto, surgiu, em julho de 2024, o centro Pedagogia XXI, do qual a Universidade Lusíada é promotora, um consórcio que reúne 25 instituições privadas de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira. Procura-se, assim, dar respostas aos desafios atuais do ensino superior, integrando um conjunto de medidas de desenvolvimento profissional dos docentes, designadamente no que concerne à articulação de competências pedagógicas e digitais com metodologias ativas de ensino, que fomentem o sucesso das aprendizagens dos estudantes e o bem-estar na relação pedagógica. Mais informações
