Evento

"ARQUITECTURA LUSÍADA PORTO MEETING - Das Experiências em Arquitectura"

Data: 08.04.2014 a 09.04.2014
Local: AUDITÓRIO 1


"Arquitectura Lusíada Porto Meeting - Das Experiências em Arquitectura"

8 e 9 de Abril
Todo o dia
Auditório 1 da Universidade Lusíada do Porto

O seminário Arquitectura Lusíada Porto Meeting Experiências em Arquitectura, que decorrerá nos próximos dias 8 e 9 de Abril na Universidade Lusíada do Porto, reunirá profissionais que, na qualidade de oradores, apresentarão os seus modos de pensar, de fazer e de ensinar a Arquitectura. Trata-se do primeiro ciclo de conferências Arquitectura Lusíada Porto Meeting dedicado, em 2014, à partilha de Experiências. Um encontro de saberes que pretende, privilegiadamente, dar voz a antigos estudantes e a professores que acompanharam o ensino da Arquitectura na Universidade Lusíada do Porto que, este ano, comemora o seu 25º aniversário. A par dos trabalhos, das reflexões e dos testemunhos destes antigos estudantes e professores desta Universidade que, manifestamente, representam exemplos de sucesso profissional na sociedade portuguesa e no mundo, este encontro contará com outros convidados cujas obras e percursos são igualmente exemplares e que também aceitaram partilhar connosco os seus modos de saber-fazer Arquitectura.

Convocar esta diversidade de abordagens permitirá percorrer e examinar múltiplas possibilidades de intervenção da Arquitectura dos nossos dias e, ao mesmo tempo, contribuirá para reflectir sobre os desafios que o mundo actual coloca concretamente aos profissionais desta área. Com estes contributos pretende-se que os estudantes desta Universidade, bem como todos aqueles que queiram participar neste evento, possam ampliar a sua visão sobre os significados sociais, políticos, económicos e culturais que a Arquitectura assume nos dias que correm.

A partir deste encontro a Faculdade de Arquitectura e Artes do Porto inaugura, ao mesmo tempo, um espaço de reflexão que pretende ser catalisador de conhecimentos capazes de orientar o desenho de respostas arquitectónicas adequadas às solicitações cada vez mais complexas e exigentes das sociedades contemporâneas. Neste sentido, o Arquitectura Lusíada Porto Meeting passa a ser um ponto de encontro em rede, alimentado por reflexões, críticas, experiências e projectos que interpelem os modos de saber-fazer Arquitectura e que forneçam elementos que permitam debater e reequacionar o processo de ensino-aprendizagem desta profissão. Com base no envolvimento e na participação da sociedade civil, este projecto pretende construir uma plataforma em rede que funcione como um laboratório de discussão multidisciplinar de epistemologias da Arquitectura.

Deste modo, enquanto espaço dinâmico de partilha de saberes, a rede Arquitectura Lusíada Porto Meeting tenciona inspirar a criação de abordagens arquitectónicas preparadas para enfrentar os desafios do século XXI. Abordagens que convertam a sólida experiência que representam os 25 anos a ensinar Arquitectura na Universidade Lusíada do Portonum ponto de partida para a reflexão e o desenho de processos de ensino-aprendizagem da Arquitectura, em diálogo permanente com as múltiplas, variadas e transitórias exigências que o futuro próximo certamente nos reserva.


SITE DO EVENTO

Organização:
FAAULP, com o apoio do NADULP