Evento

CLUBE DE LEITURA

Data: 14.12.2021
Local: SALA 308

"Assim Falava... SQUID GAME"

 

O autor e realizador da série Squid Game, Hwang Dong-hyuk, desenvolve um enredo ao estilo de reality show. A série gravita em torno de 456 jogadores - todos altamente endividados e sem aparentes alternativas de vida - que são aliciados a participar em jogos letais. 
Para quem ganhar, a recompensa, que gravita num mealheiro gigante pendurado literalmente por cima das suas cabeças, é de milhões de won mas, quem perder, paga com a própria vida.
O prémio vai crescendo à medida que jogadores vão sendo eliminados e, cada jogo, é transmitido para entretenimento de um grupo restrito de homens abastados.
 
A série vai ao extremo em termos de violência e conteúdo. Psicólogos e profissionais de saúde pronunciaram-se sobre a série e os efeitos negativos que podiam causar, mormente em crianças. Escolas, pais e encarregados de educação chamavam a atenção para que as crianças fossem impedidas de ver a série. Meios de comunicação social noticiaram o pânico que a mesma causava.
Seja como for, a verdade é que a série se tornou a mais vista de sempre da Netflix. Mas, porquê? O que torna esta série um sucesso? Quais as mensagens que lhe estão subjacentes (se é que existem)? O que a torna tão aliciante para tantas pessoas, apesar das cenas de violência extrema e do contexto de profunda desigualdade e exploração que lhe está subjacente?
 
É com este pano de fundo que se realiza o primeiro encontro do Clube de Leitura da Universidade Lusíada, no próximo dia 14 de dezembro, pelas 18h00, e vai dedicar-se à análise crítica da série sul coreana Squid Game.
 
 
Programa:
 
18:00 Boas-vindas e transmissão de cenas do Squid Game
18:15 às18:45: Reflexão (Prof.ª Cristina Aragão Seia e Prof. Paulo Moreira)
Coffee-break
19:00 até final: Debate 
 

A entrada é livre para todos os membros da comunidade universitária mas, para garantir que todos/as quantos/as queiram participar têm um lugar "à mesa", solicita-se o preenchimento prévio da ficha de inscrição



Para mais informações, contacte-nos: assimfalava@por.ulusiada.pt