Evento

X CONGRESSO INTERNACIONAL DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA

Data: 20.06.2023
Local: ANFITEATRO 4

X CONGRESSO INTERNATIONAL DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
Contributos da Psicologia para os Desafios Atuais da Sociedade
20 de junho 2023
Auditório 4

INSCRIÇÕES 

9:00 
Abertura Secretariado

9:30
Sessão de Abertura com Conferência Inaugural
Doutor António José Moreira - Vice-Chanceler das Universidades Lusíada
Doutora Joana Oliveira – Diretora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade Lusíada – Norte (Porto)
Dr.ª Sofia Ramalho - Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses

10:00
How reporting similarities rather than differences between groups of people can reduce stereotypes and increase hopefulness (Como é que atender a semelhanças em vez de diferenças entre grupos de pessoas pode reduzir estereótipos e aumentar a esperança)
Paul Hanel – Universidade de Essex

11:00
Coffee Break

11:15
Mesa 1: Promover o bem-estar e estilos de vida saudável para todos/as e para todas as idades

  1. As Competências emocionais do cuidador informal da pessoa com esquizofrenia: Impacto no cuidar
    Ana Teixeira, Sara Lima, Clarisse Magalhães, Ana Carolina Zanetti, Cármen Queirós, Helena Coelho & Rui Jesus
  1. Projeto Cuidar maior na Comunidade: Cuidadores idosos de pessoas idosas
    Susana Pedras, Helena Coelho, Raquel Carvalho & Sara Lima

  2. Indicadores de bem-estar e de funcionamento positivo em jovens cuidadores informais
    Ana Meireles, Ana Ribas Teixeira, Bruno Alves, Sara Faria, Joana Correia Lopes, Joana Vaz & Anabela Sampaio
  1. Intervenção trauma-informed em casas de acolhimento: Desafios para a promoção do bem-estar e saúde psicológica das crianças e jovens em acolhimento residencial
    Sónia Rodrigues
  1. Bem-estar e utilização de internet em jovens universitários
    Joana Oliveira, Sofia Ramalho & Susana Pedras

  2. Imagem corporal em adolescentes: Resultados preliminares de um estudo longitudinal
    Sara Faria & Sandra Torres

Moderação
Lígia Ferros (IPCE, Universidade Lusíada)

12:45
Pausa para Almoço

14:00
Mesa 2: Promover o bem-estar e estilos de vida saudável para todos/as e para todas as idades: O contributo das competências socioemocionais

  1. Programa riscos e desafios: Programa de desenvolvimento de competências de vida
    Carla Rocha
  1. Aprendizagem SocioEmocional em Portugal: A evolução de 2011 a 2023
    Vítor Alexandre Coelho
  1. A Efetividade do Programa de Aprendizagem SocioEmocional Atitude Positiva – 3º Ciclo numa replicação nacional de acordo com multi-informantes
    Patrícia Brás & Marta Marchante
  1. Efetividade dos programas de Aprendizagem SocioEmocional: O impacto da satisfação dos participantes sobre os resultados
    Vanda Sousa
  1. O Programa de Aprendizagem SocioEmocional Atitude Positiva 3º Ciclo tem um efeito de vacina ou de tratamento sobre a ansiedade social e o isolamento social dos adolescentes?
    Marta Marchante
  1. A influência do clima escolar sobre os comportamentos de bullying e vitimização durante a transição escolar para o 2º ciclo.
    Ana Maria Romão & Sofia Saldanha
  1. Competências psicoemocionais em Pais e Avós de crianças com cancro
    Sara Lima, Carmém Queirós, Ana Teixeira, Clarisse Magalhães, Francisca Pinho & Raquel Esteves

Moderação 
Sofia Marques (IPCE, Universidade Lusíada)

15:20
Mesa 3: Promover a Inclusão e uma Educação de qualidade e promover aprendizagens ao longo da vida para todos/as

  1. O papel do psicólogo na Educação Inclusiva
    Armanda Pereira, Beatriz Pires, Ana Guimarães, André Oliveira & Pedro Rosário
  1. Práticas inclusivas: contributo de variáveis pessoais, contextuais e de carreira
    Joana Cruz, Helena Azevedo & Marisa Carvalho
  1. Territórios educativos interculturais: Processos de aculturação de grupos étnicos marginalizados
    Tânia Moreira, Pedro Rosário & Joana Martins
  1. Autorregulação e saúde: O papel da autorregulação na promoção de comportamentos saudáveis em crianças
    Cátia Silva, Paula Magalhães & Pedro Rosário 
  1. Determinantes Parentais do Comportamento Alimentar na Infância e Adolescência
    Sofia Ramalho
  1. Crenças e práticas de literacia emergente: o efeito moderador do desenvolvimento profissional
    Irene Cadime, Diana Alves, Sofia Mendes, Patrícia Pinto & Joana Cruz
  1. Subjective well-being supports student engagement with school in times of adversity: Evidence from a comparison of samples from before vs. during COVID-19 (O apoio do bem-estar subjetivo no envolvimento dos alunos com a escola em tempos de adversidade: Evidências de uma comparação de amostras antes e durante a pandemia COVID-19)
    Richard A. Inman, Sara Faria, Susana Pedras, Joana Correia Lopes & Paulo A. S. Moreira

Moderação
Mariana Sousa (IPCE, Universidade Lusíada)

17:00
Conferência final

Connecting Coasts: School Climate Perceptions of Students in Portugal and the United States (Conectando Costas: Perceções do Clima Escolar de Estudantes em Portugal e nos Estados Unidos)
Jesslynn Neves (Universidade de Massachusetts Amherst & Sofia Mendes (Universidade Lusíada)

18:15
Encerramento

18:30
Porto d’Honra

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA
Joana Cruz (Universidade Lusíada Porto)
Joana Oliveira (Universidade Lusíada Porto)
Richard Inman (Universidade Lusíada Porto)
Vítor Coelho (Universidade Lusíada Porto)
Sofia Mendes (Universidade Lusíada Porto)
Isabel Torres (Universidade Lusíada Porto)
Susana Pedras (Universidade Lusíada Porto)
Ana Meireles (Universidade Lusíada Porto)

COMISSÃO CIENTÍFICA
Joana Cruz (Universidade Lusíada Porto)
Joana Oliveira (Universidade Lusíada Porto)
Richard Inman (Universidade Lusíada Porto)
Vítor Coelho (Universidade Lusíada Porto)
Sofia Mendes (Universidade Lusíada Porto)
Isabel Torres (Universidade Lusíada Porto)
Susana Pedras (Universidade Lusíada Porto)
Ana Meireles (Universidade Lusíada Porto)
Túlia Cabrita (Universidade Lusíada Lisboa)
Diana Alves (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto)
Jesslynn Neves (University of Massachusetts Amherst)

 

 

logos

"Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projeto «UIDB/04375/2020"