AULA ABERTA: INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NAS PERTURBAÇÕES ALIMENTARES
Data: 27.04.2026Local: SALA 304
Aula Aberta
Intervenção Psicológica nas Perturbações Alimentares
27 de abril
11H00 - 13H00
Sala 304
Mestrado em Psicologia
Unidade Curricular: Métodos de Intervenção Clínica em Adultos
No âmbito da Unidade Curricular "Métodos de Intervenção Clínica em Adultos", a aula aberta convida a Professora Doutora Sofia Marques Ramalho, Psicóloga Clínica e professora auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade Lusíada Porto, para apresentar o modelo de intervenção trans diagnóstico consensualmente utilizado nas Perturbações Alimentares.
A Professora Doutora Sofia Marques Ramalho tem exercido prática de psicoterapia e investigação associada nesta área sendo, por isso, considerada uma especialista nesta área de intervenção.
Objetivos:
- Explorar os fundamentos das Perturbações Alimentares;
- Conhecer o modelo de intervenção transdiagnóstico;
- Analisar os componentes centrais do modelo (ex.: regulação emocional, perfeccionismo, autoavaliação baseada no peso e forma, comportamentos compensatórios);
- Relacionar teoria e prática clínica e desenvolver pensamento crítico sobre a intervenção, refletido sobre a sua aplicabilidade em diferentes perfis de pacientes e contextos clínicos.
Coordenação: Professora Doutora Susana Pedras - Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
Oradora: Professora Doutora Sofia Marques Ramalho - Psicóloga Clínica e Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
