Serviços / Biblioteca / / RECURSOS EM ACESSO ABERTO

Biblioteca-image

 


RECURSOS EM ACESSO ABERTO



Institucionais

Recurso Nota explicativa

Arquitectura do Saber

Portal que reúne os conteúdos de informação essenciais para o apoiar na construção do conhecimento, nomeadamente na pesquisa dos recursos de informação, na metodologia científica, nas regras de estilo e normalização, na citação e elaboração de referências, necessários à realização de trabalhos académicos [Internet: http://ads.ulusiada.pt].

Base Lusíada

Catálogo on-line das Bibliotecas das Universidades Lusíada, onde poderá acompanhar todas as novidades bibliográficas [Internet: http://koha.lis.ulusiada.pt].

Biblioteca do Conhecimento Online (b-on)

O acesso remoto a esta infra-estrutura web deverá ser feito através da introdução das credenciais do utilizador no seguinte endereço eletrónico [Internet: www.b-on.pt]

Repositório das Universidades Lusíada (RUL)

Plataforma que disponibiliza conteúdos académicos e científicos produzidos no âmbito das Universidades Lusíada (artigos, contribuições em monografias, livros, comunicações, dissertações, teses, patentes, posters, provas de agregação, recensões, relatórios, trabalhos académicos, convénios, acordos e protocolos) [Internet: http://repositorio.ulusiada.pt].

Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal (RCAAP)

Plataforma que tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto disponibilizados pelas instituições de ensino superior e de investigação [Internet: https://www.rcaap.pt].

Revistas das Universidades Lusíada

Plataforma que disponibiliza o texto integral das revistas publicadas pelas Universidades Lusíada [Internet: http://revistas.lis.ulusiada.pt].

 


 


Acesso aberto

Recurso Nota explicativa

ARCHELLO

Plataforma que agrega arquitectos, estudantes, escultores, engenheiros, pintores, ou seja, profissionais que possam contribuir de alguma forma para o projecto relacionado com arquitectura e construção. Desta forma é criado um directório de profissionais que podem partilhar os seus projectos, classificando-os de acordo com as suas características, materiais, etc.

BASE (Bielefeld Academic Search Engine)

Ferramenta de pesquisa para recursos académicos na web. Pesquisa milhões de recursos de diversas fontes (periõdicos, repositórios, e-books, coleções digitais)

Biblioteca Digital Camões

Repositório da cultura em língua portuguesa que tem como principal critério a publicação de obras integrais.

CORE (COnnecting REpositories)

Agregador de conteúdos presentes em repositórios e periódicos.

DIALNET

Portal de difusão da produção científica espanhola

Digital Access to Scholarship at Harvard

Repositório para fins de investigação académica.

DOAB (Directory of Open Access Books)

O DOAB (Directory of Open Access Books) foi criado pela Fundação OAPEN (Open Access Publishing in European Networks) em colaboração com a SemperTool. É um directório de livros científicos disponibilizados pelos editores, em acesso livre. Disponibiliza milhares de e-books disponíveis para download.

DOAJ - DIRECTORY OF OPEN ACESS JOURNALS

Directório que abrange todas as áreas temáticas e que tem como objectivo incrementar a visibilidade dos periódicos de carácter científico e académico, promovendo a sua divulgação em texto integral e em acesso livre.

EUROSTAT

O Eurostat é o gabinete oficial de estatística da União Europeia, responsável por fornecer dados à Comissão e a outras instituições europeias, para que possam definir, implementar e analisar as políticas comunitárias. Oferece toda uma gama de dados importantes e interessantes que governos, empresas, setor educacional, jornalistas e público podem usar no trabalho e na vida quotidiana.

Gale e-Books

Biblioteca digital que disponibiliza e-Books.

GOOGLE ACADÉMICO

Funciona com a mesma tecnologia do Google tradicional. No entanto, a pesquisa é efectuada sobre recursos de informação académica e científica.

IDEAS

IDEAS (Internet Documents in Economics Access Service ) é a base de dados completa do RePEc, constituindo um dos repositório mais completos e actualizados na área da Economia.

Imprensa Nacional – Casa da Moeda

Disponibilização de e-Books.

INE - INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA

Estatísticas Oficiais de Portugal em texto integral

JOURNALS FOR FREE

Catálogo on-line das Bibliotecas das Universidades Lusíada, onde poderá acompanhar todas as novidades bibliográficas [Internet: http://koha.lis.ulusiada.pt].

JSTOR (Journal Storage)

Biblioteca digital que aloja mais de 12 milhões de artigos científicos, livros e obras de referência em 75 áreas. 

LATINDEX

Latindex é um sistema de informação que disponibiliza revistas científicas que são publicadas nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. A ideia partiu da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e tornou-se uma rede de cooperação regional desde 1997.
Latindex oferece atualmente três bases de dados:
- Diretório, com dados bibliográficos das revistas publicadas em papel ou formato eletrónico;
- Catálogo, incluindo apenas as revistas, que correspondem aos critérios de qualidade exigidos pelo editorial do Latindex;
- Ligações para revistas em formato eletrónico, que estejam disponíveis em livre acesso.

Library of Congress

Disponibilização de e-Books.

MIT Open Access Articles

Directório de artigos científicos com revisão por pares.

MIT Theses

Directório de dissertações e teses. 

National Emergency Library

Biblioteca digital que coloca à disposição uma colecção  de livros de apoio ao ensino e à investigação, durante o encerramento de equipamentos educativos e culturais, na sequência da pandemia. 

OAPEN Library (Open Access Publishing in European Network)

Biblioteca digital que permite o acesso a livros académicos com revisão por pares, nomeadamente nas áreas de Humanidades e Ciências Sociais.

OPENAIRE

O projecto OpenAIRE, que garante o acesso livre e aberto a investigações científicas financiadas pela União Europeia (EU), é uma rede de repositórios que partilha documentos nas áreas da saúde, energia, ambiente, parte das tecnologias da informação e das comunicações e das infra-estruturas de investigação em ciências sociais e humanas.
Apresentação do projecto OpenAIRE no âmbito do Projecto RCAAP

Open Access in Media Studies

Directório de editores que facultam livros e periódicos (alguns recursos não se encontram em acesso aberto). 

Open Book Publishers

Editora independente de publicações académicas que fornece o acesso a livros de diversas áreas do conhecimento.

Open Library

Biblioteca digital que disponibiliza livros de várias áreas do conhecimento. 

OPEN RESEARCH LIBRARY

Plataforma que disponibiliza e-books de teor multidisciplinar em acesso aberto, muitos deles com peer-reviewed.

OPEN SCIENCE DIRECTORY (EBSCO)

Agregador que disponibiliza milhares de títulos de revistas científicas.

PAPERITY - OPEN ACESS JOURNALS

Agregador multidisciplinar de periódicos e outros documentos em acesso aberto.

PORDATA

Base de Dados de Portugal Contemporâneo, organizada e desenvolvida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Difunde informação estatítica sobre múltiplas áreas da sociedade, para Portugal, municípios e países europeus.

RCAAP

Portal agregador de repositórios institucionais nacionais, de conteúdo académico e científico

REPEC

RePEc  (Research Papers in Economics) é  um projecto internacional partilhado por investigadores e editores de renome que promove a comunicação académica em economia e disciplinas relacionadas.

SCIELO

Uma biblioteca electrónica que abrange um conjunto de periódicos científicos em texto integral.
Predominam os países latinos, entre os quais Portugal, com 27 periódicos em texto integral (Outubro).

SCIENCE OPEN

Plataforma com recursos interativos e recursos com peer review. A ciência em contexto em acesso aberto.

SCIRUS

Scirus é um motor de pesquisa orientado específicamente para a área científica. Efectua pesquisa em mais de 400 milhoes de páginas ligadas a ciência, permitindo rapidamente:
- Demarcar dados científicos e técnicos na Internet;
- Encontrar os últimos artigos de revisao sobre determinado assunto, relatórios, patentes e periódicos que outros motores de busca nao indexam;
- Outras funçoes pensadas exclusivamente para cientistas e investigadores.

Mais informaçao: http://www.scirus.com/srsapp/aboutus

SOCIAL SCIENCE RESEARCH NETWORK (SSRN)

“The SSRN eLibrary consists of two parts: an Abstract Database containing abstracts on over 349,500 scholarly working papers and forthcoming papers and an Electronic Paper Collection currently containing over 284,400 downloadable full text documents in Adobe Acrobat pdf format. The eLibrary also includes the research papers of a number of Fee Based Partner Publications…”.
Divulga os resultados da investigação científica internacional na área das Ciências Sociais.

Taylor & Francis Online

Editora que disponibiliza periódicos com revisão por pares em diversas áreas. 

THE INTERNET ARCHIVE

Biblioteca digital de sites da Internet e outros artefatos culturais em formato digital. É uma biblioteca multimédia.

UNESCO - Biblioteca Digital Mundial

Biblioteca digital que disponibiliza manuscritos, livros raros, mapas, fotografias e outros documentos de interesse cultural. 

 


 


Acesso aberto temporário (COVID-19)

Recurso Data-limite Temática Nota explicativa

The Index of Medieval Art

01/06/2020 

Arte

Índice iconográfico de arte medieval, amplamente interpretado, que tem como objectivo representar a História e a evolução de temas e conceitos iconográficos na arte cristã e medieval, em todas as formas e áreas geográficas.

OnArchitecture

0/06/2020  Acesso por VPN
[https://b-on.por.ulusiada.pt]

Arquitectura

Arquivo audiovisual on-line que oferece um panorama detalhado dos principais autores, trabalhos, experiências e assuntos relacionados com a área de Arquitectura e Desenho. A colecção agrega mais de 450 vídeos, mais de 160 entrevistas com arquitectos contemporâneos influentes de todo o mundo, e 600 registos de edificações e instalações a nível global, incluindo alguns registos de Portugal.

Project MUSE

Entre 31/05/2020 e 30/06/2020
(varia de acordo com os editores)

Ciências Sociais, Humanidades

Plataforma que fornece conteúdos científicos destinados à comunidade académica.

EBSCO eBooks Harvard Business Review Press Subscription Collection

 05/2020
Acesso por VPN
[https://b-on.por.ulusiada.pt]

Economia, Gestão

Disponibilização de e-Books exclusivos da Harvard Business Review Press.

SAGE Research Methods Video

90 dias após o registo 

Investigação

Editora que oferece o acesso a vídeos de métodos de investigação (tutoriais, entrevistas, estudos de caso e pequenos documentários).

IEEE Xplore Digital Library

01/06/2020

Engenharia, Tecnologia

Biblioteca digital que disponibiliza conteúdos científicos e técnicos publicados pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers e os seus parceiros.

Annual Reviews

30/04/2020
(para iniciar)

Multidisciplinar

Editor que coloca à disposição periódicos especializados em  várias áreas do conhecimento, integrando o ecossistema de comunicação académica.

BASE (Bielefeld Academic Search Engine)

Acesso aberto

Multidisciplinar

Motor de pesquisa que disponibiliza um elevado número de recursos de informação, nomeadamente académicos.

DOAB (Directory of Open Access Books)

Acesso aberto

Multidisciplinar

Directório de publicações académicas com revisão por pares em várias áreas.

DOAJ (Directory of Open Access Journals)

Acesso aberto

Multidisciplinar

Directório que agrega periódicos com revisão por pares em diversas áreas.

EBSCO

Acesso por VPN
[https://b-on.por.ulusiada.pt]

Multidisciplinar

Plataforma que fornece o acesso a bases de dados e a outros recursos de informação científica para fins de investigação.

Infobase

30/04/2020

Multidisciplinar

Editora que fornece o acesso a bases de dados de diferentes temáticas.

Internet Archive

20/06/2020
Requer Registo

Multidisciplinar

Biblioteca digital constituída por uma colecção de capturas de ecrã de sítios web desde o início da Internet, bem como por software, livros, imagens, e documentos em vídeo e áudio.

Journals for Free

Alguns documentos até 06/2020

Multidisciplinar

Directório que faculta uma vasta base de dados de periódicos disponíveis na web.

Ohio State University Press

Durante a pandemia

Multidisciplinar

Editora universitária que disponibiliza livros sobre diversas temáticas.

Paperity

Acesso aberto

Multidisciplinar

Directório de periódicos e artigos científicos. 

ROAR (Registry of Open Access Repositories)

Acesso aberto

Multidisciplinar

Directório de repositórios científicos. 

SAGE Knowledge

90 dias após o registo

Multidisciplinar

Plataforma que fornece um vasto leque de e-Books e conteúdos de referência.

SAGE Video

90 dias após o registo

Multidisciplinar

Editora que disponibiliza colecções de vídeos de diversas categorias (documentário, conferência, etc.) para responder a necessidades de aprendizagem e de investigação.

Springer Nature

31/07/2020

Multidisciplinar

Editora que publica conteúdos dedicados às comunidades académica e científica, com vista ao desenvolvimento de novas áreas do conhecimento e à criação de ideias, permitindo o acesso a mais de 500 livros de texto (vide lista de títulos). 

University of California Press

30/06/2020

Multidisciplinar

Editora universitária que fornece o acesso a periódicos em diversas áreas do conhecimento.

University of Michigan Press

30/04/2020

Multidisciplinar

Editora universitária que disponibiliza livros sobre diversas temáticas.

Wiley

30/06/2020
Requer Registo

Multidisciplinar

Editora que disponibiliza o acesso a material didáctico para o ensino a distância.

World Scientific

30/06/2020

Multidisciplinar

Editora que permite o acesso ao catálogo de periódicos publicados desde 2001.

 


 


 

REVISTAS (acesso a partir do campus)

 


 

Última actualização: 2021-07-05 10:42