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QUESTÕES APROFUNDADAS DO COMPORTAMENTO DESVIANTE - 2018/2019
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Mestre Josefina Castro
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
-Introduzir os estudantes aos determinantes sociais do comportamento desviante e aos processos sociais de definição e reação à desviância, através das principais correntes sociológicas da desviância e do controlo social, respetivos fundamentos teóricos, desenvolvimentos actuais e implicações sociais e políticas.
-Desenvolver instrumentos conceptuais e teóricos de análise dos fenómenos e problemas relacionados com a desviância e o controlo.
Objectivos Específicos
No final da UC, os estudantes devem ser capazes de:
-Identificar as principais correntes de pensamento sociológico sobre o comportamento desviante, o crime e o controlo social e conhecer os seus conceitos centrais, fundamentos teóricos, desenvolvimentos actuais e implicações sociais e políticas.
-Compreender a relação entre processos de definição e reacção ao desvio e os principais sistemas e processos de controlo.
-Integrar e aplicar os conhecimentos à análise de fenómenos sociais.
Competências a adquirir
No final do semestre espera-se que os estudantes tenham adquirido/ desenvolvido:
- competências de análise dos fenómenos sociais e problemas sociais relacionados com o desvio e o controlo social, a partir dos conteúdos leccionados na UC.
- Competências de análise da literatura científica relevante.
Metodologia de Ensino
Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. As sessões de tipo OT privilegiam a orientação do trabalho de avaliação contínua, através do acompanhamento do trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de textos científicos e de outras fontes documentais previamente preparados pelos estudantes.
Conteúdos Programáticos
I- Introdução: conceitos, questões-chave e principais tópicos
1.-Os conceitos de desviância e de controlo social.
2- Definições e categorizações da desviância
3.Desviância e conformidade a normas e valores: abordagens estruturais e processuais.
4. Poder, desvio e controlo social.
5.Desviância, controlo social e mudança social.
II. Fundamentos sociológicos: Durkheim, Funcionalismo Marx, e Interaccionismo simbólico
III. Principais teorias da desviância e do controlo social nos domínios da sociologia e da criminologia sociológica
3.1. Funcionalismo e Teorias da Anomia/ Tensão
- Fundamentos teóricos
- A teoria da anomia de E. Durkheim
-A teoria da anomia de R. Merton
- A teoria geral da tensão de R. Agnew
- Estatuto, subculturas e estruturas de oportunidade
- Desenvolvimentos teóricos e empíricos
- Críticas e implicações sociais e políticas
3.2. Desorganização social
1- Fundamentos teóricos
2-A Escola de Chicago: ecologia urbana e desorganização social
3- Os estudos de Shaw e Mckay sobre a delinquência juvenil
4 Desenvolvimentos teóricos e empíricos: desordens físicas e sociais; eficácia colectiva e capital social
- Críticas e implicações sociais e políticas
3.3.Associação diferencial e aprendizagem social
- Fundamentos teóricos
- A teoria da associação diferencial de E. Sutherland
- A teoria da aprendizagem social de R. Akers
- Desenvolvimentos teóricos e empíricos
- Críticas e implicações sociais e políticas
3.4.Interaccionismo e etiquetagem
- Fundamentos teóricos
-Teoria da etiquetagem de Tannenbaum, Lemert e Becker.
- Estigma, identidade desviante e carreira desviante
- Construção social do desvio, poder e controlo social
- Amplificação da desviância e pânicos morais
- Desenvolvimentos teóricos e empíricos
- Críticas e implicações sociais e políticas
3.5.Teorias Marxistas e do Conflito
- Fundamentos teóricos
- Conflito e processos de criminalização: as perspetivas de Vold, Turk e Chambliss
- Nova Criminologia, Realismo de Esquerda e Criminologia crítica
-Desenvolvimentos teóricos e empíricos
- Críticas e implicações sociais e políticas
3.6.Teorias do Controlo
- Fundamentos teóricos
- Teoria dos Controlos pessoal e social de A. Reiss
- "Drift " e Neutralização de Sykes e Matza
- A teoria dos vínculos sociais de T. Hirschi
- A teoria geral do crime de Hirschi e Gotfredson
-- Desenvolvimentos teóricos e empíricos
- Críticas e implicações sociais e políticas
3.7. Actividades de Rotina e Escolha Racional
- A Teoria das actividades de Rotina de Felson e Cohen
- A teoria da escolha racional de Cornish e Clarke
- Desenvolvimentos teóricos e empíricos
- Críticas e implicações sociais e políticas
Métodos de Avaliação
A componente de avaliação contínua inclui:
- dois testes escritos;
- um trabalho escrito, cuja natureza e regras de elaboração serão oportunamente comunicadas aos estudantes.
Recursos Didácticos
Publicações científicas e outros recursos a+presentados ou recomendados pelo docente.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Bibliografia Principal
Autor | CLINARD, Marshall; MEIER, Robert |
---|---|
Título | Sociology of deviant behavior |
Local | Belmont |
Editora | Wadsworth, |
Ano | 2011 |
Autor | NEWBURN, Tim |
Título | Criminology |
Local | Londres |
Editora | Routledge |
Ano | 2013 |
Autor | BRYANT, Clifton |
Título | The Routledge Handbook of Deviant Behavior |
Local | London, New York |
Editora | Routledge |
Ano | 2011 |
Bibliografia Complementar
Autor | THIOU, Alex ; Calhoun, Thomas; Conyers,Addrain; Copelton, Deni |
---|---|
Título | Readings in Deviant Behavior |
Autor | Inderbitzin, M.; Bates, K.; Gainey, R. |
Título | Perspectives on deviance and social control |