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QUESTÕES APROFUNDADAS DO COMPORTAMENTO DESVIANTE - 2018/2019

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Mestre Josefina Castro

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

-Introduzir os estudantes aos determinantes sociais do comportamento desviante e aos processos sociais de definição e reação à desviância, através das principais correntes sociológicas da desviância e do controlo social, respetivos fundamentos teóricos, desenvolvimentos actuais e implicações sociais e políticas.
-Desenvolver instrumentos conceptuais e teóricos de análise dos fenómenos e problemas relacionados com a desviância e o controlo.

Objectivos Específicos

No final da UC, os estudantes devem ser capazes de:
-Identificar as principais correntes de pensamento sociológico sobre o comportamento desviante, o crime e o controlo social e conhecer os seus conceitos centrais, fundamentos teóricos, desenvolvimentos actuais e implicações sociais e políticas.
-Compreender a relação entre processos de definição e reacção ao desvio e os principais sistemas e processos de controlo.
-Integrar e aplicar os conhecimentos à análise de fenómenos sociais.

Competências a adquirir

No final do semestre espera-se que os estudantes tenham adquirido/ desenvolvido:
- competências de análise dos fenómenos sociais e problemas sociais relacionados com o desvio e o controlo social, a partir dos conteúdos leccionados na UC.
- Competências de análise da literatura científica relevante.

Metodologia de Ensino

Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. As sessões de tipo OT privilegiam a orientação do trabalho de avaliação contínua, através do acompanhamento do trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de textos científicos e de outras fontes documentais previamente preparados pelos estudantes.

Conteúdos Programáticos

I- Introdução: conceitos, questões-chave e principais tópicos
1.-Os conceitos de desviância e de controlo social.
2- Definições e categorizações da desviância
3.Desviância e conformidade a normas e valores: abordagens estruturais e processuais.
4. Poder, desvio e controlo social.
5.Desviância, controlo social e mudança social.

II. Fundamentos sociológicos: Durkheim, Funcionalismo Marx, e Interaccionismo simbólico

III. Principais teorias da desviância e do controlo social nos domínios da sociologia e da criminologia sociológica

3.1. Funcionalismo e Teorias da Anomia/ Tensão
- Fundamentos teóricos
- A teoria da anomia de E. Durkheim
-A teoria da anomia de R. Merton
- A teoria geral da tensão de R. Agnew
- Estatuto, subculturas e estruturas de oportunidade
- Desenvolvimentos teóricos e empíricos
- Críticas e implicações sociais e políticas

3.2. Desorganização social
1- Fundamentos teóricos
2-A Escola de Chicago: ecologia urbana e desorganização social
3- Os estudos de Shaw e Mckay sobre a delinquência juvenil
4 Desenvolvimentos teóricos e empíricos: desordens físicas e sociais; eficácia colectiva e capital social
- Críticas e implicações sociais e políticas

3.3.Associação diferencial e aprendizagem social
- Fundamentos teóricos
- A teoria da associação diferencial de E. Sutherland
- A teoria da aprendizagem social de R. Akers
- Desenvolvimentos teóricos e empíricos
- Críticas e implicações sociais e políticas

3.4.Interaccionismo e etiquetagem
- Fundamentos teóricos
-Teoria da etiquetagem de Tannenbaum, Lemert e Becker.
- Estigma, identidade desviante e carreira desviante
- Construção social do desvio, poder e controlo social
- Amplificação da desviância e pânicos morais
- Desenvolvimentos teóricos e empíricos
- Críticas e implicações sociais e políticas

3.5.Teorias Marxistas e do Conflito
- Fundamentos teóricos
- Conflito e processos de criminalização: as perspetivas de Vold, Turk e Chambliss
- Nova Criminologia, Realismo de Esquerda e Criminologia crítica
-Desenvolvimentos teóricos e empíricos
- Críticas e implicações sociais e políticas

3.6.Teorias do Controlo
- Fundamentos teóricos
- Teoria dos Controlos pessoal e social de A. Reiss
- "Drift " e Neutralização de Sykes e Matza
- A teoria dos vínculos sociais de T. Hirschi
- A teoria geral do crime de Hirschi e Gotfredson
-- Desenvolvimentos teóricos e empíricos
- Críticas e implicações sociais e políticas

3.7. Actividades de Rotina e Escolha Racional
- A Teoria das actividades de Rotina de Felson e Cohen
- A teoria da escolha racional de Cornish e Clarke
- Desenvolvimentos teóricos e empíricos
- Críticas e implicações sociais e políticas


Métodos de Avaliação

A componente de avaliação contínua inclui:
- dois testes escritos;
- um trabalho escrito, cuja natureza e regras de elaboração serão oportunamente comunicadas aos estudantes.

Recursos Didácticos

Publicações científicas e outros recursos a+presentados ou recomendados pelo docente.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Bibliografia Principal

Autor CLINARD, Marshall; MEIER, Robert
Título Sociology of deviant behavior
Local Belmont
Editora Wadsworth,
Ano 2011
Autor NEWBURN, Tim
Título Criminology
Local Londres
Editora Routledge
Ano 2013
Autor BRYANT, Clifton
Título The Routledge Handbook of Deviant Behavior
Local London, New York
Editora Routledge
Ano 2011

Bibliografia Complementar

Autor THIOU, Alex ; Calhoun, Thomas; Conyers,Addrain; Copelton, Deni
Título Readings in Deviant Behavior
Autor Inderbitzin, M.; Bates, K.; Gainey, R.
Título Perspectives on deviance and social control