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MODELOS COMPORTAMENTALISTAS E COGNITIVISTAS - 2021/2022
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Analisar os modelos e teorias inscritas no âmbito dos modelos comportamentalistas e cognitivistas
Objectivos Específicos
Reconhecer e mapear, histórica e epistemologicamente, as teorias e modelos comportamentalistas e cognitivistas
Analisar os principais conceitos e pressupostos epistemológicos em que se fundam os modelos comportamentalistas e cognitivistas;
Explorar a operacionalização destes conceitos e pressupostos no contexto da intervenção psicológica.
Competências a adquirir
É esperado que as/os estudantes adquiram competências que lhe permitam:
- diferenciar, operacionalizar e posicionar-se criticamente face aos conceitos e pressupostos epistemológicos em que estas teorias e modelos se baseiam e às suas implicações para a intervenção psicológica.
Metodologia de Ensino
- Ensino expositivo
- Análise e discussão de artigos científicos
- Visionamento e discussão de vídeos ilustrativos dos conteúdos programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Modelos Comportamentalistas
1.1. Enquadramento histórico-epistemológico
1.2. Condicionamento Clássico
1.3. Condicionamento Operante
1.4. Aprendizagem Social
2. Modelos Cognitivistas
2.1.Enquadramento histórico-epistemológico
2.2. Modelos de Autocontrolo:
2.2.1. Modelo de Autocontrolo de Thoresen e Mahoney
2.2.2. Modelo de Autoadministração de Kanfer
2.2.3. Modelo de Autorregulação de Bandura
2.3. Modelos das aptidões de confronto:
2.3.1.Modelo de Resolução de Problemas de D´Zurilla e Goldfried
2.3.2. Modelo transacional do stress de Lazarus e Folkman
2.3.3. Treino de inoculação do stress de Meichenbaum
2.4. Modelos de Reestruturação Cognitiva:
2.4.1. Terapia Racional Emotiva de Ellis
2.4.2. Terapia Cognitiva de Beck
2.4.3. Treino de Auto-Instrução de Meichenbaum
Métodos de Avaliação
De acordo com RGACC, a avaliação integra 2 modalidades: contínua e final.
Avaliação contínua:
Frequência de 70% das aulas
Realização de 2 testes
Avaliação final:
A/O estudante pode optar por realizar apenas uma prova de frequência ou de exame, no final do semestre ou do ano letivo.
Recursos Didácticos
Computador, projetor, quadro, artigos científicos.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Modelos, teorias, comportamentalistas, cognitivistas.
Bibliografia Principal
Autor | Joyce-Moniz, L. |
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Título | Modificação do comportamento: teoria e prática da |
Edição | 5ª |
Local | Lisboa |
Editora | Livros do Brasil. |
Ano | 2005 |
Autor | Gonçalves, 0. |
Título | Terapias Cognitivas: Teorias e práticas |
Edição | 4.ª |
Local | Porto |
Editora | Edições Afrontamento. |
Ano | 2004 |
Autor | Dobson, K. S. |
Título | Handbook of cognitive-behavioral therapie |
Edição | 3rd |
Editora | Guilford Press. |
Ano | 2010 |
Bibliografia Complementar
Autor | Gonçalves, 0. Coimbra: Quarteto. |
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Título | Introdução às Psicoterapias Comportamentais |
Autor | Beck, J. S. |
Título | Cognitive behavior therapy: basic and beyond |
Edição | 2nd |
Local | NY |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2011 |