FCEE :: PÓS-GRADUAÇÃO EM PESSOAS, MARCA E COMUNICAÇÃO

CURSOS / PÓS-GRADUAÇÃO EM PESSOAS, MARCA E COMUNICAÇÃO

 

BROCHURA

 

CANDIDATURA ON-LINE

 


Direção Científica

Elizabeth Real de Oliveira, Prof.ª Doutora


Apresentação

A indústria 5.0 é uma buzzword ou é uma realidade? As organizações encontram-se preparadas? O foco não é a tecnologia pois os desafios são voltados para as pessoas, dentro e fora da empresa. No sentido de avançar para a Indústria 5.0 é crucial que as organizações avancem com as suas capacidades digitais com uma abordagem passo-a-passo. Tal inclui ter uma estratégia, criar projetos-piloto iniciais, equacionar como podem melhor organizar a análise de dados, e desenvolver soluções completas de produtos e de serviços para os clientes (internos e externos).
A era digital coloca um conjunto de desafios às empresas para além da gestão dos dados e da informação. Estes desafios passam pela criação de uma cultura digital interna e a formação, comunicação interna e externa, bem como a gestão e atração de talento. As organizações vão ter de desenvolver conjuntos de competências digitais em torno de uma estratégia digital criativa, tecnologia e arquitetura, bem como design em termos da experiência do utilizador. Há também os desafios colocados pela cibersegurança, a perda de dados, a regulamentação e legislação, ou a privacidade dos dados.


Objetivos

Os principais objetivos desta Pós-Graduação são dotar os participantes com uma visão holística da indústria 5.0 e prepará-los para os seus desafios. Com uma abordagem eminentemente prática, os participantes terão a possibilidade de contactar com empresas e especialistas na matéria.


Destinatários

Titulares de licenciaturas em Gestão, Economia, Marketing, Recursos Humanos, Contabilidade, Psicologia e Engenharia e outras áreas científicas próximas ou afins.
Os estudantes finalistas das respetivas licenciaturas poderão ser admitidos à frequência de unidades curriculares avulsas.


Ensino e avaliação

Ensino presencial e/ou online: exigida a presença em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular;

Regime de avaliação: Avaliação contínua com trabalhos e/ou exame final escrito em cada unidade curricular.

Titulação

A aprovação em todas as unidades curriculares desta Pós-Graduação confere o direito à passagem de um certificado de Pós-graduado em Pessoas, Marca e Comunicação. Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, terão  direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.


Plano de estudos

Indústria 5.0 (2 horas)
Conteúdo programático: Módulo de Introdução à Pós-Graduação cujo objetivo é o de contextualizar a Indústria 5.0 e os seus principais desafios e problemas derivados da total digitalização dos ativos físicos e na sua integração em ecossistemas digitais com os vários fornecedores da cadeia de valor.
Corpo docente: Elizabeth Real de Oliveira. Diretora da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa do Centro Universitário Lusíada – Norte. Coordenadora da Pós-Graduação. Investigadora integrada do COMEGI na área das Pessoas e Tecnologia. Doutora em Gestão pela University of Glamorgan, Reino Unido. Conta no seu currículo, entre outras, com a sua colaboração em empresas como a Arthur Andersen (atual Deloite) e a Sonae Distribuição.

Estratégia e Avaliação  (16 horas)
Conteúdo programático: A estratégia irá definir todos os passos a seguir para que a empresa se torne digital. É necessário avaliar a atual maturidade digital e definir objetivos claros para os próximos anos; dar prioridade a medidas que irão trazer maiores benefícios à empresa; identificar os modelos de negócio mais atuais. Estratégias de co-inovação. Empresas industriais versus serviços.
Corpo docente: Pedro Rodrigues; Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Rey Juan Carlos – Madrid; Mestre e Licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM); Professor Auxiliar na Universidade Lusíada no Porto; Investigador nas áreas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes no COMEGI.

Liderança e Cultura (12 horas)
Conteúdo programático: “Quando você achar óbvio, já é tarde”. A liderança da empresa deve estar alinhada e disposta a suportar e defender a abordagem a seguir. Empresas disruptivas possuem líderes disruptivos porque líderes disruptivos constroem e sedimentam organizações disruptivas. Pressupõe um alinhamento sistémico de propósito entre liderança e organização, abrangendo toda a cultura corporativa. Este módulo aborda conceitos da psicologia positiva, inteligência emocional e liderança estratégica, organizacional e situacional e tem como objetivo principal apresentar ações práticas de como liderar eficazmente na era das organizações exponenciais e da indústria 5.0.
Corpo docente: Jorge Figueiredo; Doutorado em Gestão pela Universidade de Vigo; Investigador do COMEGI na área dos Recursos Humanos; Professor na Universidade Lusíada no Porto.

Comunicação e Social Media (16 horas)
Conteúdo programático: De acordo com um estudo da Microsoft a capacidade de atenção de um peixe dourado é, em média, de nove segundos e a do ser humano é, hoje, 8 segundos. Comunicar eficazmente e nos meios adequados é hoje fundamental para as organizações. Neste módulo serão exploradas técnicas de comunicação e desvendados os segredos das redes sociais e como tirar o melhor partido destas ferramentas.
Corpo docente: Joel Vaz; Doutorado em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho, licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP. Foi, até 2020, Atualmente lidera um projeto próprio na área da comunicação digital e é Professor Auxiliar na Universidade Lusíada no Porto.

Employer Branding 360º  na atração e gestão do talento (20 horas)
Conteúdo programático:  Criar uma marca empregadora consistente é um dos objectivos de qualquer empresa. Quando se trata de atrair, desenvolver e reter talento, o Employer Branding é a força estratégica pois materializa o que uma organização tem para oferecer aos potenciais e atuais colaboradores. Este módulo ajuda a compreender como co-existir e captar talento em gerações muito diferenciadas (babyboomers, geração x, millenials e geração z).
Corpo docente: Prof. Doutora Paula Arriscado (Diretora da Divisão Corporativa Pessoas, Marca e Comunicação, Grupo Salvador Caetano) e Dra. Bianca Sousa (Coordenadora de Employer Branding, Grupo Salvador Caetano)

Human-centred Design (12 horas)
Conteúdo programático: O Design com o foco nas pessoas é um modelo de resolução de problemas onde as pessoas são parte do problema e da solução. Essencialmente, para desenhar produtos / serviços de sucesso é preciso que se crie com a intenção de resolver um problema ou melhorar um aspeto da vida do cliente (interno ou externo).
Corpo docente: Dr. Pedro Teixeira, Partner and Human Engineer na Lemonworks e Human Engineer na Mindera. Licenciado em Psicologia pela Universidade Lusíada do Porto.

Actionable Data Insights (16 HORAS)
Conteúdo programático: Não é segredo que os negócios atualmente são data driven. Com o aumento exponencial dos dados e informação, torna-se imperativo conhecimento que permita entender a relação entre a ciência de dados e o Big Data, assim como as suas ferramentas. Actionable data insights irá fornecer aos participantes ferramentas e domínio das técnicas de big data analytics.
Corpo docente: Eng.º Paulo Ribeiro. É atualmente Head of Engineering na Farfetch. Engenheiro de Sistemas pela Universidade do Minho, passou por empresas como a Tlantic e a Sonae Distribuição.

Cibersegurança e Legislação (16 Horas)
Conteúdo programático:  A evolução exponencial das tecnologias de informação e a quantidade de dados gerados de forma estruturada e não estruturada estão hoje a criar novos e constantes desafios às organizações e aos gestores. Neste módulo serão abordados os riscos inerentes à cibersegurança e proteção de dados, apresentadas soluções para mitigar os mesmos através das várias dimensões de gestão do ponto de vista de processos e de legislação.
Corpo docente: Joaquim Machado. Diretor do Serviço de Infraestrutura Tecnológica e Segurança da Informação do Instituto Nacional de Estatística (INE). Licenciado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Lusíada de Lisboa e tem uma Pós-graduação em Software de Código Aberto pelo ISCTE.

Masterclasses & Case Studies (12 Horas)
As sessões de masterclass e de case studies serão apresentadas por especialistas nos diversos tópicos do curso de Pós-Graduação. Os participantes terão ainda a possibilidade de visitar o contexto empresarial de diversas organizações decorrendo a masterclass no seio das empresas nossas parceiras.


Duração, horário e local de funcionamento

A Pós-Graduação tem a duração de 122 horas e decorrerá entre o mês de outubro de 2022 e janeiro de 2023, dois dias por semana, em horário pós-laboral, sextas-feiras (18h30-21h30) e sábados (9h00-13h00).


Prazos de candidatura e inscrição

Candidaturas: até 30 setembro de 2022
Início das aulas: outubro de 2022


Custos de candidatura, inscrição e propina

Candidatura: 105€
Propina: 1200€
Comparticipação no seguro escolar: 55€

Documentação necessária para a candidatura

Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura


Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.


Informações

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2022-02-22 10:27