IPCE :: PÓS-GRADUAÇÃO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NA LEITURA

CURSOS / PÓS-GRADUAÇÃO EM AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NA LEITURA

 

BROCHURA

 

CANDIDATURA ON-LINE

 


Comissão científica

Joana Cruz, Prof.ª Doutora
Sofia Mendes, Prof.ª Doutora
Sofia Marques, Prof.ª Doutora


Apresentação

Com o decreto-lei 54/2018 de 06 de julho, o currículo e as aprendizagens dos alunos constituem, atualmente, o centro da atividade da escola. O desafio atual da escola afasta-se da conceção de que é necessário categorizar para intervir, enfatizando a necessidade de encontrarem formas de lidar com a diferença, adequando os processos de ensino às caraterísticas e condições individuais de cada aluno/a, mobilizando os meios de que a escola dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa.
À luz deste novo paradigma educativo, a aprendizagem da leitura é perspetivada através de modelos curriculares flexíveis e do acompanhamento e monitorização sistemático da eficácia das intervenções implementadas, que englobam as respostas educativas necessárias para cada aluna/o adquirir a proficiência na leitura.
Face à mudança de paradigma de intervenção é relevante a possibilidade de os/as psicólogos/as poderem atualizar conhecimentos sobre a aprendizagem da leitura e sobre competências de avaliação e intervenção à luz dos sistemas multinível de suporte.


Objetivos

Compreender a conceptualização e os modelos teóricos explicativos do processo de aprendizagem da leitura.
Conhecer as diferentes etapas do processo de aprendizagem da leitura
Conhecer os indicadores e os processos subjacentes à avaliação de competências de leitura.
Compreender o papel da avaliação e da monitorização sistemáticas na implementação de intervenções multinível
Conhecer a legislação atual e adotar práticas coerentes
Conhecer práticas baseadas em evidência na promoção da leitura.
Conhecer práticas baseadas em evidência na prevenção e remediação das dificuldades de aprendizagem da leitura.


Destinatários

Psicólogos.
Psicólogos Júnior.
Licenciados em Psicologia.


Ensino e avaliação

Ensino: as aulas serão sempre ministradas a partir do campus da Universidade Lusíada, no Porto, podendo os estudantes optar sempre pela participação presencial e/ou a distância. A avaliação inclui a realização de um trabalho final e uma assiduidade de 70% das aulas (contabilizadas pela participação presencial e/ou a distância).


Titulação

A avaliação contínua decorrente da presença, física e/ou a distância, num mínimo de 70% das aulas e a aprovação no trabalho final a realizar sobre uma das temáticas do programa confere o direito à passagem de um diploma de aprovação no curso de pós-graduação em Avaliação e Intervenção na Leitura.


Plano de estudos

Módulo Horas Docente

Módulo 1
Conceptualização e modelos teóricos do processo de aprendizagem da leitura

6 horas Prof. Doutora Diana Alves

Módulo 2
Promoção da leitura na Educação Pré-Escolar

10 horas Prof. Doutora Sofia Mendes

Módulo 3
Prevenção das Dificuldades de Aprendizagem da Leitura no 1º CEB – Descodificação e Fluência de Leitura

6 horas Prof. Doutora Joana Cruz

Módulo 4
Prevenção das Dificuldades de Aprendizagem da Leitura no 1º CEB – Compreensão da Leitura

4 horas Prof. Doutora Irene Cadime

Módulo 5
Remediação das Dificuldades de Aprendizagem da Leitura

4 horas Prof. Doutora Diana Alves

Módulo 6
Prática supervisionada em contexto educativo – Educação Pré-Escolar

15 horas Prof. Doutora Sofia Mendes

Módulo 7
Prática supervisionada em contexto educativo – 1º CEB

15 horas Prof. Doutora Sofia Marques

Módulo 8
Projeto de Investigação/Intervenção

12 horas Prof. Doutora Joana Cruz

Corpo Docente

Prof. Doutora Joana Cruz
Licenciada em Psicologia pela FPCEUP
Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada no Porto.

Prof. Doutora Sofia Mendes
Licenciada em Psicologia pelo ISMAI
Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela FPCEUP
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada no Porto

Prof. Doutora Sofia Marques
Licenciada em Psicologia pelo ISMAI
Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho
Professora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada no Porto.

Prof. Doutora Diana Alves
Licenciada em Psicologia pela FPCEUP
Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Porto
Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Prof. Doutora Irene Cadime
Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho
Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho
Investigadora Auxiliar da Escola de Psicologia da Universidade do Minho


Duração, horário e local de funcionamento

O curso tem um total de 72 horas.
horário: Sábados das 09:00 às 13:00h
Universidade Lusíada – Norte (Porto)


Prazos de candidatura e inscrição

Candidaturas: até 30 setembro de 2022
Início das aulas: outubro de 2022


Custos de candidatura, inscrição e propina

Candidatura: 105€
Propina: 700€
Comparticipação no seguro escolar: 55€


Documentação necessária para a candidatura

Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura


Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.


Informações

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2022-02-22 10:29