CURSOS / CURSO LIVRE EM SKETCHING CRIATIVO PARA DESIGN

 

BROCHURA

 

CANDIDATURA ON-LINE

 


Coordenação

Prof. Doutor Rui Alexandre


Apresentação

SKETCHING CRIATIVO PARA DESIGN tem como base as seguintes palavras-chave:
Imagem, Criatividade, Comunicação, Novas Tecnologia, Emoção.
Num mercado cada vez mais competitivo e guiado pela inovação, o domínio de técnicas de esquisso e esboço nos processos de design torna-se essencial para estudantes e profissionais que procuram criar soluções relevantes, funcionais e emocionalmente envolventes. Neste contexto, o sketching não é apenas uma ferramenta de comunicação visual, mas também um instrumento diferenciador para explorar ideias, solucionar problemas e construir narrativas impactantes.
Esta Especialização em Sketching surge como resposta à necessidade de formar profissionais capazes de unir a criatividade e a estratégia no desenvolvimento de produtos cada vez mais adaptados às necessidades dos utilizadores. Com uma abordagem que integra técnicas de imagem, sketching (analógico e digital), análise funcional e morfológica, pesquisa de utilizador, e ferramentas de design emocional, este programa promove o desenvolvimento de competências que vão além da componente técnica e expressiva, explorando o potencial do design como meio de inovação, expressão e transformação na sociedade de consumo atual. Para tal são ainda consideradas as novas tecnologias bem com as ferramentas de Inteligência Artificial (IA).

Concluindo, esta especialização oferece uma visão prática, orientada ao mercado, permitindo que os participantes apliquem os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de projetos autorais e estratégicos. Ao longo do programa, os participantes terão contato com especialistas e profissionais da área e recursos tecnológicos avançados, garantindo uma formação completa e alinhada às necessidades contemporâneas.

Objetivos

- Capacitar profissionais para o uso do esquisso e esboço como ferramenta essencial à concepção, comunicação e desenvolvimento de projetos de design;
- Explorar técnicas de sketching avançadas, manuais e digitais, adaptadas ao contexto profissional;
- Incorporar conceitos de design emocional, focados na criação de experiências e conexões significativas com os utilizadores e, na relação corpo-espaço-objeto, através do sketching;
- Promover habilidades de resolução de problemas e pensamento criativo aplicados a desafios de design e inovação;
- Preparar os participantes para liderar projetos de design estratégicos e colaborativos em diferentes indústrias.


Destinatários

Este curso livre está aberto a um amplo público para que a partilha de conhecimentos e a massa crítica seja diversificada e rica em termos de partilha de conhecimentos:
- Alunos do ensino profissional ou superior e recém designers de comunicação, produto, e/ou interiores que desejem aprimorar suas competências de sketching e, respetivas ferramentas e processos criativos;
- Profissionais com ou sem formação superior nas áreas das artes visuais e áreas contíguas (ex. arquitetura e engenharia) interessados em aprofundar os conhecimentos na comunicação de projetos;
- Professores de artes visuais e/ou profissionais em transição de carreira que procurem especialização em técnicas de desenho com foco no esquisso e esboço analógico e digital;
- Outros interessados que queiram aprofundar técnicas de comunicação de conceitos, ideias e projetos.


Ensino e avaliação

Ensino: As aulas são ministradas na Universidade Lusíada com possibilidade de participação a distância; toda a avaliação é presencial.
Neste curso livre pretende-se promover condições para que o participante entenda e coloque em prática o ato de sketching de forma ágil e consciente e que possam demonstrar processo e resultados evidentes.
Neste sentido desenvolver-se-ão todas as componentes pedagógicas programáticas através de pequenos blocos operativos. O método de ensino será composto por blocos expositivo com debates e, também de cariz prático. No que corresponde à componente expositiva pretende-se a transmissão dos conteúdos do programa sendo apresentados estudo de caso em design. No que respeita à vertente prática serão realizados exercícios de análise e representação de objetos e, de acompanhamento (individual ou em grupo) ao desenvolvimento projetual proposto em exercícios específicos. Durante este processo propõe-se exercícios com recurso aos conteúdos expostos no sentido de estimular técnicas, sistemas, códigos, modelos e processos de análise e representação gráfica. No final será proposto um projeto individual que será acompanhado através de mentoria individual que apoie o desenvolvimento dos projetos.
As aulas terão apoio online (Moodle e/ou Teams) para organização de recursos, bibliografia e estudos de caso, para consulta extra-aula.

Avaliação: Os momentos de exercícios laboratoriais e de avaliação final exigem a presença física do participante e serão acordados com o docente no início de cada módulo.

A avaliação deste curso será feita a partir de um Projecto Final

Titulação

A presença em pelo menos 70% das aulas e uma classificação positiva na avaliação conferem o direito à aprovação com atribuição de certificado de Curso Livre em SKETCHING Criativo para DESIGN.

No caso de não entrega do Projecto Final e caso seja verificada a presença efetiva num mínimo de 70% das aulas dos módulos, é emitido um certificado de presença.

Estrutura curricular e conteúdos programáticos

Módulos Curriculares

Tempo de Trabalho (horas)

Docente  

  Fundamentos da Imagem e fotografia

10 horas

Prof. Doutor Hugo Carvalho

  Design Estratégico e Criatividade

5 horas

Prof. Doutora Raquel Antunes

  Sketching analógico

10 horas

Prof. Doutor Rui Alexandre

  Design Centrado no Utilizador

5 horas

Prof. Doutora Benedita Camacho

  Sketching no mundo digital

10 horas

Prof. Doutor João Queirós

  Projeto Final (mentoria)

10 horas

Prof. Mestre Bernardino Gomes
(e restantes docentes)

Total

50 horas

 

 

 

Tópicos programáticos

1. Fundamentos da Imagem na perceção e vínculo afetivo
    (Perceção visual e das relações emocionais entre formas, cores e utilizadores no contexto do design)
1.1 Introdução à perceção visual no design
- Interpretação das formas, cores e composições visuais;
- Fundamentos da gestalt: proximidade, continuidade, contraste e unidade;
- Exemplos de design que exploram perceção para impactar o utilizador.
1.2 Formas e significados emocionais
- Impacto psicológico das formas geométricas e orgânicas;
- Relações entre simetria, assimetria e equilíbrio emocional;
- Estudos de caso sobre como formas criam vínculos afetivos;
- O papel do sketching na comunicação da expressividade e emoção das formas;
- Análise funcional e morfológica dos produtos.
1.3 Cor e comportamento dos materiais no vínculo emocional
- O papel da cor na ativação emocional e nas associações culturais;
- Texturas e materiais como meio de comunicação sensorial.

2. Design Estratégico e Criatividade
    (Técnicas e estratégias criativas para resolver problemas complexos e propor soluções diferenciadas)
2.1 Introdução ao design estratégico
- Importância do alinhamento entre design e objetivos estratégicos;
- Exemplos de design como ferramenta de inovação.
2.2 Técnicas de geração de ideias
- Métodos de brainstorming e mapeamento de ideias;
- Exploração de pensamento lateral e criativo.
2.3 Aplicação prática ao design estratégico
- Estudos de caso: projetos criativos e impacto estratégico;
- Lançamento e desenvolvimento do conceito para um problema real.

3. Sketching Analógico
  (Habilidades manuais de desenho como ferramenta expressiva e funcional no design)
3.1. O desenho nos objetos
- Relação corpo-espaço-objeto;
- Funções do desenho através do esquisso e esboço;
- Sistemas, suportes e materiais de representação;
- A grelha estrutural e a perspetiva;
- Desenho medido e desenho diagramático;
- Desenho de contorno e desenho de massas;
- Valores tonais no desenho e estudo do volume.
3.2. Leitura, compreensão, análise e representação de objetos de design referenciais;
3.3. O desenho como ferramenta criativa e especulativa ao processo de design.

4. Design Centrado no Utilizador
    (Métodos de pesquisa do utilizador e aplicação no desenvolvimento de produtos e serviços)
4.1 Princípios do design centrado nos utilizadores
- O papel do utilizador no processo de design;
- Diferenças entre design centrado no produto e no utilizador.
4.2 Métodos de pesquisa de utilizador
- Entrevistas, observação e mapeamento de jornada do utilizador;
- Análise e síntese de dados.
4.3 Criação de soluções baseadas no utilizador
- Integração de dados de pesquisa no design de produtos;
- Testes de usabilidade para validação de ideias.

5. Sketching no mundo digital
Domínio de softwares e dispositivos digitais para prototipagem e apresentações profissionais.
5.1.⁠ ⁠Introdução ao Sketching Digital
- Apresentação de dispositivos e ferramentas (tablets gráficos, iPads, e canetas Stylus);
- Configuração de softwares (Procreate, Adobe Fresco ou similares).
5.2.⁠ ⁠Técnicas Fundamentais de Sketching
- Exploração de pincéis e ferramentas básicas;
- Princípios de linhas, formas e camadas;
- ⁠Técnicas de sombreamento e textura.
5.3.⁠ ⁠Prototipagem ágil para Design
- Criação de wireframes e layouts rápidos para design gráfico e UX/UI;
- Representação visual de conceitos e ideias;
- Técnicas para storytelling visual.
5.4.⁠ ⁠Apresentações Profissionais
- Renderização e refinamento do sketch para apresentações;
- Exportação de arquivos para mockups e portfolios;
- Dicas para criar impacto visual nas apresentações.

6. Projeto Final de Design
    (Conclusão de um projeto prático integrando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso)
6.1 Planeamento do projeto
- Definição do tema e objetivos;
- Planeamento de etapas e cronograma.
6.2 Desenvolvimento de conceito e protótipo
- Pesquisa e criação de esboços;
- Prototipagem inicial e refinamento do design.
6.3 Apresentação final
- Preparação de apresentação gráfica e oral;
- Defesa do projeto perante colegas e docentes.


Corpo Docente

O corpo docente deste curso livre é composto por professores e profissionais na área do design, arquitetura, ilustração, e, profissionais de inovação com experiência de mercado:

Prof. Doutora Designer Benedita Camacho
Docente na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada;
Pós-doc em Design pela Universidade de Aveiro; Doutora em Design pela Universidade de Aveiro; Mestre em Design pela Universidade de Aveiro; licenciada em Artes Plásticas Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Prof. Mestre Designer Bernardino Gomes
Docente na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada;
Doutorando em Design na Universidade Lusíada Norte (Vila Nova de Famalicão); Mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho; Licenciado em Design Industrial pela Universidade Lusíada Norte.

Prof. Doutor Hugo Miguel Carvalho
Docente no Ensino Superior no ISCIA; CEO da NeuroIT; administração da Fisicare, Business Angel, investigador e Clínico, fundador de diversos projetos inovadores.
Possui uma formação diversificada desde o design às neurociências passando pela gestão e engenharia, comunicação bem como ciências da saúde, médicas e forenses. Doutorado em Neurociencias Aplicadas pela Universidade da Beira Interior. Especialista em ciências da comunicação e em marketing e publicidade, pelo ISCIA, Aveiro. Mestre em Design e Neurociências, pela universidade de Aveiro.

Prof. Doutor João Laranja Queirós
Docente na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada;
Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto em 1994. Doutorado pela Universidade de Valladolid em Arquitetura.
Em 1996 fundou o seu próprio escritório e desde esse tempo desenvolve trabalhos nas áreas de: habitação, equipamentos públicos, estruturas hospitalares, design de interiores e de objetos.

Prof. Doutora Raquel João Fialho Antunes
Docente na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada;
Doutorada em Design pela Universidade de Aveiro; Licenciada em Design pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, Politécnico de Leira; Bacharel em Design – ramo Cerâmica pela Escola Superior de Arte e Design, Politécnico de Leiria.

Prof. Doutor Rui Alexandre
Docente a tempo integral na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada. Doutor em Dibujo pela Universidade Politécnica de Valência; Mestre em Ensino das Artes Visuais pela Universidade de Aveiro; Bacharelado e Licenciado em Design do Equipamento pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD), de Matosinhos


Duração, horário e local de funcionamento

A duração do curso é de 28 horas; haverá duas edições: uma em setembro e outra em outubro, de 2024. Ensino presencial, nas instalações da Universidade Lusíada, no Porto.


Prazos de candidatura e inscrição

Candidaturas: até 31 de março de 2026
Início (previsto) de aulas: 22 de abril de 2026
Horário de funcionamento do curso: pós-laboral (2 dias/semana, no horário 18.00-22.00 horas)
Fim (previsto) de aulas: 17 de junho de 2026


Documentação necessária para a candidatura

Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura


Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.


Informações

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2025-03-13 13:59