CURSOS / PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA

 

BROCHURA

 

CANDIDATURA ON-LINE

 


Coordenação

Prof.ª Doutora Fátima Castanheira Geada
Prof.ª Doutora Isabel Cantista



Apresentação

A atual envolvente caracterizada por um elevado grau de incerteza, com um recurso crescente à utilização das tecnologias de informação veio alterar profundamente o processo de trabalho e a gestão das pessoas (em espelho, teletrabalho), obrigando a Auditoria Interna a ser reequacionada num contexto dinâmico, devendo a função estar devidamente regulada, estruturada, sendo cada vez mais um apoio efetivo e eficaz da gestão. A função Auditoria Interna está a ser fortemente desafiada, devendo manter os seus princípios fundamentais (integridade, independência, zelo profissional, alinhamento com os objetivos da organização) e ser dotada de recursos que permitam um alinhamento correto com o negócio. A função de Auditoria Interna terá de procurar uma comunicação cada vez mais efetiva e a utilização de novas fontes de informação e de novos instrumentos recorrendo à Inteligência Artificial, automação, pois cada vez mais o “Road Map” da auditoria irá exigir uma abordagem preditiva recorrendo a modelos, baseados em Big Data, “Data preparation”, Key-Risk Indicators e KPIs. O Auditor Interno deve manter o seu conhecimento holístico, o alinhamento, sem esquecer o empoderamento das pessoas dentro das organizações, contribuindo para uma melhoria contínua agindo como catalisador da transformação que estamos a viver, mantendo um pensamento critico, mas colaborante e motivador, estabelecendo pontes nas diferentes áreas dentro das organizações


Objetivos

Nesta pós-graduação visa-se que os/as participantes aprofundem os seus conhecimentos sobre os processos de avaliação de risco como base para a elaboração de Planos Anuais de Auditoria eficazes e devidamente alinhados com as preocupações do negócio. Dotar os técnicos de Auditoria e de Risco de instrumentos metodológicos nas suas dimensões teóricas e práticas, bem como dos meios alternativos de resolução eficaz e eficientes de um risk assessment transversal às organizações, numa perspectiva holística.

Os/as participantes terão a oportunidade de compreender e discutir as questões relevantes que a temática de cada módulo suscite, bem como explorar as soluções práticas, também a partir de casos reais e da análise de exemplos específicos de diferentes setores de atividade.


Destinatários

Licenciados/as em Gestão, Economia, Direito, Auditoria e Licenciados/as em Contabilidade, Licenciados/as em outras áreas cujas funções exijam conhecimentos relacionados com a Auditoria, Risco e Práticas Metodológicas de Risk Assessment.

Possibilidade de frequência de módulos avulsos.


Ensino e avaliação

Pós-graduação ministrada em língua portuguesa e integralmente online.
Pós-graduação com enquadramento teórica e conteúdos práticos aplicados.
O curso só funciona com um número mínimo de estudantes.

A avaliação é composta pela realização e defesa online de um trabalho final, perante júri constituído por dois dos Formadores com ponderação de 60%.

Titulação

A presença efetiva num mínimo de 70% das aulas de cada módulo e a aprovação num teste final (realizado a distância) confere o direito à passagem de um certificado de aprovação no curso de pós-graduação em Auditoria. Os participantes deverão ter a câmara ligada durante as sessões. A sua participação ativa em diversas atividades realizadas ao longo do curso têm o peso de 40%.

A participação em módulos individuais não confere direito à passagem de certificado de aprovação, mas, caso seja verificada a presença efetiva num mínimo de 70% das aulas do módulo, é emitido um certificado de presença.


Estrutura curricular e conteúdos programáticos

Módulos

Horas

Formador/Docente

Módulo 1
Auditoria Interna

20

Professora Doutora Fátima Castanheira Geada

Módulo 2
Auditoria Financeira

20

Drª Laura Santos

Módulo 3
Tecnologias Informáticas de Apoio à Auditoria Interna e ao Controlo Interno

20

Eng Pedro Santinhos

Módulo 4
Modelos de Risco

20

Professora Doutora Fátima Castanheira Geada
E
Dr Gonçalo Almeida

Seminário 1
Auditoria Interna e Inteligência Artificial

3

Investigador COMEGI/ Docente U. Lusíada

Seminário 2
Controlo Interno Custo ou Investimento

3

Investigador COMEGI/Docente U. Lusíada [a designar]

Avaliação – Trabalho com defesa oral

A definir face a número de participantes

[a designar júri 2 formadores]

TOTAL

86 horas




Corpo Docente

Profa Doutora Fátima Castanheira Geada
Licenciada em Economia no Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa, com Mestrado em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão e doutorada em Economia, na Universidade de Lisboa. Certificada pelo Institute of Internal Auditors, em CRMA ( Risk Manegement and assurance) e tendo a Certificação de Formação para Formadores; com  PG em Liderança pela Fundação Dom Cabral e Nova Business School e PG em Auditoria MIT-Londres
Docente universitária e Investigadora Integrada do COMEGI – Centro de Investigação de Organizações, Mercados e Engenharia Industrial. Membro do Conselho Estratégico do ISCAC. Colabora com o IDEFE.
A sua vivência profissional no âmbito empresarial tem vindo a ser desenvolvida sobretudo na área de controlo de gestão e Auditoria, tendo desempenhado, entre outras, as seguintes funções:  Administradora não executiva da TAP, SGPS,SA; Administradora da Empresa UCS – Cuidados de Saúde SA.
Atualmente é Vogal do Conselho Fiscal da PGA. Airlines, SA; Vogal do CF da TAPSGPS; Vogal do Conselho Fiscal da GALP, SA e da Fundação GALP.

Drª Laura Santos
Mestre em Contabilidade Avançada e Fiscalidade pelo ISCTE / INDEG e licenciada em Gestão pelo ISCTE.
CFO do negócio Energy Management na Galp desde 2023.
Diretora Auditoria Interna e membro da Comissão de Ética e Conduta da Galp entre 2019 e 2023. Auditor externo da PwC entre 2006 e 2019. Revisora Oficial de Contas.

Engº Pedro Santinhos
Licenciado em Engenharia IST, RisK Assurance Diretor da PWC.Formador da OROC. Docente Convidado do IDEFE. Mentor Pitch Bootcamp

Dr. Gonçalo Almeida
É Senior Manager na área de Forensic Services da PwC Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique. Licenciado em Economia pelo ISEG e com Pós graduação em Management and Business Consulting pelo IDEFE, tem mais de dez anos de experiência profissional na prevenção, deteção e investigação de fraude, corrupção e outros tipos de irregularidades.
Integrou a equipa de Forensic Services da PwC em 2013, sendo atualmente umdos responsáveis pela coordenação de projetos relacionados com auditorias forenses, prevenção da corrupção, litígios / dispustas e implementação / operação de canais de denúncias.
Com extensa experiência em diversos setores de atividade, o Gonçalo é ainda coordenador e formador de cursos relacionados com a prevenção e investigação de fraude e com a prevenção da corrupção.


Duração, horário e local de funcionamento

A pós-graduação tem 4 Módulos e 2 seminários obrigatórios, distribuídos por um total de 86 horas, ministradas dois dias por semana em horário pós-laboral (18:30 – 22:30 e 18:30 – 21:30) e do período de avaliação na 14.ª semana (18:30-20:30)
A pós-graduação prolonga-se por 14 semanas, interrompendo-se a lecionação em períodos de férias.
Será utilizada a plataforma Microsoft Teams para a lecionação das aulas e apresentação do trabalho


Prazos de candidatura e inscrição

Candidaturas até 30 de junho de 2025
Para candidaturas aceites, a inscrição e o pagamento da propina e comparticipação no seguro escolar
Início do curso: 17 de outubro de 2025
A abertura da pós-graduação depende de um número mínimo de participantes na pós-graduação.


Documentação necessária para a candidatura

Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura


Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.


Informações

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2025-03-14 09:31