CURSOS / PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS

 

BROCHURA

 

CANDIDATURA ON-LINE

 


Coordenação

Prof. Doutor Joel Vaz



Apresentação

As novas tecnologias de informação e comunicação não só têm vindo a revolucionar negócios em setores ditos tradicionais, como têm também dado origem a novos negócios, afirmando o potencial conhecido em termos científicos de as novas tecnologias criarem novas ondas de desenvolvimento económico e social.
O crescimento da economia digital cresce a um ritmo constante, que é o quádruplo dos restantes setores económicos e afirma-se como o setor de atividade, com uma maior procura de profissionais qualificados, o que se reflete nas remunerações oferecidas. Esta realidade não irá desaparecer nos médio e longo prazos, pelo contrário ir-se-á manter, a digitalização faz parte da evolução de um modelo de desenvolvimento, que pode contribuir para uma maior qualidade de vida em todos os setores económicos de atividade e em todo o mundo. Estas são as razões que fundamentam o lançamento da primeira pós-graduação em Gestão de Negócios Digitais no mercado português.
Os desafios da economia digital e a gestão estratégica e operacional dos negócios digitais requerem profissionais com conhecimentos e competências específicas e que englobam conceitos inovadores e algumas vezes disruptivos na gestão, ao mesmo tempo que necessitam de integrar conceitos de design e de tecnologia, que até agora não são tratados nos cursos tradicionais de gestão de empresas.

Esta pós-graduação, reúne conteúdos das áreas científicas da Gestão no mundo digital, com ênfase no Marketing, Análise de dados, Design e Tecnologia.

Objetivos

Esta pós-graduação propõe um modelo de aprendizagem solidamente fundamentado por conteúdos teóricos, mas fortemente ligado à realidade da economia e gestão digital, com testes e exemplos práticos dentro das áreas específicas que integram esta pós-graduação, que levem a um domínio dos temas tratados.  Pretende qualificar profissionais que estejam a trabalhar em empresas de base tecnológica, ou em transição para modelos digitais de negócio, mas que sintam necessidade de desenvolver as suas competências especificamente na área de marketing.
Pretende-se promover o empreendedorismo digital nas suas duas vertentes: criação de empresas, ou inovação digital dentro de empresas já existentes. Estes profissionais serão capazes de dirigir, integrar ou empreender promovendo a mudança dentro das organizações, independentemente do setor económico de atividade.
Esta pós-graduação qualifica para o exercício de profissões como gestão de eCommerce, eMarketplaces, Transição Digital, Comunicação Tecnológica, Social Commerce, Redes Sociais, Omnicanal, Analista de Marketing Digital, entre outras. Paralelamente, as competências adquiridas serão também relevantes na interligação entre diferentes departamentos de uma organização típica, podendo comunicar ou desempenhar, tarefas conjuntas com os departamentos de marketing, administração, tecnologias de informação e informática e design.

Nesta pós-graduação a vertente da sustentabilidade ambiental e social não é esquecida, sendo referidas as implicações que a economia digital traz consigo, tendo em conta objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU para 2030 e subscritos pela grande maioria dos países.

Destinatários

Licenciados, de preferência:

  • Profissionais que já desempenhem funções em áreas ligadas ao marketing digital e que pretendam adquirir ou solidificar conhecimento e boas práticas.
  • Diretores, executivos e cargos de chefia que pretendam adquirir conhecimento em gestão de negócios digitais e na gestão de diferentes departamentos ligados aos domínios digitais.
  • Diretores de marketing, tecnologias e sistemas de informação, design, eCommerce, recursos humanos e consultores.
em gestão, marketing, economia, design, engenharia, ou outras, que pretendam adquirir conhecimentos específicos e avançados na gestão de negócios digitais.

Ensino e avaliação

Pós-graduação ministrada em língua portuguesa e em formato presencial à exceção dos webinares. Os webinares, assim identificados na estrutura curricular, decorrerão exclusivamente em formato online / a distância.
Paralelamente às atividades letivas de enquadramento teórico e aplicação prática, serão aplicadas atividades extracurriculares que contemplem visitas a empresas e seminários / webinares que abordem temas emergentes com especialistas nacionais ou internacionais.

A classificação final do curso decorre da avaliação (escrita com defesa oral presencial) de um único “Projeto 360º”, a ser entregue no final da pós-graduação.

Titulação

A presença efetiva num mínimo de 60% das aulas de cada módulo e a aprovação no projeto final confere o direito ao certificado de aprovação no curso de pós-graduação em Gestão de Negócios Digitais.

A participação em módulos individuais não confere direito à passagem de certificado, mas, caso seja verificada a presença efetiva num mínimo de 60% das aulas do módulo, é emitido um certificado de presença.

Estrutura curricular e conteúdos programáticos

MÓDULO

HORAS

DOCENTE

A Sustentabilidade

4

Prof. Doutora Isabel Cantista

A Economia Digital

4

Prof.ª Doutora Erika Laranjeira

Design Thinking

8

Prof. Doutora Raquel Antunes

Marketing

8

Prof. Doutor Jorge Campos

Gestão e Empreendedorismo

8

Prof. Doutor Carlos Martins

Direito Digital

8

Prof. Doutor Alberto Ribeiro de Almeida

Marketing Digital

8

Prof. Doutor Joel Vaz

Gestão de Pessoas no Contexto Digital

8

Prof. Doutora Rita Santos Silva

Marketing Automation

8

Prof. Doutor Pedro Rodrigues

A gestão de processos de inovação

8

Prof. Doutora Isabel Cantista

Publicidade Digital

8

Dr. André Barbosa

Ferramentas de Design

10

Prof. Doutora Ana Quintas

Programação

10

Prof. Doutor Francisco Maia

Bases de Dados e Sistemas de Informação

10

Prof. Doutor Francisco Maia

Web Analytics

10

Dra. Bárbara Matos

Gestão de Canais Omnicanal

10

Prof. Doutor Carlos Martins

Web Design e User Experience

10

Prof. Doutor Rui Lima

eCommerce e eMarketplaces

10

Prof. Doutor Joel Vaz

Gestão da Inovação em TIC

10

Prof. Doutor Bruno Ferreira

Webinar Search Engine Optimization

2

Convidado(a) externo

Webinar Social Media

2

Convidado(a) externo

Webinar Data Science

2

Convidado(a) externo

Apresentação e Avaliação – Projeto 360º

 

 

TOTAL

166

 




Corpo Docente

A proposta de corpo docente apresentada poderá sofrer alguma alteração por forma a adaptar esta pós-graduação ao ambiente empresarial e a domínios mais práticos / não exclusivamente teóricos num dado momento.

Professor Doutor Alberto Ribeiro de Almeida
Professor Auxiliar da Faculdade de Direito do Centro Universitário Lusíada no Porto;
Investigador no CEJEA – Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais;
Licenciado, Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra;
Autor de livros e diversos artigos (publicados em revistas nacionais e internacionais) especialmente no domínio do direito da propriedade industrial e intelectual, do direito comercial e do direito da concorrência;
Conferencista em diversos congressos e colóquios nacionais e internacionais sobre direito da propriedade industrial e intelectual, direito da União Europeia, direito comercial e direito da concorrência.
Orador em diversos cursos de pós-graduação.

Professora Doutora Ana Quintas
Licenciada em Design da Comunicação (Artes Gráficas) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É mestre em Som e Imagem (Artes Digitais) pela Universidade Católica do Porto. É doutorada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa. É, desde 1999, Professora no curso de Design da Faculdade de Arquitetura em Artes da Universidade Lusíada do Porto. Tem sido regente, nos últimos anos, das Unidades Curriculares de Tecnologias Digitais, Design Digital e Introdução à Multimédia. É investigadora do CITAD (Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design) com o Projeto de Investigação “Identidade(s) do Design Português (1933-1998)”.

Dr. André Barbosa
Licenciado em Marketing e em Gestão pela Universidade Lusíada Norte.
É o fundador da Aero Agency, uma agência de gestão de publicidade online especializada em ajudar negócios online a escalar suas vendas através de publicidade online em canais como Meta (Facebook e Instagram Ads) e Google Ads. Com uma formação acadêmica sólida e experiência empreendedora, André desempenha um papel fundamental na condução do sucesso e crescimento de diversos negócios por meio de estratégias de atração e conversão através de publicidade online.

Dra. Bárbara Matos
Mestre em Economia e Gestão Internacional e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Ana Bárbara Matos é Gestora de Marketing Digital na multinacional Stannah.
Anteriormente, trabalhou em agências de Publishing e Marketing Digital, nomeadamente na Adclick e na Wise Pirates, onde desenvolveu estratégias de Performance, SEO e Content Marketing para empresas nacionais e internacionais de diferentes setores. Paralelamente, tem-se dedicado à formação em Marketing Digital em instituições como FLAG e Porto Business School.

Professor Doutor Bruno Ferreira
Doutorado em Engenharia e Gestão Industrial, possui também um MBA-executivo, Mestrado e Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Informática, pela Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão.
Trabalhou como Investigador no departamento de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&i) do ISQ, com foco nas áreas de Inteligência Artificial, Observação da Terra e Deep Sea Mining.
Desempenha atualmente funções na DeepFocus como Engenheiro de Software sendo o responsável por todos os desenvolvimentos técnicos e estratégicos da organização.

Professor Doutor Carlos Martins
Doutorado em Gestão em 2012 pela Universidade Lusíada de Lisboa, Mestre em Gestão em 1993 pela Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão e Licenciado em Gestão e Administração Pública em 1984 pelo Instituo Superior de Ciências Sociais e Políticas. É Professor Auxiliar na Universidade Lusíada Porto, Consultor de Empresas (Estratégia e Marketing/Vendas) na empresa Carlos Costa Martins Lda e Professor Auxiliar no Instituto Politécnico da Maia. Possui 3 capítulos de livros. Recebeu 1 prémio / homenagens. Atua nas áreas das Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão, Organização e Gestão de Empresas - Lógicas Estratégicas, Modelos de Negócio, Empreendedorismo e Balanced Scorcard. Nas suas atividades profissionais interagiu com 7 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

Professora Doutora Erika Laranjeira
Professora assistente na Universidade Lusíada Norte - Porto e Famalicão. Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, desde 2007, e um Doutorada em Economia pela mesma Universidade em 2014, especializada na área da Economia da Saúde.
Iniciou a sua carreira profissional como economista no Ministério das Finanças entre 2008 e 2009 e como consultora na empresa Evigrade, Health Care Research and Consulting, Ltd., entre 2013 e 2014.
Investigadora sénior no COMEGI (Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial) e colaboradora externa no cef.UP (Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto). As suas principais áreas de investigação são Economia da Saúde e Economia Ambiental, com alguns artigos publicados nessas áreas.

Professor Doutor Francisco Maia
Doutorado em Ciências da Computação em 2015 no contexto do programa MAP-i das Universidades do Minho, Aveiro e Porto com um trabalho em sistemas distribuídos de muito larga escala. Autor de mais de 20 artigos em conferências internacionais de relevo e parte da equipa líder de inúmeros projetos nacionais e internacionais no INESC TEC e na Universidade do Minho de onde se destaca o projeto H2020 SafeCloud. Co-Fundador e Diretor Executivo da InvisibleLab, que oferece serviços especializados de desenvolvimento de software com particulares requisitos de escala e segurança. Professor Auxiliar convidado na Universidade do Minho e Professor Auxiliar na Universidade Lusíada. 

Professora Doutora Isabel Cantista
Doutorada em Gestão da Inovação pela Universidade de Sheffield (UK). Diretora da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Lusíada Norte – Porto e Famalicão. É ainda Professora Convidada na ISEM Fashion Business School – Universidade de Navarra, em Madrid no Máster Executivo de Gestão de Negócios de Moda, onde ensina Inovação na Moda.
Os seus interesses de investigação estão focados com a inovação que promova a sustentabilidade, com uma ênfase em tendências de consumo, novas tecnologias e novos modelos de negócio, tendo publicado artigos científicos e livros centrados no setor têxtil e Moda. Criou em 2008 a conferência internacional Global Fashion Conference, uma marca registada da União Europeia. Esta conferência tem um âmbito pluridisciplinar e posiciona-se como a única baseada no conceito de sistema setorial de inovação abrangendo as áreas de Economia e Gestão, Aspetos legais e regulamentares, Finanças Sustentáveis e Educação.
Antes de abraçar a carreira académica Isabel Cantista assumiu durante mais de uma década funções de Direção no Grupo Sonae.

Professor Doutor Joel Vaz
Doutorado em Marketing e Estratégia pelo consórcio das Universidades do Minho, Aveiro e Beira Interior; Pós-Graduado em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Universidade Lusíada; Mestre em Marketing pela Universidade Lusíada; Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP; Finalista na Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Informática pela Universidade Lusíada. Professor auxiliar na Universidade Lusíada, e professor convidado no IPCA, é também Investigador Sénior no COMEGI – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Engenharia Industrial da Universidade Lusíada, onde é responsável por projetos de investigação em marketing digital. Fundou e é CEO da empresa Seajure. Em termos empresariais desenvolveu a sua atividade empresarial no Grupo Cães de Pedra, durante oito anos, tendo sido Head of eCommerce das marcas Lion of Porches e Decenio.

Professor Doutor Jorge Campos
Jorge Pereira Campos é Professor Auxiliar em Marketing na Universidade Lusíada do Porto. A sua investigação centra-se no impacto da inteligência artificial na sociedade. Esteve envolvido em quatro projetos Horizon com foco no desenvolvimento e impacto de tecnologias de IA para a indústria da construção civil.

Professor Doutor Pedro Rodrigues
Professor Auxiliar do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada Lisboa; investigador no Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI), nas áreas de marketing, sustentabilidade e gestão de territórios.  Com experiência empresarial de 22 anos no setor das tecnologias, desenvolve hoje atividade empresarial, como empresário e consultor, e também na academia enquanto docente e investigador. Doutorado em Ciências Empresariais pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid, Licenciado e Mestre em Gestão de Marketing, docente nas áreas da Gestão, Marketing e Estratégia, A par da atividade académica desenvolve ainda atividade enquanto empresário no apoio à gestão de incentivos financeiros, projectos, bem como consultor em gestão e marketing em diversas empresas e organizações empresariais. 

Professora Doutora Raquel Antunes
Doutorada em Design pela Universidade de Aveiro.Professora Auxiliar do Centro Universitário Lusíada – Norte.
Membro integradodo Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD).

Professora Doutora Rita Santos Silva
Mestre e Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Formação Executiva em Gestão de Recursos Humanos (Executive Master) pela Católica Porto Business School. Professora Auxiliar Convidada do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos na Católica Porto Business School desde 2021. Tem experiência internacional consolidada na área de Recursos Humanos em empresas do setor tecnológico e desenvolve consultoria no domínio de orientação vocacional e de carreira a nível nacional. As suas publicações e interesses de investigação incluem o trabalho remoto, gestão estratégica de recursos humanos na era da transformação digital, desenvolvimento de competências transversais, empregabilidade, e educação e formação de adultos.

Professor Doutor Rui Lima
Doutorado em Informática, Telecomunicações e Redes. Administrador dos Sistemas CIUL. Professor Auxiliar na Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão.
Investigador no COMEGI - Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial.


Duração, horário e local de funcionamento

A pós-graduação é composta por 18 Módulos e 3 webinars, distribuídos por um total de 166 horas, ministradas dois dias por semana, quinta e sexta-Feira em horário pós-laboral (18:00 – 22:00h).


Prazos de candidatura e inscrição

Candidaturas até 30 de setembro de 2025.
Início do curso: outubro de 2025.

A abertura da pós-graduação depende de um número mínimo de participantes na pós-graduação.


Documentação necessária para a candidatura

Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura


Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.


Informações

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2025-03-14 09:32