CURSOS / ESPECIALIZAÇÃO EM ACOLHIMENTO RESIDENCIAL DE QUALIDADE E COM CARIZ TERAPÊUTICO

 

BROCHURA

 

CANDIDATURA ON-LINE

 


Coordenação

Prof. Doutora Sónia Rodrigues
Prof. Doutora Ana Meireles



Apresentação

Nas últimas três décadas, as casas de acolhimento (CA) de crianças e jovens em Portugal passaram por mudanças estruturais e funcionais substanciais, procurando adequar melhor os seus recursos e serviços às necessidades das crianças em acolhimento residencial (AR), aumentando, assim, a sua qualidade. No entanto, existem ainda muitos desafios a cumprir no sentido da promoção da qualidade do AR em Portugal, enquanto resposta integrada do sistema nacional de proteção e promoção, de modo a corresponder aos padrões de exigência dos standards de qualidade e guidelines/orientações internacionais mais atuais para o AR. Mesmo se este é um processo de melhoria contínua, a qualidade das CA está intrinsecamente dependente da implementação de formas eficazes de avaliação das necessidades individuais de cada criança, que se manifestam nos seus múltiplos contextos de vida, e derivam da sua história pessoal, dos recursos físicos e humanos das CA e, por fim, da adequação/correspondência entre estes estes dois elementos. O desafio é, pois, dar resposta integral e atempada às reais necessidades básicas, desenvolvimentais, educacionais/formativas, emocionais/afetivas, sociais/relacionais das crianças e jovens e, simultaneamente, respeitar os direitos das crianças e jovens acolhidos, divulgando, esclarecendo, promovendo, apoiando e incentivando o exercício desses direitos e conseguindo contrabalançar adequadamente o direito à proteção e à participação.
A formação e atualização contínua das equipas de cuidadores é essencial para o assumir de um modelo de intervenção que garanta uma atuação intencionalizada, coerente, articulada e ajustada à avaliação de necessidades realizada, suportada num modelo teórico adequado à população atual em acolhimento e que, tendo por suporte uma relação terapêutica segura, calorosa e respeitosa, permita às crianças e jovens acolhidos, sempre que possível em colaboração com as suas famílias, “curar as feridas do passado”, aumentar a sua resiliência e construir as bases para um futuro que lhes permita desenvolver integralmente as suas potencialidades.

De acordo com a forma como está organizado o sistema de promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens no nosso país, quando estas crianças e jovens chegam ao acolhimento residencial é, geralmente, porque falharam as medidas decretadas em meio natural de vida e/ou porque a gravidade da negligência, dos maus-tratos ou dos abusos sofridos justificam o afastamento temporário da família de origem. As experiências adversas precoces vivenciadas por estas crianças e jovens e a sua exposição a situações potencialmente traumáticas podem gerar um trauma-complexo e desencadear a exposição contínua a stress tóxico. Estas circunstâncias conduzem muitas vezes a dificuldades na gestão das emoções, como a raiva e a frustração, e a comportamentos considerados disruptivos, mas que traduzem a dor vivenciada pela criança ou jovem. Perceber os mecanismos subjacentes ao seu sofrimento permite-nos responder-lhe adequadamente.

Objetivos

Ao longo desta pós-graduação, tendo por base os conhecimentos científicos mais atuais e refletindo o que a Lei portuguesa consagra, serão abordadas temáticas que permitirão:

  • Conhecer a evolução histórica do Acolhimento Residencial, em paralelo com o reconhecimento gradual dos direitos das crianças;
  • Conhecer o Sistema Português de Proteção e Promoção dos Direitos das Crianças e a legislação em vigor aplicável ao Acolhimento Residencial;
  • Conhecer a situação atual do Acolhimento Residencial enquanto medida de proteção;
  • Reconhecer a complementaridade entre Acolhimento Residencial e Acolhimento Familiar e as razões da priorização conferida na Lei ao Acolhimento Familiar;
  • Reconhecer o conceito de Qualidade em Acolhimento Residencial e as suas dimensões;
  • Reconhecer o papel do Cuidador em Acolhimento Residencial;
  • Reconhecer a importância da avaliação de necessidades nas diferentes áreas de vida da criança/jovem para a fundamentação do PII;
  • Conhecer aspetos básicos do desenvolvimento infantil e juvenil aplicados ao acolhimento residencial;
  • Reconhecer o papel das experiências adversas precoces, do trauma e os problemas de saúde mental associados ao Acolhimento residencial;
  • Reconhecer a importância de trabalhar em colaboração com a família, com o sistema de proteção, a Escola, a área da saúde e as restantes entidades na comunidade;
  • Conhecer modelos teóricos em Acolhimento residencial e reconhecer a importância do assumir de um modelo que enquadre práticas baseadas em evidência;
  • Conhecer os pressupostos do modelo de cariz terapêutico (trauma-informed) em acolhimento Residencial;
  • Conhecer os documentos e procedimentos essenciais à estruturação de uma intervenção de qualidade em Acolhimento Residencial;
  • Reconhecer o papel da supervisão enquanto garante de um Acolhimento Residencial de qualidade.

Destinatários

Licenciados em ciências humanas e sociais (psicologia, serviço social, educação social, animação sociocultural, e outras).


Ensino e avaliação

Ensino: Pós-graduação ministrada em língua portuguesa e integralmente online.

Avaliação: A avaliação online é composta pela realização e apresentação de um trabalho final de projeto (individual ou em grupo) a realizar sobre uma das temáticas do programa,

Possibilidade de frequentar módulos avulso.  


Titulação

A presença efetiva num mínimo de 70% das aulas de cada módulo e a aprovação no trabalho final de projeto (individual ou em grupo) a realizar sobre uma das temáticas do programa, confere o direito à passagem de um certificado de aprovação no curso de pós-graduação em “Acolhimento Residencial de Qualidade e com Cariz Terapêutico (Trauma-informed)”.

A participação em módulos individuais não confere direito à passagem de certificado, mas, caso seja verificada a presença efetiva num mínimo de 70% das aulas do módulo, é emitida uma declaração de frequência dos respetivos módulos.


Estrutura curricular e conteúdos programáticos

MÓDULO

HORAS

DOCENTE

Módulo 1: Enquadramento histórico da evolução histórica do Acolhimento Residencial e dos direitos das crianças

4h

Doutora Sónia Rodrigues

Módulo 2: O sistema português de promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e a legislação em vigor aplicável ao Acolhimento Residencial;

4h

Dra. Márcia Lemos

Módulo 3: A situação atual do Acolhimento Residencial em Portugal

4h

Doutora Sónia Rodrigues

Módulo 4: Acolhimento Residencial / Acolhimento Familiar: razões da priorização conferida na Lei ao Acolhimento Familiar

4h

Doutora Vânia Pinto

Módulo 5: Qualidade em Acolhimento Residencial

12h

Doutora Sónia Rodrigues

Módulo 6: O papel do cuidador em Acolhimento Residencial

4h

Doutor João Pedro Gaspar

Módulo 7: Avaliação das necessidades individuais em acolhimento residencial e definição do Plano de Intervenção Individual (PII)

4h

Doutora Sónia Rodrigues

Módulo 8: Princípios básicos do desenvolvimento infantil e juvenil aplicados ao crescimento em acolhimento residencial: vinculação e desenvolvimento global

8h

Doutora Sofia Marques

Módulo 9: Experiências Adversas Precoces e suas consequências

4h

Doutora Sónia Rodrigues

Módulo 10: Saúde Mental em acolhimento residencial

4h

Doutora Joana Campos

Módulo 11: Relação, intervenção com a família e promoção da parentalidade positiva em acolhimento residencial

4h

Doutora Mariana Pereira

Módulo 12: Integração académica e trabalho com as escolas em acolhimento residencial

4h

Doutora Marta Teixeira Bastos

Módulo 13: Relação e trabalho com as áreas da saúde em acolhimento residencial

4h

Doutora Joana Campos

Módulo 14: Articulação com as entidades do sistema de proteção

4h

Dra. Márcia Lemos

Módulo 15: Trabalho em rede em acolhimento residencial e cooperação/integração na comunidade;

4h

Doutora Joana Antão

Módulo 16: Importância do brincar e de um ambiente lúdico em Acolhimento Residencial

4h

Doutora Joana Antão

Módulo 17: Modelos de intervenção em Acolhimento Residencial

4h

Doutora Sónia Rodrigues

Módulo 18: Acolhimento Residencial de cariz Terapêutico

16h

Doutora Sónia Rodrigues

Módulo 19: Documentos e instrumentos que suportam a intervenção em Acolhimento Residencial

4h

Doutora Sónia Rodrigues

Módulo 20: A promoção da autonomia e a preparação da saída do Acolhimento Residencial;

8h

Doutor João Pedro Gaspar

Módulo 21: A supervisão externa como garante de qualidade do Acolhimento Residencial

4h

Doutora Sónia Rodrigues

Módulo 22: Apresentação e avaliação do trabalho de projeto em Acolhimento Residencial

8h

Doutora Sónia Rodrigues




Corpo Docente

Doutora Sónia Rodrigues
Licenciada, Mestre e Doutora em Psicologia pela FPCEUP
Supervisora Externa de Casas de Acolhimento
Investigadora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento do Centro Universitário Lusíada – Norte, no Porto.

Prof. Prof. Doutora Sofia Marques
Licenciada em Psicologia pelo ISMAI
Doutora em Psicologia Clínica pela UM
Professora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, do Centro Universitário Lusíada – Norte, no Porto.

Prof. Doutor João Pedro Gaspar
Licenciado em Geologia e Mestre em Geociências pela FCTUC
Doutor em Psicologia da Educação com Pós-doutoramento em Educação Social pela FPCEUC
Investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20)

Prof. Doutora Vânia S. Pinto
Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA-IU
Doutora em Educação pela Universidade de Oxford
Professora Auxiliar na Universidade de Leeds Trinity

Dra. Márcia Lemos
Licenciada em Direito pela FDUC
Mestranda em Ciências Jurídico Forenses pela FDUC
Advogada e Mediadora Familiar

Doutora Joana Campos
Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela FEP- UCP
Doutorada em Psicologia pela FPCEUP
Investigadora da FPCEUP

Prof. Doutora Joana Antão
Licenciada em Psicologia pela FPCEUP
Doutora em Psicologia pela UA
Professora Adjunta no ISCIA

Doutora Marta Teixeira Bastos
Licenciada e Doutorada em Psicologia pela FPCEUP
Psicóloga no Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Investigadora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento da Universidade Lusíada– Norte, no Porto.

Doutora Mariana Pereira
Licenciada em Psicologia pelo ISMAI
Mestre Doutorada em Psicologia pela UM


Duração, horário e local de funcionamento

O curso tem um total de 120 horas.
Horário: Sextas das 18 às 22; Sábados das 09:00 às 13:00h
Universidade Lusíada – Campus do Porto


Prazos de candidatura e inscrição

Candidaturas: até – 30 de Setembro 2025
Início do curso: Outubro 2025


Documentação necessária para a candidatura

Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura


Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.


Informações

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2025-03-14 09:35