Erasmus / Erasmus Docentes / ERASMUS+ DOCENTES . APRESENTAÇÃO

ERASMUS

 

O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.

O Erasmus+ teve início no dia 1 de Janeiro de 2014. O Programa veio substituir os anteriores programas de financiamento da Comissão Europeia para as áreas da educação, formação, juventude e desporto, nomeadamente: o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (LLP-Erasmus), o Programa Juventude em Ação e outros programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus. O programa Erasmus+ é destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar e Atividades para jovens.

Tendo em conta que Portugal, enquanto membro da União Europeia, não pode ficar alheio às políticas definidas pelos órgãos comunitários com vista à criação de um espaço de livre circulação de pessoas, bens e serviços e para que a internacionalização dos estudos, no âmbito do Programa Erasmus, se efectuasse com êxito, foi necessária a criação de determinadas condições que possibilitassem o cumprimento dos pressupostos definidos. Nesta perspectiva, e em 1995, a Universidade Lusíada deu início aos preparativos de adesão e implementação do programa Erasmus e em 1999 ao sistema ECTS.
No que diz respeito ao antigo Programa LLP-Erasmus, foram já ultrapassadas as fases I e II, assim denominadas pela Comissão Europeia, e hoje a Universidade Lusíada detentora de uma Carta Universitária Erasmus alargada está plenamente inserida no espaço europeu de mobilidade, usufruindo de autonomia descentralizada e utilizando todas as “ferramentas” postas à disposição das instituições de ensino superior pela Direcção Geral de Educação e Cultura, da Comissão Europeia. Com intensos fluxos anuais de incoming e outcoming, relativamente aos alunos, que têm aumentado ano após ano, a Universidade Lusíada, para reforçar as suas parcerias com outras instituições, tem diversificado o número de contratos institucionais por toda a Europa, alargando uma rede que vai da Europa do Sul à Escandinávia, e da Europa Central à Europa do Leste, e que no ano de 2010/11 se cifrava em mais de 100 contratos estabelecidos.

No que concerne à mobilidade de docentes tem a Universidade procurado sensibilizar os seus professores para esta realidade da mobilidade e formação dado que estes instrumentos comunitários lhes permitem encontrar e contactar outras realidades educativas e enriquecer os seus próprios currículos. Assim, os contratos que têm sido assinados para a área de alunos passaram a ser estendidos aos docentes e também a técnicos, mediante o interesse demonstrado pelos coordenadores departamentais e institucionais. Neste momento, a Universidade Lusíada pode orgulhar-se da rede de parcerias e contratos já estabelecidas em toda a Europa Comunitária, países associados, Confederação Helvética e futuros membros da União, para a qual têm também colaborado de forma determinante as Direcções de todas as Faculdades.

O Gabinete Erasmus é a estrutura, na Universidade Lusíada, destacada para promover os princípios da mobilidade Erasmus, divulgar os seus objectivos concretos, tratar toda a informação relativa às suas linhas orientadoras, emanadas desde Bruxelas, e levar à prática todos os procedimentos relativos à execução da estratégia europeia delineada pela Universidade Lusíada. O Gabinete é, portanto, responsável não só pela selecção e colocação nas instituições europeias de ensino superior de alunos, professores e staff portugueses mas também pela recepção, acolhimento e integração na Universidade Lusíada dos alunos e professores estrangeiros que aqui procuram desenvolver os seus planos de estudo, de leccionação e de estratégia empresarial. Em estreita ligação com a Agência Nacional PROALV o Gabinete executa as linhas orientadoras do Programa Erasmus beneficiando, contudo, desde 2003 do estatuto de Instituição Descentralizada, no que diz respeito à gestão de verbas europeias envolvidas e na aplicação das práticas que estão regulamentadas pela Comissão Europeia.
O Gabinete tem a sua sede em Lisboa, tendo como responsável o Dr. João de Castro Fernandes, auxiliado nessas funções pela Técnica Célia Oliveira, no campus de Lisboa. A Dr.ª Susana Ferreira coordena o campus do Porto e o campus de Famalicão, sendo auxiliada neste último pela Técnica Dina Freitas.

O Gabinete Erasmus está permanentemente disponível para atender alunos e professores, em especial os alunos estrangeiros que, em mobilidade, se integram numa nova realidade académica, cumprem um plano de estudos supervisionado por um coordenador português e se adaptam a regras e procedimentos diferentes. É particularmente nestas situações que o Gabinete está atento, quer às dúvidas e às solicitações de qualquer tipo dos nossos estudantes incoming, quer ao estabelecimento das ligações necessárias ao cumprimento das novas realidades académicas e sociais. Igualmente, o Gabinete organiza várias acções, durante o ano lectivo, com a finalidade de promover o intercâmbio cultural entre os alunos estrangeiros e os alunos da Universidade Lusíada. Estas actividades decorrem com o apoio dos nossos antigos alunos Erasmus, a quem é frequentemente pedida colaboração.

 

CONTACTOS

Última actualização: 2021-11-30 12:28