«A TUA EUROPA - O TEU FUTURO»: A PRIMEIRA CIMEIRA EUROPEIA DA JUVENTUDE REALIZAR-SE-Á EM ROMA DENTRO DE UM MÊS

01/03/2007 12:03

Nos dias 24 e 25 de Março de 2007, mais de 200 jovens dos 27 Estados-Membros reunir-se-ão na capital italiana, naquela que será a primeira Cimeira Europeia da Juventude, para assinalar o aniversário da assinatura do Tratado de Roma em 1957.

«A TUA EUROPA - O TEU FUTURO»: A PRIMEIRA CIMEIRA EUROPEIA DA JUVENTUDE REALIZAR-SE-Á EM ROMA DENTRO DE UM MÊS

 

Esta cimeira permitirá aos jovens de todo o continente manifestar as suas opiniões sobre a Europa actual e revelar as suas expectativas em relação ao futuro. As conclusões deste evento serão comunicadas aos dirigentes europeus, que deverão reunir em Berlim, nesse mesmo fim-de-semana.

As instituições da UE[1] estão a unir forças com o Fórum Europeu da Juventude para organizar aquela que será a primeira Cimeira Europeia da Juventude, em Roma, nos dias 24 e 25 de Março de 2007. A cimeira terá lugar no Campidoglio, o mesmo edifício em que o Tratado de Roma foi assinado pelos seis Estados-Membros fundadores (Itália, Alemanha, França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos), há 50 anos. O objectivo da Cimeira Europeia da Juventude é reconhecer as realizações europeias, mas sobretudo olhar para o futuro da Europa.

A Vice-Presidente Margot Wallstrom, responsável pelas Relações Institucionais e Estratégia de Comunicação, declarou que «Este 50.º aniversário constitui o momento para celebrar as realizações do passado e reflectir sobre os desafios e as oportunidades do futuro. A União juntou de novo a Europa, tornou-a mais forte e ofereceu liberdade, estabilidade e prosperidade aos nossos cidadãos. Todavia, à medida que a UE cresce e as sociedades se desenvolvem, a questão da integração europeia também evolui. Esta cimeira representará uma oportunidade sem precedentes para debater esta União Europeia "em movimento"».

Por sua vez, o Comissário Europeu responsável pela Educação e Juventude, Ján Figel, salientou que «Os cidadãos de hoje serão os cidadãos europeus de amanhã e, quanto mais cedo participarem em debates e fóruns sobre o seu futuro europeu, melhor poderão enfrentar os próximos desafios».

Mais de 200 jovens participantes de todas as esferas da vida social, e dos 27 Estados-Membros da UE, participarão neste evento. Haverá seis participantes de cada Estado-Membro, mais 30 representantes das ONG internacionais de jovens e oito representantes do Fórum Europeu da Juventude. Quatro dos seis participantes nacionais serão seleccionados através de debates de jovens realizados aos níveis nacional, regional e local, entre Janeiro e princípios de Março.

Os jovens começaram a preparar-se para esta cimeira numa reunião em Bruxelas, nos dias 17 a 20 de Janeiro de 2007. Com base nas conclusões adoptadas nesta reunião preparatória, os conselhos nacionais de juventude em todos os Estados-Membros da UE começaram a organizar debates nacionais, em estreita colaboração com os serviços de representação da Comissão, os serviços de informação do Parlamento Europeu e as agências nacionais do programa «Juventude em Acção», o novo programa de financiamento da UE no domínio da juventude. Estes debates nacionais permitirão envolver os jovens aos níveis nacional, regional e local e seleccionar os seus representantes, de modo a assegurar uma preparação da cimeira de forma ascendente, partindo da base para o topo.

A abertura da Cimeira Europeia da Juventude, em Roma, decorrerá no Sábado, dia 24 de Março, na Universidade de Roma (Roma III, Faculdade de Literatura). Da parte da tarde, os jovens serão divididos em seis grupos de trabalho para debaterem:
• o futuro do Tratado da UE,
• o modelo social e económico da UE,
• o desenvolvimento sustentável,
• o papel da UE num mundo globalizado,
• a democracia e a sociedade civil,
• a juventude e a educação.

No domingo, dia 25 de Março, a cimeira reunirá todos os jovens no edifício Campidoglio, para uma sessão plenária, onde serão adoptadas as conclusões e mensagens finais sobre o futuro da Europa. Estas conclusões servirão de base para o diálogo estruturado entre jovens europeus e as Instituições Europeias nos próximos anos. Será organizada uma mesa redonda, que permitirá aos jovens debaterem igualmente as mensagens com a Vice-Presidente Wallström, com o Comissário Europeu Figel e com os representantes das outras instituições comunitárias. O debate estará acessível ao público via Internet.

Para mais informações sobre assuntos europeus:
http://ec.europa.eu/portugal/index_pt.htm