A COMISSÃO EUROPEIA LANÇA UMA NOVA REDE DE INICIATIVAS LOCAIS PARA O EMPREGO E O CRESCIMENTO

14/03/2007 12:03

Ao lançar este novo instrumento em linha, a Comissão Europeia quer estar em ligação com as economias locais para estimular o emprego e o crescimento na Europa. O projecto 'Linking Local Actors' organiza em rede as pessoas e os organismos que desempenham um papel activo no terreno, a fim de facilitar o intercâmbio de boas práticas em toda a União Europeia.

A COMISSÃO EUROPEIA LANÇA UMA NOVA REDE DE INICIATIVAS LOCAIS PARA O EMPREGO E O CRESCIMENTO

 

Quer sejam europeias, nacionais ou regionais, as boas práticas políticas são as que criam emprego e fazem prosperar as economias locais. Estas economias locais dependem da competência e da energia das entidades locais – autoridades, empresas e organismos financeiros, sociedade civil – mas também das fontes externas de informação, de inspiração e de capacidade de actuação. De 2007 a 2013, o Fundo Social Europeu irá consagrar aos programas de desenvolvimento um total de cerca de 70 000 milhões de euros. Uma parte desse montante destina-se a iniciativas concretas de desenvolvimento local e de criação de emprego.

Linking Local Actors é um projecto financiado pela Comissão Europeia para acompanhar o trabalho em rede e a cooperação entre as organizações envolvidas no desenvolvimento local. Através do intercâmbio de boas práticas. visa facilitar a procura de boas respostas para os problemas locais. O novo instrumento em linha vai permitir que essas organizações envolvidas no desenvolvimento local:

• se mantenham informadas acerca das fontes de financiamento;
• procurem parceiros para os seus projectos;
• consultem exemplos de boas práticas de desenvolvimento local;
• partilhem a sua experiência nos fóruns de discussão.

O sítio Internet cobre os 27 Estados membros da UE está acessível em 20 línguas no seguinte endereço:
http://ec.europa.eu/local_actors

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:
http://ec.europa.eu/portugal/index_pt.htm