CONCURSO EUROPEU DE HUMOR :: CONTRA A DISCRIMINAÇÃO

17/04/2007 12:04

A Estrutura de Missão do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos - em parceria com o Museu Nacional da Imprensa lançou esta tarde, o Concurso Europeu de Cartoons “Desigualdades, Discriminações e Preconceitos”.

CONCURSO EUROPEU DE HUMOR :: CONTRA A DISCRIMINAÇÃO

 

A apresentação pública do concurso decorreu no Museu Bordalo Pinheiro, no Campo Grande e contou com as presenças da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz; da Secretária Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, Luísa Portugal; da Coordenadora da Estrutura de Missão do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, Elza Pais e do director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos, entre outros.

Trata-se de uma iniciativa inédita, organizada no âmbito da proclamação, pelo Conselho da Europa, de 2007 como Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos – Por uma Sociedade Justa e operacionalizada pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (SNRIPD).

A promoção deste concurso tem como objectivo desafiar os artistas da União Europeia a caricaturarem estereótipos, preconceitos e todos os tipos de discriminação.

Tal como se pode ler no regulamento: “A discriminação compromete o exercício dos direitos fundamentais das pessoas e cria obstáculos ao desenvolvimento económico e social das sociedades, ameaçando ainda os valores europeus fundamentais que caracterizam as sociedades europeias democráticas”.

O SNRIPD e o Museu Nacional da Imprensa esperam com esta iniciativa que os europeus, e os portugueses em particular, reflictam com humor sobre um comportamento que afecta milhares de pessoas diariamente pela não-aceitação da diversidade e pela violação dos seus direitos, experimentando situações de exclusão e vulnerabilidade.

Ao concurso europeu de cartoons podem concorrer todos os cidadãos da Europa, independentemente de fazerem parte ou não dos 27 países integrantes da União Europeia.

O Grande Vencedor do concurso receberá um prémio no valor de 5000 euros. Os 2º e 3º prémios receberão 2500 euros e 1500 euros respectivamente. O júri poderá atribuir ainda Menções Honrosas.

O Júri Internacional do Concurso será presidido por Marlene Pohle, Presidente da FECO e integrará representantes do SNRIPD e do Museu Nacional da Imprensa, entre outros.

O concurso será divulgado para todo o mundo através do Museu Virtual do Cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org) sitio criado e gerido pelo Museu Nacional da Imprensa.

A entrega dos prémios aos vencedores e a inauguração da exposição dos trabalhos premiados serão feitas em Setembro/Outubro.

Os trabalhos concorrentes devem ser remetidos para a sede do Museu Nacional da Imprensa (E. N. 108 nº 206, 4300-316 Porto) até 16 de Junho.



Clique para aumentar