BOLSAS DE ESTUDO

15/06/2007 14:06

Bolsas de Curta Duração da Fundação Oriente; Bolsas de Estudo 2008 para estrangeiros do Governo do México; Bolsas para o Japão; Bolsas de Estudo da República Eslovaca; Bolsas para Residências Artísticas em Madrid e em Berlim e Bolsas da Fundação UCEIF.

BOLSAS DE ESTUDO

Bolsas de Curta Duração da Fundação Oriente
Data limite: 29.06.2007

As candidaturas para as bolsas de estudo de curta duração da Fundação Oriente, a atribuir no primeiro semestre de 2008, decorrem de 1 a 29 de Junho.

Com a duração mínima de 15 dias e máxima de 90, as bolsas da Fundação Oriente destinam-se a cidadãos de países asiáticos que pretendam realizar em Portugal cursos, estágios ou visitas de estudo, e a candidatos de nacionalidade portuguesa que queiram levar a cabo semelhante experiência em países asiáticos.

No programa de atribuição de bolsas de curta duração, a Fundação privilegia as áreas de Artes Plásticas, História, História de Arte, Património, Design, Fotografia, Arquitectura, Museologia, Conservação e Restauro. LMT/FBAUP

http://www.foriente.pt/Pt/concursos.asp

 

 

Bolsas de Estudo 2008 para estrangeiros do Governo do México
Data limite: 31.07.2007

O Governo do México abriu a Convocatória de Bolsas de Estudo 2008 para estrangeiros, que inclui cursos de pós-graduação e investigação e outros programas de estudo, no âmbito do Programa de Cooperação Educacional, Cultural e Científica entre o México e Portugal para 2005-2008. O Governo do México, através do Ministério de Relações Exteriores, abriu a Convocatória de Bolsas de Estudo 2008 para estrangeiros, que inclui cursos de pós-graduação e investigação e outros programas de estudo, no âmbito do Programa de Cooperação Educacional, Cultural e Científica entre o México e Portugal para 2005-2008.

Os interessados (estudantes e docentes) deverão apresentar as candidaturas no Instituto Camões do Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo presente que o prazo de candidatura é até dia 31 de Julho de 2007. LMT/FBAUP

 


Bolsas para o Japão
Data limite: 15.09.2007

A Fundação Canon na Europa disponibiliza Bolsas de Investigação para investigadores europeus e japoneses altamente qualificados que tenham um doutoramento ou pelo menos um mestrado, independentemente da área de estudo.

Estas bolsas são concedidas durante um período de dez anos após a conclusão do doutoramento ou de mestrado. Em princípio, é possivel ampliar este período de dez anos em certas circunstâncias excepcionais. Tal deverá ser esclarecido no formulário de candidatura e deverá ser fornecida toda a documentação pertinente. Os cidadãos estrangeiros deverão dispor de uma autorização de residência permanente na Europa ou no Japão.

Os bolsistas europeus terão o seu período de investigação no Japão e os bolsistas Japoneses terão o seu período de investigação na Europa. Em princípio, as bolsas são concedidas por um ano, contudo também é possível por períodos mais curtos, com um mínimo de 3 meses. O apoio financeiro para os bolsistas varia entre 22.500 a 27.500 Euros por ano e pro-rata para períodos diferentes.

O formulário de solicitação e nomeação pode ser obtido no Secretariado ou na página de Website da Fundação Canon in Europe. Para completar, deverá ser devolvido para o Secretariado, na direcção mencionada acima, antes de 15 de Setembro - prazo de encerramento. Por favor, tenha atenção que toda a correspondência e solicitações devem ser redigidas em inglês.

Para obter mais informações poderá consultar o Website ou contactar o secretariado para a seguinte morada: Canon Foundation in Europe Postbus 2262 1180 EG Amstelveen The Netherlands Tel. +31(0)20 545 8934 Fax. +31(0)20 712 8934 E-mail: foundation@canon-europe.com

SV/UPIN

http://www.canonfoundation.org

 

 

Bolsas de Estudo da República Eslovaca
Data limite: 15.11.2007

O Programa Nacional de Bolsas de Estudo da República Eslovaca apoia a mobilidade de estudantes universitários, alunos de doutoramento, professores universitários e investigadores que pretendam efectuar um período de estudos em universidades e centros de investigação eslovacos.

Tipos de bolsas:

a) Estudantes universitários estrangeiros que pretendam efectuar um programa de estudo de segundo ciclo de um ou dois semestres (5 a 10 meses).

b) Alunos de doutoramento que pretendam efectuar parte do trabalho de investigação doutoral em universidades ou centros de investigação eslovacos (um a doze meses).

c) Professores universitários e investigadores que, após convite prévio por parte da universidade / centro investigação de acolhimento ou organismo governamental, se proponham leccionar ou desenvolver trabalho de carácter científico, por um período de um a doze meses.

Datas limite para candidatura:
15 de Maio de 2007 - ano académico 2007/2008
15 de Novembro de 2007 - para o semestre de Verão 2007/2008

Para mais informações:
Adela Jonášová;
Tel.: 00421 2 544 11 426, 436
Fax: 00421 2 544 11 429
E-mail: adela.jonasova@saia.sk

http://www.scholarships.sk/0003.nsp

 

 

 

Bolsas para Residências Artísticas em Madrid e em Berlim
Data limite: 15.06.2007

A Fundação Calouste Gulbenkian promove a abertura de um concurso, a decorrer entre 25 de Maio e 15 de Junho de 2007, destinado à atribuição de duas bolsas de estudo para a realização de programas de residência artística – uma, a Bolsa João Hogan (9ª edição), para a “Künstlerhaus Bethanien” em Berlim, com a duração de 12 meses a iniciar em Dezembro de 2007 e a outra, para a “Casa Velázquez” (3ª edição), em Madrid, por um período de 6 meses, com início em Setembro de 2007, visando o desenvolvimento de projectos experimentais e inovadores no campo das Artes Visuais.

Os candidatos, de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros radicados em Portugal, devem ter currículo artístico e académico na referida área e ter uma idade compreendida entre os 25 e os 40 anos. As candidaturas poderão ser enviadas por correio electrónico dirigido para Luís Gil, por correio normal ou ser entregues directamente na sede da Fundação Calouste Gulbenkian durante o prazo do concurso. Devem incluir uma proposta concreta e fundamentada do plano de trabalho a desenvolver, um currículo detalhado (traduzidos em inglês, no caso da Bolsa João Hogan) e cópia de um documento de identificação. A documentação visual sobre a obra realizada, em particular sobre a mais recente, deverá completar a candidatura, não recorrendo ao correio electrónico para o seu envio.

Após o encerramento do concurso, terão lugar as reuniões dos júris, em que participarão representantes das referidas instituições de acolhimento e da Fundação Calouste Gulbenkian. Estará também presente, no júri de apreciação dos pedidos para a Bolsa João Hogan, um elemento da Sociedade “A Voz do Operário/Galeria João Hogan”. Os resultados serão conhecidos em data próxima das reuniões. LMT/FBAUP

http://www.gulbenkian.org/info.asp?zona=bolsas&area=arte&home=0

 

 

 

Bolsas da Fundação UCEIF

A Fundação UCEIF atribuirá Bolsas destinadas a estudantes que pretendam inscrever-se nos seus programas Master en Banca y Mercados Financieros para o ano académico 2007-2008.

Informações adicionais poderão ser solicitadas através dos seguintes contactos:

Departamento de Administración de Empresas Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales
Universidad de Cantabria
Avenida de los Castros, SN
39005 Santander (Cantabria), España
AS/REIT

http://www.fundacion-uceif.org/lineas/becas.html