JORNALISTA PORTUGUESA VENCE EDIÇÃO DE 2007 DO PRÉMIO EUROPEU DE JORNALISMO «PELA DIVERSIDADE. CONTRA A DISCRIMINAÇÃO»

18/12/2007 15:12

O primeiro lugar da edição deste ano do Prémio de Jornalismo «Pela Diversidade – Contra a Discriminação» foi hoje entregue a uma jornalista portuguesa que publicou um artigo sobre a discriminação de que são vítimas trabalhadores emigrados nos Países Baixos. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, trabalhos provenientes da França e do Reino Unido. O prémio especial destinado a assinalar o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos em 2007 distinguiu uma jornalista austríaca. A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se esta tarde, em Bruxelas.

JORNALISTA PORTUGUESA VENCE EDIÇÃO DE 2007 DO PRÉMIO EUROPEU DE JORNALISMO «PELA DIVERSIDADE. CONTRA A DISCRIMINAÇÃO»

 

Na cerimónia de hoje, a Comissão Europeia irá homenagear os jornalistas que, através da sua escrita, contribuem para um melhor entendimento dos benefícios da diversidade e procuram sensibilizar os leitores para prestarem maior atenção aos problemas da discriminação e da desigualdade.

«Gostaria de felicitar os vencedores deste ano e agradecer-lhes os esforços e a persistência na denúncia de práticas discriminatórias no local de trabalho e fora dele», afirmou Vladimír Špidla, Comissário do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Igualdade de Oportunidades. «Estes jornalistas contribuíram para fazer luz sobre histórias que proporcionam aos cidadãos europeus um olhar sobre algumas das principais questões com que se debate a sociedade de hoje.»

O artigo vencedor, «Portugueses alimentam nova escravatura da Europa», foi escrito pela jornalista portuguesa Maria do Céu Neves, que trabalha para o Diário de Notícias. Foca a discriminação no mercado de trabalho, sobretudo na perspectiva de trabalhadores migrantes portugueses e polacos nos Países Baixos. O segundo prémio distinguiu o artigo francês «Discrimination: les solutions qui marchent» (Discriminação: as soluções que funcionam), da autoria de Marie Madeleine Péretie e Adeline Trégouët, publicado no «Courrier Cadres». O artigo chama a atenção para os desafios que se colocam aos candidatos a emprego na Europa e critica as práticas de recrutamento discriminatórias. O terceiro lugar foi para o jornalista freelancer britânico William Briggs, com o artigo intitulado «Pursued by Prejudice» (Perseguidos pelo preconceito), sobre os ciganos originários da Eslováquia que vivem na Escócia, publicado no «Scotland on Sunday».

A edição deste ano do Prémio Europeu de Jornalismo incluiu um prémio especial para assinalar o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, proclamado em 2007. Tratou-se de galardoar artigos sobre actividades realizadas no contexto do Ano Europeu, assim como trabalhos relacionados com a discriminação múltipla a que as pessoas estão expostas pela combinação de diferentes factores, designadamente, idade, origem étnica ou orientação sexual. Maria Sterk, da Áustria, recebeu o prémio especial pelo seu artigo «Gemeinsam alt im "Ausländerbezirk"» (Envelhecer juntos no «bairro dos estrangeiros») publicado no derStandard.at. O artigo descreve o trabalho da Fonds Soziales Wien, uma associação de apoio às mulheres idosas e às minorias étnicas em Viena.

Os quatro vencedores receberão cada um uma bolsa para uma viagem de investigação a qualquer país da UE à sua escolha, sendo o valor total do prémio de 12 000 euros.

Este prémio integra-se num conjunto mais amplo de actividades de sensibilização que decorrem sob a égide da campanha de informação da UE «Pela Diversidade. Contra a Discriminação» e do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos. A cerimónia de entrega dos prémios decorre esta tarde, na presença dos Comissários Vladimír Špidla e Ján Figel, integrando-se nas iniciativas da Comissão Europeia para encerrar o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos e dar início ao Ano Europeu do Diálogo Intercultural, em 2008.

Os trabalhos premiados foram seleccionados de entre mais de 800 artigos dos 27 Estados Membros. Todos os trabalhos foram avaliados em função da respectiva relevância informativa, pertinência, profundidade de investigação e originalidade. Os júris nacionais de cada Estado-Membro seleccionaram os respectivos vencedores para concorrerem ao Prémio Europeu. Em seguida, um júri europeu constituído por especialistas na área da comunicação social e da luta contra a discriminação elegeu os quatro vencedores.

Em 20 de Fevereiro de 2007 foi lançada a quarta edição do Prémio Europeu «Pela Diversidade. Contra a Discriminação». Jornalistas da imprensa escrita e digital dos 27 Estados Membros foram convidados a enviar os seus artigos para www.stop-discrimination.info. O prazo para a entrega dos trabalhos terminou em 30 de Setembro de 2007.

Para mais informações sobre a edição de 2007 do Prémio de Jornalismo ou ler os artigos premiados: http://journalistaward.stop-discrimination.info/289.0.html

2007 – Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos:
http://equality2007.europa.eu

2008 – Ano Europeu do Diálogo Intercultural:
www.dialogue2008.eu

 

 

Para mais informações sobre assuntos europeus:
http://ec.europa.eu/portugal/index_pt.htm