OUVIR OS JOVENS: COMO TORNAR A INTERNET UM LOCAL MAIS SEGURO? :: EDIÇÃO DA REPRESENTAÇÃO EM PORTUGAL DA COMISSÃO EUROPEIA

12/02/2008 15:02

Hoje, 100 organizações de mais de 50 países de todo o mundo comemoram o dia da Internet mais segura. Em Bruxelas, a Comissão Europeia organiza o primeiro Fórum Pan-europeu da Juventude para uma Internet mais Segura.

OUVIR OS JOVENS: COMO TORNAR A INTERNET UM LOCAL MAIS SEGURO? :: EDIÇÃO DA REPRESENTAÇÃO EM PORTUGAL DA COMISSÃO EUROPEIA

 

Com a participação da Comissária para protecção dos consumidores, Meglena Kuneva. O objectivo é aprofundar o diálogo entre os jovens e os decisores sobre as questões relativas à segurança da Internet e divulgar os melhores métodos para proteger os menores quando utilizam a Internet. O dia da Internet mais segura é organizado com o patrocínio da Comissária para a sociedade da informação e os meios de comunicação, Viviane Reding.

"Os jovens aprendem rapidamente a tirar o maior partido dos serviços em linha, como as redes de contacto social e os telemóveis. Mas muitos deles ainda subestimam os riscos escondidos da utilização desses serviços, desde o cyberbullying até ao aliciamento sexual em linha," declarou a Comissária Viviane Reding. "Hoje, apelo a todos os decisores dos sectores público e privado para que discutam e aprendam com os jovens e para que melhorem as estratégias e as ferramentas de sensibilização, tendo em vista a protecção dos menores. Pela minha parte, assegurarei o contributo da União Europeia propondo, antes do final do mês, um novo programa Safer Internet para 2009-2013 que permitirá dar continuidade ao valioso trabalho já realizado para ajudar os jovens, os pais e os professores a identificarem os problemas que se colocam aos menores no ambiente em linha."

Meglena Kuneva, Comissária que representa a Comissão Europeia nos eventos consagrados à Internet segura que hoje têm lugar em Bruxelas, acrescentou: "Ao mesmo tempo que a União Europeia tudo faz para tornar a Internet e os telemóveis mais seguros para as crianças e os jovens, precisamos de ter a certeza de que sabemos de que modo eles utilizam as tecnologias e o que eles próprios pensam dever ser feito para os tornar seguros. Os inquéritos efectuados parecem mostrar que a utilização pelos jovens das tecnologias em linha e os seus pontos de vista sobre os potenciais problemas podem ser muito diferentes dos pontos de vista e dos conhecimentos dos adultos. É por esse motivo que falar directamente com os jovens – hoje, no dia da Internet mais segura, mas também nos restantes 364 dias do ano – é tão importante para nós".

O dia anual da Internet mais segura celebra-se este ano pela quinta vez. Para dar a conhecer os riscos menos óbvios dos serviços em linha, a Comissão organiza um Fórum Pan-europeu da Juventude em Bruxelas. Foram convidados a estar presentes trinta adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos que já tinham participado em fóruns nacionais da juventude na Finlândia, na República Checa, em Chipre, na Suécia, na Grã-Bretanha, na Holanda, na Alemanha, na Áustria e na Islândia. Os jovens, que se reunirão hoje com a Comissária Kuneva, com membros do Parlamento Europeu e com representantes empresariais, procurarão identificar através das suas discussões as dez dicas mais importantes para a segurança on-line em matéria de:

• riscos e precauções na utilização dos sítios de contacto social em rede e dos telemóveis;
• ferramentas e métodos de sensibilização.
Este ano, os eventos organizados na União Europeia a nível nacional incluem:
• Em Espanha, Protegeles, o centro de sensibilização espanhol, lançará um spot publicitário televisivo "A vida em linha é o que tu quiseres que seja", que será transmitido noutros países da União Europeia.
• Na Áustria, os vencedores do primeiro concurso austríaco de filmes realizados com telemóveis participarão num workshop com os meios de comunicação social sobre a utilização segura dos telemóveis.
• Na Bélgica, será organizada uma conferência de imprensa em Bruxelas, com as universidades envolvidas no projecto de investigação Teens, Internet, Risks and Opportunities (TIRO).
• Na Dinamarca, as comunidades mais populares em linha para crianças e jovens assinalarão o dia da Internet mais segura com celebrações virtuais nos seus portais.
• Na Polónia, uma importante empresa de distribuição por cabo lançará um "estojo de ferramentas essenciais" para pais e filhos. Este toolkit, traduzido em 11 línguas europeias, será lançado em vários outros países europeus.
São hoje publicados os resultados de um concurso organizado a nível mundial para criar material de sensibilização para a segurança da Internet, como parte de uma blogatona (maratona de blogues) para o dia da Internet mais segura. No concurso, participaram jovens de centenas de escolas e de clubes de juventude, tendo o tema "A vida em linha é o que tu quiseres que seja" (Life online is what you make of IT) sido abordado por 665 participantes no concurso.

Contexto: O dia da Internet mais segura é um evento anual (ver IP/07/140, IP06/126, IP/05/148 e IP/04/171) organizado pela Rede Europeia para a Segurança da Internet – INSAFE - e co-financiado pelo programa Safer Internet da Comissão Europeia (ver IP/06/1512 e MEMO/07/44).
Os inquéritos efectuados recentemente pelo Eurostat aos agregados familiares na Europa contemplaram uma série de questões mais gerais relacionadas com a segurança da Internet, tendo um mini-inquérito qualitativo efectuado pelo Eurobarómetro em 2007 fornecido alguns dados reveladores sobre a pouca informação que jovens possuem sobre os riscos a que estão sujeitos quando utilizam a Internet (Comunicado de imprensa do Eurostat e IP/07/1227).
Para mais informações: http://europa.eu.int/saferinternet.

Para o calendário detalhado dos eventos do Dia da Internet Mais Segura e da "Blogatona" ver: http://www.saferinternet.org

 

 

 

Para mais informações sobre assuntos europeus: http://ec.europa.eu/portugal/index_pt.htm