BOLSAS CONCEDIDAS PELO GOVERNO DA RÚSSIA A CIDADÃOS NACIONAIS PARA 2008/2009

14/03/2008 12:03

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (Instituto Camões) informa que a Agência Federal da Educação da Federação da Rússia concede, para o ano lectivo 2008/2009, 1 bolsa de estudo estatal nos estabelecimentos de ensino superior russos para cursos de estudo superiores completos (Bacharelato, Mestrado ou Licenciatura).

BOLSAS CONCEDIDAS PELO GOVERNO DA RÚSSIA A CIDADÃOS NACIONAIS PARA 2008/2009

 

Mais se informa que actualmente em muitos estabelecimentos de ensino superior da Rússia foi introduzido o sistema de formação de especialistas com habilitações superiores que consiste em dois níveis – Bacharel e Mestre. A duração do curso de Bacharelato é de 4 anos. Os estudantes que concluíram o Bacharelato podem candidatar-se ao curso de Mestrado, cuja duração é de 2 anos.

Os candidatos à bolsa de estudo devem ter habilitações académicas de ensino secundário completo equivalentes às habilitações russas de ensino secundário geral completo, com a classificação final em disciplinas essenciais para o curso superior escolhido de pelo menos 80% da máxima. A classificação em outras disciplinas deve ser positiva. O intervalo entre a conclusão de estudos do ensino secundário ou outros cursos pré-universitários e o início do curso superior na Rússia não deve exceder os 3 anos. A idade limite dos candidatos ao curso superior não deverá exceder os 25 anos.

Os candidatos deverão entregar a seguinte documentação (em russo, inglês ou francês):

-Boletim de inscrição;

-Cópia autenticada por notário do certificado de habilitações com a indicação das disciplinas estudadas e dos resultados (classificações) dos exames passados;

-Boletim individual de saúde autenticado por uma entidade oficial de saúde pública de Portugal;

-Atestado médico, com resultado da análise ao vírus da SIDA, autenticado por uma entidade oficial de saúde pública de Portugal;

-Cópia autenticada por notário da certidão de nascimento;

-Cópia das páginas do passaporte (incluindo o número e o prazo de validade do mesmo);

-8 fotos tipo "passe".

Mais se informa que o montante da bolsa de estudos é de 900 rublos mensais, cerca de 24€. As despesas de acolhimento e da deslocação de Moscovo até ao local de estudos fica a cargo do bolseiro, bem como a estadia na Rússia durante todo o período da bolsa de estudos, pelo que deverá ter meios financeiros para isso (no mínimo 400 USD por mês, cerca de 260€.

As candidaturas deverão ser entregues em mão ou enviadas por correio postal para Rua Rodrigues Sampaio, 113, 1150-279 Lisboa, Direcção de Serviços de Coordenação do Ensino do Português no Estrangeiro, até 11 de Abril de 2008.