PORTO REDUX - REFLEXÃO SOBRE A CIDADE DO PORTO, A CULTURA URBANA E A ARQUITECTURA

14/04/2008 9:04

O CCRE - FAUP, o OPOZINE e a AEFAUP estão a organizar um seminário e um workshop sobre o recente processo de transformação da baixa portuense. Denominado Porto Redux esta iniciativa tem dois objectivos fundamentais: aproximar as faculdade, os arquitectos e os estudantes à cidade. Mas também, mostrar à cidade que os arquitectos são, e podem ser, um contributo essencial nessa relação entre cidadãos e a sua cidade.

PORTO REDUX - REFLEXÃO SOBRE A CIDADE DO PORTO, A CULTURA URBANA E A ARQUITECTURA

 

Porto redux, significa assim, trazer de volta a cidade, trazer de volta os arquitectos à cidade. Significa uma reflexão mais alargada sobre a cidade, sobre cultura urbana e sobre a arquitectura como dispositivo de mediação e intervenção. 
 
Este evento consistirá de 3 sessões: Cidades, Património e Arquitectura, com presenças já confirmadas, de arquitectos, géografos, economistas. Estarão presentes Nuno Portas, Pedro Gadanho, Manuel Correia Fernandes, Álvaro Domingues, João Seixas, Eduardo Souto Moura. Relativamente ao workshop, irá reflectir, pensar e propôr hipóteses sobre o processo de reabilitação urbana em curso, tendo como mote, pelos interesses opostos que confronta, o Mercado do Bolhão. Este workshop terá como tutores o arquitecto Nuno Brandão Costa, os arquitectos Cristina Guedes + Francisco Vieira de Campos e a arquitecta Filipa Guerreiro.
 
Este evento irá ser realizado na Rua Miguel Bombarda, no espaço Oficina da Galeria Fernando Santos, lugar essencial e paradigmático, na procura de uma relação mais próxima entre as faculdades e a cidade.
 
Considerando a necessidade das Faculdades estarem mais próximas dos processos de transformação da cidade, estariamos muito interessado que a Universidade Lusíada através do seu Departamento de Arquitectura, apoiasse de alguma forma esta iniciativa que irá decorrer neste més de abril e maio, quer através de apoio à divulgação, quer através da realização de inscrições no vosso departamento.

 

 

Informação
T. 91 447 70 27