PROFESSOR AUGUSTO MATEUS NA LUSÍADA

04/07/2011 16:07

Realizou-se no passado dia 22 de Junho a conferência “Internacionalizar em Período de Crise: oportunidade ou imperativo?”. Organizada em parceria com o Crédito Agrícola e com ...

PROFESSOR AUGUSTO MATEUS NA LUSÍADA

 

Realizou-se no passado dia 22 de Junho a conferência “Internacionalizar em Período de Crise: oportunidade ou imperativo?”. Organizada em parceria com o Crédito Agrícola e com o Diário Económico, reuniu um leque muito significativo de empresários e profissionais, de entre um total de 90 inscritos. 

Foram vários os parceiros que se associaram à divulgação da iniciativa, desde o Diário Económico, Crédito Agrícola, AEP, AIMMAP, ACEPI, HCP, Universidade de Évora e ISCAC.

A sessão teve início com o Professor Augusto Mateus, ex-Ministro da Economia e Professor Catedrático do ISEG, que apresentou uma perspectiva macroeconómica sobre o percurso trilhado pelo nosso país ao longo das últimas décadas, tendo revelado os 6 grandes princípios de acção para acelerar a internacionalização e superar os desafios competitivos da economia portuguesa, coroando uma intervenção que colheu a admiração de todos os presentes.

O Dr. Paulo Vaz, Director-Geral da ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, após uma breve caracterização da Indústria Têxtil nacional, expôs os 7 grandes desafios para a fileira têxtil portuguesa.

O Eng. Fernando Sousa, Vice-Presidente da AIMMAP - Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, recordou que Portugal é o país da UE27 que mais tem crescido na performance de inovação, no subsector das “Máquinas e Equipamentos”. Alertou ainda que para o crescimento sustentado da competitividade portuguesa é necessário uma maior aposta na inovação e na capacitação dos recursos humanos, através da formação, tendo sublinhando a importância do Master em Internacionalização de Empresas que foi, entretanto, apresentado.

Após um breve coffee-break, seguiu-se um painel temático, conduzido pelo Dr. Augusto Morais, Presidente da ANPME – Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas, tendo apresentado uma panorâmica dos constrangimentos que as PME enfrentam. Seguiram-se dois testemunhos de sucesso: o da Bial, apresentado pelo seu CEO, Dr. António Portela, e o da Viriato Hotel Concept, trazido pelo seu CEO, Comendador António Rocha.

O último painel abordou os Enablers à Internacionalização, versando sobre três temáticas. A primeira, encabeçada pelo Dr. Gonçalo Caetano, Director da Unidade de Negócio Empresas da Augusto Mateus & Associados, Sociedade de Consultores, Lda., incidiu sobre os vários incentivos públicos disponíveis de apoio à Internacionalização. De seguida, foram apresentadas pelo Eng. Paulo Nogueira, Chief Operations Officer da Exponor Digital, algumas das plataformas digitais facilitadoras no apoio à internacionalização. A terminar, a Dra. Ana Morgado, colaboradora do Departamento Internacional do Crédito Agrícola, apresentou várias das soluções bancárias à exportação oferecidas por esta entidade bancária.

A anteceder o cocktail, a Doutora Cristina Abreu, Docente da Universidade Lusíada, procedeu à apresentação do novo Master em Internacionalização de Empresas, desenvolvido em parceria com a AEP, ATP, Exponor Digital, Crédito Agrícola e Sigma Team Consulting, sinalizando uma aproximação frutuosa entre a Universidade e o tecido empresarial, por forma a fornecer uma visão holística desta problemática, complementando o tradicional saber teórico/académico de um incontornável enfoque pragmático.

O coffee-break foi patrocinado pela Delta Cafés, enquanto que a PrimeDrinks cedeu as bebidas para o cocktail. A ambas as instituições o nosso muito obrigado.


Apresentações:
Prof. Augusto Mateus, ex-Ministro da Economia e Professor Catedrático do ISEG
Dr. Paulo Vaz, Director-Geral da ATP
Eng. Fernando Sousa, Vice-Presidente da AIMMAP
Dr. Augusto Morais, Presidente da ANPME
Dr. António Portela, CEO da BIAL
Comendador António Rocha, CEO da Viriato Hotel Concept
Dr. Gonçalo Caetano, Augusto Mateus & Associados: Incentivos públicos de apoio à internacionalização
Eng. José António Barros, COO da Exponor Digital: Plataformas de apoio à internacionalização
Dra. Ana Morgado, Crédito Agrícola: Soluções bancárias à exportação
Doutora Cristina Abreu, Docente da Universidade Lusíada do Porto: Apresentação do Master em Internacionalização

 

FOTOGRAFIAS DA CONFERÊNCIA