ESTUDANTES DE DESIGN RECEBEM PRÉMIOS DA SOPINAL

20/07/2011 16:07

Ao abrigo de um protocolo estabelecido entre a Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto e a Sopinal, empresa metalúrgica sediada em vale de Cambra, no âmbito da unidade curricular de Design III, os estudantes desenvolveram ao longo do 2º semestre de 2010/2011 propostas inovadoras para equipamento urbano.

ESTUDANTES DE DESIGN RECEBEM PRÉMIOS DA SOPINAL

 

 

Para isso, um técnico desta empresa deslocou-se à Universidade para, em 2 sessões distintas, prestar acompanhamento ao desenvolvimento dos produtos. Realizou-se, também, uma visita de estudo às instalações da Sopinal destinada a que os alunos percebessem os sistemas de produção existentes na empresa.

Estas acções tiveram como objectivo que os trabalhos propostos pelos estudantes pudessem ser alvo de concurso destinado a seleccionar peças para serem prototipadas, produzidas e comercializadas pela Sopinal.

Neste sentido, uma comissão constituída para o efeito, que integrou a docente de Design III, Prof. Arquitecta Alexandra Amorim, dois investigadores do CITAD, Prof. Doutora Maria Diogo e Prof. Arq. João Paulo Rapagão, e dois elementos designados pela Sopinal, o Eng. Rui Sousa e o Dr. Ricardo Sousa, classificou os trabalhos de acordo com os seguintes critérios:

- inovação no design;

- exequibilidade dos modelos e sua compatibilidade com a produção;

- interesse comercial dos modelos.

Assim, foram seleccionados os trabalhos dos seguintes alunos:

1º classificado - Melissa Monteiro com a papeleira Versus;
2º classificado - Tiago Teixeira com um banco de jardim;
3º classificado - Isabel Correia com a linha "Êle", proposta mesa/banco.

A cada um destes alunos a Sopinal atribuiu no dia 20 de Julho de 2011, em cerimónia que decorreu no auditório 3 da Universidade, um prémio de 500 €.

Ainda no âmbito deste protocolo, com o objectivo de apoiar a actividade de investigação na área do design, a Sopinal entregou ao CITAD, Centro de Investigação, Território, Cidade e Design, um patrocínio de 2000 €.

 



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar