SEMINÁRIO SOBRE A NATO NA LUSÍADA DO PORTO
21/11/2011 16:11
A Faculdade de Direito da Universidade Lusíada do Porto, em parceria com o CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade) e o OSCOT (Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo), com o apoio da NATO (North Atlantic Treaty Organization), realizou ...

A Faculdade de Direito da Universidade Lusíada do Porto, em parceria com o CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade) e o OSCOT (Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo), com o apoio da NATO (North Atlantic Treaty Organization), realizou no passado dia 18 de Novembro, na Universidade Lusíada do Porto, uma Conferência Internacional subordinada ao tema OTAN: Novas Ameaças e Desafios. Esta conferência reuniu vários especialistas de diferentes áreas: militares, diplomatas, políticos e académicos, entre os quais a Dra. Antonella Cerasino (Public Diplomacy Division NATO).
Com esta Conferência pretendeu-se contribuir para o debate das novas ameaças e desafios que se colocam aos Estados-membros da NATO, nomeadamente a pirataria, o tráfico de droga e os fluxos de imigração ilegal. Portugal, um país com uma das maiores ZEE da Europa, é confrontado com todas estas ameaças. Por isso, assuntos como ”O Mar como componente de segurança das nações da NATO” e a “Estratégia marítima da NATO” foram dois dos tópicos discutidos nesta conferência. A “Defesa anti-mísseis” e a sua implementação, tendo em conta as objecções de países como a Rússia, também foram debatidas, assim como a “Crise financeira e a defesa inteligente”.