PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA SELECÇÃO

21/12/2011 15:12

CONFERÊNCIA / 20 DEZEMBRO 2011 No passado dia 20 de Dezembro, Pedro Santos, Mestre em Psicologia pela Universidade Lusíada do Porto, veio partilhar com os nossos estudantes de Psicologia a sua experiência profissional no âmbito da avaliação psicológica de condutores.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA SELECÇÃO

 

Desenvolvendo actividade na CAVAP – Centro de Avaliação Aplicado à Psicologia, o Mestre Pedro Santos começou por descrever o contexto legal que torna obrigatório o processo de avaliação psicológica a todos os condutores ou candidatos a licença de condução para muitos grupos de veículos, de acordo com o Decreto-Lei nº 313/2009, de 27 de Outubro. Face a este imperativo, compete aos psicólogos avaliarem um conjunto de dimensões do condutor, entre as quais, capacidades diversas e características de personalidade, bem como proceder a um despiste de natureza psicopatológica que possa colocar em risco a segurança rodoviária.

Durante a sessão foram abordadas as técnicas e os instrumentos de avaliação psicológica, bem como os procedimentos a assumir pelo psicólogo, nomeadamente na relação com o avaliado e com outros interlocutores do processo. Finalmente foram discutidas algumas questões de natureza ética ligadas a esta actividade.

 

Instituto de Psicologia e Ciências da Educação



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar