GOVERNADOR DO BANCO DE PORTUGAL, DR. CARLOS COSTA, ESTEVE NA UNIVERSIDADE LUSÍADA

08/03/2012 10:03

O Senhor Governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos Costa, deslocou-se no passado dia 2 de Março à Universidade Lusíada do Porto, a convite do Sr. Prof. Doutor Manuel Lopes Porto, Director da Faculdade de Direito desta universidade, tendo proferido uma conferência subordinada ao tema “Os Desafios Imediatos e de Médio Prazo da Economia Portuguesa”.

GOVERNADOR DO BANCO DE PORTUGAL, DR. CARLOS COSTA, ESTEVE NA UNIVERSIDADE LUSÍADA

 

O orador começou por lembrar as circunstâncias que levaram à crise actual: com desequilíbrios no plano interno e no plano externo. Tornou-se, por isso, necessário o recurso a apoio exterior, numa perspectiva temporal em que, seguindo-se as políticas correctas, será possível retomar-se a estabilidade e ter-se condições para se retomar o crescimento, no pressuposto de que sejam levadas a cabo reformas estruturais. No campo laboral, citou o exemplo de países do norte da Europa, que, com o maior êxito, têm um mercado com flexibilidade e segurança das condições dos trabalhadores. No diálogo que se estabeleceu, entre outros pontos, citou a tendência para as agências de “rating” tomarem posições pró-cíclicas, acentuadoras das tendências conjunturais, nas circunstâncias actuais, posições agravadores dos desequilíbrios.
Esta conferência tratou-se de uma iniciativa conjunta da Faculdade de Direito e da Faculdade de Ciências da Empresa e da Economia.

 

Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar