DEFINA FAMÍLIA – FAMÍLIAS E NORMATIVIDADES

17/04/2012 10:04

COLÓQUIO / 11 MAIO 2012 / M3 / 09H00O Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, com o Dr. António Américo Salema (diplomado em Psicologia pela ULP) e o Dr. Filipe Couto Gomes (Mestre em Medicina, Hospital de S. João do Porto), vai realizar no próximo dia 11 de Maio um Colóquio dedicado ...

DEFINA FAMÍLIA – FAMÍLIAS E NORMATIVIDADES

O Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, com o Dr. António Américo Salema (diplomado em Psicologia pela ULP) e o Dr. Filipe Couto Gomes (Mestre em Medicina, Hospital de S. João do Porto), vai realizar no próximo dia 11 de Maio um Colóquio dedicado ao tema ‘Defina família’ - famílias e normatividades. Esta iniciativa procura contribuir para a visibilidade e o conhecimento de configurações familiares que, habitualmente, são tidas como inexistentes ou socialmente desviantes. A pertença a uma família e/ou a criação de uma nova família fazem parte do projecto de vida de muitas pessoas, independentemente da sua orientação afectiva e sexual, identidade de género ou trabalho. As definições de família são diversas, tal como as famílias. Contudo, as várias concepções aproximam-se quanto à importância da família para a vida afectiva, social e económica de cada pessoa.
Por pressão de movimentos de activismo social e de profissionais de diversas áreas, as formas não normativas de orientação afectiva e sexual, identidade de género e trabalho sexual têm conquistado, nos últimos anos, uma maior visibilidade social e legislativa em Portugal. Tais questões, nomeadamente as de âmbito familiar, envolvem tradições sociais, tecnologia biomédica, formulações teóricas e/ou a reivindicação do respeito pela autonomia e cidadania. Estas mesmas questões estão a ser colocadas em diferentes espaços, como sejam os protestos de rua, a actividade interna das instituições, os meios de comunicação social e a Assembleia da República. Assim, qualquer pessoa poderá ser chamada a estes debates, em contexto profissional, na participação pública enquanto cidadã ou dentro da sua própria família. Queremos, neste encontro, receber estas discussões, com a partilha de conhecimentos e experiências. Para além do Colóquio, serão realizadas outras actividades em paralelo, como tertúlias e oficinas de dinâmica mais prática.
ORGANIZAÇÃO
Dr. António Américo Salema
Dr. Filipe Couto Gomes
Doutora Isabel Torres
Doutora Ana Meireles
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto