ESTUDANTES DA LUSÍADA PORTO PARTICIPARAM NO VII FORUM DE ARQUITECTURA DA LUSÍADA DE ANGOLA
05/11/2012 14:11
Os estudantes Chelsea Nunes, Joana Cardoso, José Costa e Vanessa Fonseca, e o docente João Rapagão, do Quinto Ano do Mestrado Integrado de Arquitectura, da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto, participaram no “VII Forum de Arquitectura da Universidade Lusíada de Angola” que decorreu em Luanda entre 22 e 26 de Outubro de 2012.

Participaram simultaneamente no “Concurso Internacional de Ideias para Estudantes de Arquitectura e Urbanismo”, designado “Concurso Charrete”, onde obtiveram uma Menção Honrosa, entre oito equipas concorrentes. A Curadora Ângela de Branco Lima Mingas entregou os diplomas aos estudantes premiados.
Ao concurso internacional concorreram equipas constituídas por quatro estudantes e um docente, provenientes de oito escolas e faculdades de arquitectura de Angola, Brasil e Moçambique, que venceu o prémio. A área de intervenção seleccionada e destinada à acção de Reconversão Urbana do Concurso Charrete foi o musseque da comuna do Prenda em Luanda, previamente visitado e posteriormente estudado durante vinte e quatro horas ininterruptas. O encontro de diferentes experiências e vivências entre estudantes e docente representou uma experiência singular e exemplar.
Para além do concurso, os estudantes assistiram às comunicações de enquadramento e desenvolvimento temático que integraram o seminário “Micro Planeamento”, o seminário “Centro Histórico da Muxima”, a tertúlia “Arquitectura em Angola: Estilos, Tempos e Identidade” e a tertúlia “As Cidades de Luanda”.
O docente João Rapagão encerrou o seminário com uma comunicação dedicada à “Aldeia Histórica de Portugal - Castelo Rodrigo”, passando ainda pela Catedral e Centro Paroquial do Kuito, promovidos pela Diocese do Bié. Integrou, ainda, o júri de apreciação e avaliação dos estudantes finalistas do Quinto Ano que dedicaram a sua investigação e produção curricular ao Centro Histórico da Muxima.