ESTUDANTES DA LUSÍADA PORTO PARTICIPARAM NO VII FORUM DE ARQUITECTURA DA LUSÍADA DE ANGOLA

05/11/2012 14:11

Os estudantes Chelsea Nunes, Joana Cardoso, José Costa e Vanessa Fonseca, e o docente João Rapagão, do Quinto Ano do Mestrado Integrado de Arquitectura, da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto, participaram no “VII Forum de Arquitectura da Universidade Lusíada de Angola” que decorreu em Luanda entre 22 e 26 de Outubro de 2012.

ESTUDANTES DA LUSÍADA PORTO PARTICIPARAM NO VII FORUM DE ARQUITECTURA DA LUSÍADA DE ANGOLA

 

Participaram simultaneamente no “Concurso Internacional de Ideias para Estudantes de Arquitectura e Urbanismo”, designado “Concurso Charrete”, onde obtiveram uma Menção Honrosa, entre oito equipas concorrentes. A Curadora Ângela de Branco Lima Mingas entregou os diplomas aos estudantes premiados.

 

Ao concurso internacional concorreram equipas constituídas por quatro estudantes e um docente, provenientes de oito escolas e faculdades de arquitectura de Angola, Brasil e Moçambique, que venceu o prémio. A área de intervenção seleccionada e destinada à acção de Reconversão Urbana do Concurso Charrete foi o musseque da comuna do Prenda em Luanda, previamente visitado e posteriormente estudado durante vinte e quatro horas ininterruptas. O encontro de diferentes experiências e vivências entre estudantes e docente representou uma experiência singular e exemplar.

 

Para além do concurso, os estudantes assistiram às comunicações de enquadramento e desenvolvimento temático que integraram o seminário “Micro Planeamento”, o seminário “Centro Histórico da Muxima”, a tertúlia “Arquitectura em Angola: Estilos, Tempos e Identidade” e a tertúlia “As Cidades de Luanda”.

 

O docente João Rapagão encerrou o seminário com uma comunicação dedicada à “Aldeia Histórica de Portugal - Castelo Rodrigo”, passando ainda pela Catedral e Centro Paroquial do Kuito, promovidos pela Diocese do Bié. Integrou, ainda, o júri de apreciação e avaliação dos estudantes finalistas do Quinto Ano que dedicaram a sua investigação e produção curricular ao Centro Histórico da Muxima.

 



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar