Ex-Aluna da Lusíada Porto Embaixadora do Concurso

02/10/2013 13:10

“Future Ideas 2014”[+info]

Ex-Aluna da Lusíada Porto Embaixadora do Concurso

A Arqª. Susana dos Santos, ex-Aluna da Universidade Lusíada do Porto (ULP), foi convidada para ser Embaixadora do Concurso “Future Ideas 2014”, depois de ver a sua dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, na ULP, premiada na categoria “Social Innovation”, na edição deste ano, do mesmo concurso.



Mensagem da Embaixadora do Future Ideas 2014:

“ Porquê participar? É simples, a dissertação contém ideias, esquemas, trabalho de horas, dias, meses e de alguns, até, anos, ficar guardada na prateleira não é a melhor recompensa pelo esforço. Ainda que, para alguns, a dissertação seja apenas o meio para obter o tão desejado diploma em Arquitectura.
Os finalistas do concurso têm viagem e alojamento pago onde quer que seja a final; para além disso, a organização do concurso prepara uma série de actividades em que os finalistas são os convidados de honra. Workshops para aprender a fazer uma apresentação, como cativar um investidor e por aí a fora. Inútil? Muito pelo contrário, vão usá-lo vezes sem conta em entrevistas de trabalho, nas reuniões com os clientes, os colegas, o patrão, etc.
Depois, se correr bem, ainda têm a recompensa monetária mas, se não, continuam a ganhar porque na final vão ter oportunidade de falar com pessoas realmente importantes e por em prática o que aprenderam nos workshops.
No meu caso, o comissário da EU para a ciência, o director de marketing do Instituto Internacional de Pesquisa USA, o chefe de Dialogues Incubator do banco ABN AMRO e professor na universidade de Maastricht, o professor da Universal Intellectual Capital e investigador na universidade de Hong Kong e o responsável pela estratégia da Nuon.
Denota-se que o concurso é fortemente voltado para as áreas tecnológicas, porque são áreas onde mais facilmente se criam empresas e se ganha dinheiro. Obviamente o objectivo do concurso não é criar novas empresas, é dar a conhecer ideias, depende depois de cada um lutar pelo seu propósito.
Fui finalista na categoria de inovação social, sempre tive consciência que não poderia ganhar a final, mas apesar disso a minha ideia não ficou esquecida porque o meu objectivo é pô-la em prática. E desta forma vou recebendo encomendas, cartas e e-mails da “solarenga Amesterdão” como a equipa da Future Ideas gosta de escrever. São incríveis e incansáveis, sempre prontos ajudar no plano de negócio, com dicas, nomes de pessoas para contactar, etc.
Ter ideias é simples, ter boas ideias já nem tanto, ter ideias que saem do papel requer muito trabalho, dedicação e gestão, ainda que os arquitectos não gostem muito de falar de números.
Seja como for vale a pena tentar, quer queiram apenas uma viagem, uns trocos, ou criar algo novo.
Desejo a todos que concorrerem boa sorte, espero ver-vos em Veneza daqui a uns meses.

Arq. Susana dos Santos
Embaixadora do Future Ideas 2014



Clique para aumentar