"O Exercício da Psicologia Educacional…", "O Psicólogo Clínico em Contexto Institucional…" e "Escola Inclusiva: Que Respostas …"

22/11/2013 11:11

[+info]


O Instituto de Psicologia e Ciências da Educação (IPCE) promoveu, de 4 a 8 de Novembro, uma Semana de Atividades Extracurriculares, com iniciativas que tocaram as mais variadíssimas áreas do saber deste instituto.

Duas sessões muito participadas e interativas ajudaram a aprofundar o exercício da psicologia da educação em Portugal, bem como da prática clínica com pais, crianças e adolescentes do psicólogo clínico em contexto institucional, nos passados dias 4 e 8 de Novembro, respetivamente. Estes dois eventos contaram com a presença de um total de sete convidados externos, sendo seis profissionais em exercício no domínio da psicologia da educação, em contextos públicos e privados diversificados, e um na área da psicologia clínica.

No dia 8 o IPCE recebeu ainda a Sra. Dra. Isabel Cruz, Subdiretora da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, e a Dra. Liliana Pereira, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, para abordar a Escola Inclusiva na atualidade. Ficou claro que, a Escola de hoje reconhece francamente a imperatividade da presença de técnicos especializados capazes de, de forma articulada com os professores e educadores, assegurarem uma Escola verdadeiramente inclusiva, como os psicólogos. Ficou ainda claro que Portugal se encontra muito aquém, em termos de resposta, ao nível da Intervenção psicológica, tendo em vista satisfazer as reais necessidades que hoje as Escolas enfrentam.
Não é suficiente dizermos que a escola pública promove equidade e inclusão, pois todos acolhe, independentemente da sua condição. A verdadeira inclusão resulta das condições efetivamente criadas, das respostas diferenciadas para cada um, na sua diferença.

O Exercício da Psicologia Educacional em Portugal
Fotos

O Psicólogo Clínico em Contexto Institucional: A Prática Clínica com Pais, Crianças e Adolescentes
Fotos

Escola Inclusiva: Que Respostas no Atual Contexto Nacional?
Fotos