Arquitecto João Rapagão no Porto Canal

06/03/2014 12:03

[+info]

Arquitecto João Rapagão no Porto Canal


O Arquitecto João Rapagão, Docente da Faculdade de Arquitectura e Artes, da Universidade Lusíada do Porto, tem sido presença assídua no programa "Caminhos da História", do Porto Canal.

O palacete Marques Gomes, em Gaia, e o edifício Palmeira, na Rua Nossa Senhora de Fátima, no Porto, foram duas das "casas assombradas" que, "à boleia" do FantasPorto, constituíram tema no "Caminhos da História", do  passado dia 4 de Março.

A este propósito, o Arquitecto João Rapagão abordou a importância da memória e da história, da alma das construções e reconstruções que os arquitectos desenham e preservam. Desmontou, ainda, a ideia das casas assombradas e habitadas, abordando as alterações e movimentações naturais dos materiais da estrutura e da arquitectura, pretexto para falar e reforçar o tema da reabilitação urbana do Porto.

Esta foi a terceira participação do Arquitecto no programa "Caminhos da História". Na primeira vez, com o músico Pedro Abrunhosa, explicou e revelou as ideias e conceitos arquitectónicos associados ao Coliseu do Porto e, no segundo programa, integrado nas comemorações dos 250 anos da Torre dos Clérigos, abordou e explicitou as composições urbanísticas e paisagísticas subjacentes às intervenções e produções de Nicolau Nasoni.

https://www.facebook.com/caminhosdahistoria.portocanal